O CAMINHO PARA O PÓDIO

O piloto da Ferrari, Charles Leclerc, conquistou a pole com o pneu macio P Zero Red, ajudado por um ‘reboque’ de seu companheiro de equipe Carlos Sainz no Q3. Todos os pilotos usaram o pneu macio do início ao fim da qualificação, beneficiando da velocidade do composto vermelho para marcar os tempos mais rápidos do fim-de-semana.

O piloto da Red Bull, Max Verstappen, que marcou o melhor tempo do FP3 (usando o pneu médio P Zero Amarelo) ficará em segundo no grid.

As condições permaneceram secas e quentes hoje: um fator que influencia a degradação dos pneus. A qualificação começou com 33 graus de temperatura ambiente e 50 graus de temperatura da pista: condições semelhantes às esperadas para a corrida de amanhã às 15h. O vento também mudou de direção durante a sessão de qualificação de hoje, afetando o desempenho aerodinâmico.

O Prêmio Pirelli Pole Position foi entregue a Leclerc pelo ex-piloto da Ferrari e herói local Jean Alesi. O nativo de Avignon correu pela Ferrari de 1991 a 1995, tornando-se um dos pilotos mais amados da Scuderia.

As condições quentes são susceptíveis de levar as equipas para duas paragens, embora uma paragem única não esteja fora de questão. Começar com o pneu médio oferece a maioria das opções, pois isso pode ser seguido por dois stints no disco rígido ou um stint central no disco rígido seguido por um stint final no médio novamente. Tudo se resumirá às taxas de degradação no dia da corrida, que obviamente variam de carro para carro.
O outro fator que decidirá a estratégia será obviamente os compostos individuais que cada piloto deixou em sua alocação de corrida.
Um one-stopper pode não ser impossível, mas é mais difícil de alcançar com mais gerenciamento necessário. Nesse caso, seria médio a difícil – ou, alternativamente, difícil a médio com um primeiro stint longo.

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 “ACHO QUE VEREMOS ALGUMAS ESTRATÉGIAS DIFERENTES EM CONDIÇÕES QUE PODEM SER AINDA MAIS QUENTES DO QUE HOJE”

“No papel, uma parada de médio a duro é teoricamente mais rápida, mas ainda acho que a maioria das equipes terá como objetivo duas paradas, provavelmente usando pneus médios e duros. É interessante notar que, dos primeiros colocados, Leclerc é o único a ter um conjunto de pneus duros e dois conjuntos de pneus médios para a corrida: seus rivais diretos têm principalmente dois conjuntos de pneus duros e apenas um conjunto de médios. Portanto, é provável que vejamos algumas estratégias diferentes, em condições que talvez sejam mais quentes do que hoje.”

Cabeçalho Fórmula 2-3

A corrida de sprint de 21 voltas da Fórmula 2 começou com quase todos os pilotos com pneus duros P Zero White: o mais duro dos dois compostos indicados neste fim de semana. Jehan Daruvala, da Prema, liderou longe da pole invertida do grid, com gerenciamento de pneus no início da corrida, a fim de preservar a vida útil dos pneus para as etapas posteriores, pois as temperaturas da pista caíram, sendo um elemento crucial. Daruvala foi ultrapassado por Liam Lawson da Hitech nos estágios finais, com Theo Pourchaire da ART Grand Prix em terceiro. Quatro pilotos largaram com o P Zero Red macio, com mais dois pilotos mudando para ele durante um período de safety car no meio da corrida.

Fonte: Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli

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