O Maestro Ricardo Calderoni e o Solista da Orquestra Jazz Sinfônica Davi Caverni farão concerto musical e explicarão sobre o processo de confecção de violinos de PVC
Próxima sexta-feira (29/07), a partir das 15h, o público presente ao Teatro CEU Paraisópolis, localizado à Rua Doutor José Augusto Souza e Silva, s/n Jardim Parque Morumbi, conhecerá as inovações dos instrumentos sustentáveis de orquestra em uma apresentação musical gratuita, interativa e em forma de sarau, conduzida pelo maestro Ricardo Calderoni, que junto com o solista da Orquestra Jazz Sinfônica, Davi Caverni, formam o Duo Larianna.
No concerto erá feita uma demonstração dos instrumentos de PVC, contemplando explicações sobre o processo de confecção desses violinos e o repertório será eclético, incluindo samba, baião, MPB, Villa-Lobos e obras de compositores europeus.
Esse espetáculo está no contexto da conclusão de um ciclo do projeto Lutheria Sustentável– Locomotiva. Trata-se de um projeto inovador que ensina, diariamente e gratuitamente, a arte de produzir instrumentos musicais sustentáveis e os destina às centenas de crianças da orquestra do projeto Locomotiva em Santo André, Mauá e em São Paulo. Isso possibilita a expansão das atividades socioculturais deste projeto, que já contemplou milhares de alunos, em quase 15 anos de história.
Sergio Schuindt, presidente da Associação Locomotiva, comenta “A ação abre portas para a profissionalização dos alunos” e o maestro Rogério Schuindt completa “Mais do que Talento, dedicação é a chave”.
O projeto Lutheria Sustentável– Locomotiva é viabilizado pelo Programa de Ação Cultural – ProAC / ICMS, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Sabetai Calderoni, um dos consultores do projeto, destaca que “a curto prazo, as crianças aprendem uma nova profissão, a arte da lutheria, e nesse processo, se abrem para aprender também a construir e consertar outros objetos, e despertam para o “aprender” em si mesmo, levando-os a se desenvolverem profissionalmente e a alcançarem seus sonhos de progresso pessoal.”
“Em maio, tive a alegria de viabilizar a centenas de crianças e adolescentes de Paraisópolis a experiência de assistirem a uma grande orquestra em espetáculo que dirigi com solos de Cláudio Micheletti, junto à ESG 360 Na Prática, agora levo música e sustentabilidade com o virtuose Davi Caverni a eles, e assim fechamos um ciclo emocionante” finaliza o maestro Ricardo Calderoni, diretor do projeto Lutheria Sustentável– Locomotiva.
Serviço:
Maestro Ricardo Calderoni e o Solista da Orquestra Jazz Sinfônica Davi Caverni realizam concerto gratuito no Teatro CEU Paraisópolis
Data: 29/07/22
Horário: 15h
Local: Teatro CEU Paraisópolis – Rua Doutor José Augusto Souza e Silva, s/n Jardim Parque Morumbi
*Entrada Gratuita
Mais Sobre o Projeto Locomotiva:
O projeto Locomotiva foi ampliado com o projeto Fábrica Sonora – Locomotiva e contempla diversas comunidades, acontece há quase 15 anos e tem como objetivo atender crianças de comunidades carentes através do ensino de música e lutheria gratuitamente, oferecendo atividades de prática orquestral em locais considerados de alta vulnerabilidade social.
O projeto atua preponderantemente na Região do Parque João Ramalho em Santo André e circunvizinhança, local considerado de alta vulnerabilidade social, tendo outras unidades em Mauá, e na zona leste, em São Paulo.
Surgiu em 2008 após a visita do Maestro Rogério Schuindt ao Projeto El Sistema na Venezuela, criado em 1975. Inspirado por este trabalho, o Projeto Locomotiva adotou os pilares do El Sistema: aulas diárias, gratuitas e apresentações frequentes. De volta ao Brasil, a ideia foi viabilizada por meio de parceria com a iniciativa privada e lançada oficialmente.
* O projeto acompanha diariamente todas as atualizações referente as normas sanitárias recorrentes da Covid-19.
