O Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, no Centro de Santo André, receberá nesta sexta-feira (22), às 19h30, a primeira exibição de um filme após décadas de abandono, em que chegou perto de ser demolido. Revitalizado, o espaço, considerado o primeiro cine teatro do ABC, apresentará o filme “Sete Cidades e Uma Vila Inglesa”, produzido por cineastas, atores e técnicos da região. A entrada é gratuita. O Cine Theatro Carlos Gomes fica na Rua Senador Flaquer, 110.

O filme é uma ficção que narra oito histórias distintas, cada uma desenvolvida em uma cidade, em seus pontos turísticos, bairros e população. Com duração de aproximadamente 15 minutos cada, os episódios são dirigidos pelos cineastas Diomédio Piskator (Cicatrizes – Ribeirão Pires e Trilhos do Tempo – Paranapiacaba), Diaulas Ulysses (As Maiores Atrizes dos Estúdios Vera Cruz – São Bernardo do Campo e A Morte do Ator de Cinema -Diadema), Guilherme Motta (Entre Linhas – Rio Grande da Serra), Ruy Jobim Neto (Olhos da Rua – São Caetano), Tony Ciambra (O  Último Lambe Lambe – Mauá) e Mário Dalcendio (Pequena Rapsódia – Santo André).

A produção foi realizada em 2019 e surgiu inspirada na forte tradição de realização cinematográfica da região, que teve como pioneiros Aron Feldman (1919-1993) em Santo André e os irmãos Hans (1922-2002) e Wolfgang Gerber (1927-1998) em Mauá, Fernando Vitor (1943-1991)em Diadema, e a Companhia Cinematográfica Vera Cruz, no município de São Bernardo do Campo (1949-1654), além de uma série de produções no formato Super 8 mm, distribuídas nas demais cidades da região.

Entre os artistas que participaram da produção estão Ana Maria Medici, Hilda Breda, Solanges Dias, Milton Santos, Júnior Tognizollo, Luciene Silva, Azê Diniz, Guto Togniazzolo, Luciene Silva, Mirles Tomas, Evill Rebouças, Creusa Borges, João Miguel Valencise e  Zuza Ribeiro.

Cine Theatro

Antes de ocupar o imóvel localizado na rua Senador Flaquer, o Cine Theatro de Variedade Carlos Gomes foi inaugurado em 21 de setembro de 1912, em um espaço que ficava na Rua Coronel Oliveira Lima, na esquina com a Rua Savino Degni. Já nasceu como uma casa de diversões públicas dedicada a bailes, carnavais, concertos, óperas, revistas musicais, teatro e filmes, e por isso foi considerado o primeiro cine teatro do ABC, dando início ao movimento teatral na região.

Em 1923 começou a ser construída uma nova edificação – obra realizada por Gino Luiz Boschetti e Arthur Boschetti – com pinturas murais artísticas nas paredes e boca de cena de autoria de Luiz Cereja. Acima da boca de cena, o pintor retratou um medalhão com o perfil do compositor Carlos Gomes, sendo esse um elemento marcante no prédio que permanece até os dias de hoje. O novo cinema foi reinaugurado em agosto de 1925, na Rua Senador Flaquer, esquina com a Rua Cesário Mota e fundos para a Rua Gertrudes de Lima.

As obras de revitalização e recuperação do Cine Carlos Gomes tiveram início em novembro de 2019 e o espaço foi entregue totalmente renovado em abril de 2022. O conceito proposto é da utilização do edifício como uma praça coberta. Seguindo os princípios contemporâneos de intervenção em patrimônio histórico, o projeto contempla a transformação em um equipamento multifuncional e flexível, voltado às diversas formas de manifestações artísticas e atividades culturais, além da convivência social.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.