Mais Sobre Ricardo Calderoni:
Ricardo Calderoni é maestro, compositor e violonista clássico. Apresentou-se diversas vezes nos Estados Unidos, Europa, Oriente Médio e América Latina, em teatros como: Carnegie Hall; Kennedy Center – Washington D.C.; Celebrity Center– Los Angeles, Philharmonie – Ucrânia; e City Hall na Finlândia; Auditório Ibirapuera; e Sala São Paulo.
Recebeu o prêmio “Melhor Concerto Internacional 2015” – Folha de São Paulo – onde atuou como maestro e compositor. Foi contemplado com o International Prize USA / EU Award for Excellence in Composition da National Academy of Music (EUA).
Foi o primeiro compositor da história da música a compor um Concerto Duplo para Violão Clássico, Clarinete e Orquestra. Estrou no Carnegie Hall, em Nova Iorque com solistas: Nilko Andreas Guarin, e Adrian Sandi. Estrou no Auditório Ibirapuera, em São Paulo com os solistas: Fábio Zanon e Luis Montanha. Em Brasília, estreou com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional (OSTNCS), e os solistas Daniel Murray e Marcos Cohen.
Como Compositor em Residência da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, em Brasília, e como maestro convidado, regeu obras de sua autoria entre outras do repertório clássico, romântico e moderno.
O vencedor do Grammy, Oratorio Society of New York, fez a estreia mundial de sua composição para coro, quatro solistas e orquestra no Auditório Ibirapuera.
Várias de suas composições foram apresentadas por importantes orquestras brasileiras como a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre; Orquestra Sinfônica do teatro Nacional (OSTNCS); Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra Sinfônica da USP, – OSUSP; e Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo.
Regeu a Humanitas Camerata e músicos da Orquestra Filarmônica de Los Angeles, em Hollywood.
Promove apresentações orquestrais com solistas e maestros internacionais, em cooperação com diversas embaixadas, como EUA, Canadá, Áustria, Israel, Eslovênia, Costa Rica e outras no Brasil; além da Embaixada do Brasil no WDC, Consulado do Brasil em Nova York, entre outros no exterior.
É Sócio e Diretor da Brasil Cultural Produções, desenvolvendo projetos internacionais e promovendo a música e a cultura brasileira.
É Maestro titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica Humanitas.
Fundou e dirigiu, no Centro Cultural CCJ, duas séries anuais de concertos: Música Sem Fronteiras, com grandes solistas e orquestra; e Jazz ao Pôr do Sol: Homenagem aos Grandes Nomes da Música Universal.
É cofundador do Festival de Composição Contemporânea de São Paulo (SPCCF), com participantes de 15 países, tendo também atuado como diretor executivo.
É Diretor Executivo de Projetos Socioculturais, como: Projeto Locomotiva, ensinando música orquestral e criando orquestras para crianças carentes; e promovendo o ensino da Arte de Lutheria, em locais de alta vulnerabilidade social, por meio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo – ProAC – ICMS. Dirige as apresentações de Orquestras Internacionais para arrecadação de recursos para a entidade Amigo H, que leva às comunidades os médicos do Hospital Israelita Albert Einstein.
É o curador do espetáculo “Quem Tem Medo de Música Clássica?”, projeto originalmente criado para crianças, que também tem sido recebido com entusiasmo por adultos.
Ensina harmonia, contraponto, história da música, teoria musical, canto coral, violão clássico, composição e regência. Ministra cursos de pós-graduação na UNIFOR e atua como coach de líderes em diversos segmentos de negócios.
Concluiu 3 cursos de bacharelado: regência, violão clássico, e composição de música clássica. Possui Mestrado em Nova Iorque – Master’s in Music Theory and Composition – New York University. Mais tarde, completou seus estudos de pós-graduação com George Stelluto, Vicent La Selva e Otto-Werner Mueller na Juilliard School of Music. É também bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie.
É Presidente da Liga das Orquestras Brasileiras https://www.brazilianorchestras.org/
Mais sobre os fundadores do projeto:
Sérgio Schuindt – Atuou por 30 anos como executivo de empresas multinacionais, como Consultor Tributário. Possui experiência na coordenação de equipes, assessoria interna, planejamento tributário, due diligence fiscal e relações governamentais. Atuou como instrutor em seminários nas áreas de imposto de renda, contribuição social, preços de transferência e incentivos fiscais à inovação tecnológica. É formado em Contabilidade pela Fundação Santo André e Direito pela Universidade Mackenzie. Possui curso de extensão universitária em tributos pelo Centro de Aperfeiçoamento da Faculdade de São Caetano do Sul. Sua experiência internacional inclui a participação em seminários nos Estados Unidos, além de outros países na América Latina e Europa. Entre março de 2000 e novembro de 2001 ocupou o Brazilian Desk no escritório da KPMG em Nova York, atendendo grandes conglomerados industriais nos temas pertinentes à tributação brasileira. Dirige atualmente a Associação Locomotiva João Ramalho, ONG que educa e inclui sócio-culturalmente crianças e adolescentes da periferia de Santo André. Atua também no Conselho Fiscal da AME – Ação Missão Esperança e DESAFIO JOVEM de Santo André, ambas com relevantes serviços prestados à sociedade.
Rogério Schuindt da Silva – De 1997 a 2002 atendeu ao curso de Bacharelado em Música pelo Instituto JMC da Universidade Mackenzie – São Paulo – SP. Entre 2005 e 2007 atendeu ao curso de piano popular e de composição popular no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim (ULM) – São Paulo – SP; Entre 2004 e 2006 foi aluno do compositor Osvaldo Lacerda, da matéria de composição musical. Atuou, profissionalmente, como instrutor de flauta transversal na Banda Sinfônica de Ribeirão Pires entre 1998 e 2002; entre 1998 e 1999, como professor de música e maestro do coral do Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro (CAMP) em São Bernardo do Campo – São Paulo. Entre 1998 e 2003 atuou como monitor do Coral da Universidade de São Paulo – SP (Coralusp). Na Associação Evangélica Beneficente (AEB), na região do Capão Redondo – São Paulo – SP entre 2002 e 2008, trabalhou como professor de diversas matérias, como harmonia, história da música e percepção musical; regeu o coral dos alunos e a orquestra dos alunos iniciantes. Sua experiência internacional inclui viagem em 2008 à Caracas – Venezuela para intercâmbio, focado na experiência bem-sucedida na formação de centenas de orquestras pelo País.Em Setembro de 2008 inicia a Associação Locomotiva João Ramalho, da qual é idealizador/fundador, Diretor artístico e maestro até a presente data.
Mais sobre Sabetai Calderoni
Doutor em Ciências pela USP; Cursos de pós-graduação e especialização na Grã- Bretanha, nos Estados Unidos e em Portugal; Bacharelado em Economia e em Direito, ambos pela USP. Docente nas áreas de Economia e Meio Ambiente, em cursos de graduação e pós-graduação na USP; UNITAU; ADESG; PM/SP. Pesquisador do NAIPPE/USP. Autor de mais de duas dezenas de publicações, sobretudo em livros e monografias, inclusive publicadas pela ONU. • Presidente da Brasil Produções; Presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável – IBRADES; Presidente do ICTR – Instituto de Ciência e Tecnologia em Resíduos e Desenvolvimento Sustentável; Membro do Conselho de Meio Ambiente da FIESP; Consultor da Organização das Nações Unidas – ONU; Consultor do Banco Mundial e da União Européia; Ex-membro do Conselho de Administração da CETESB e Fundação Prefeito Faria Lima (CEPAM). Consultor de empresas como Petrobras, Valesul; General Electric. Presença constante na grande imprensa, no debate sobre temas sociais, culturais e ambientais. Palestrante em dezenas de Seminários e eventos, nacionais e internacionais, inclusive na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York; junto a órgãos de governo no Brasil, como a Câmara dos Deputados, o Senado Federal, o Superior Tribunal de Justiça, Assembléias Legislativas de São Paulo e do Rio de Janeiro; junto às capitais de 21 estado brasileiros e em dezenas de municípios.
Fonte: Tempero Cultural