Com problemas na calibragem dos pneus no quali, Átila Abreu parte em 18º, enquanto Zonta e Galid largam do fundo do grid após dissabores no warmup
Maior patrocinadora do esporte a motor no mundo, a Shell terá seu trio na Stock Car partindo para jornadas de recuperação na abertura da segunda metade da temporada. Átila Abreu, Ricardo Zonta e Galid Osman tiveram problemas na tomada de tempo neste sábado em Interlagos, mas sabem o que é necessário para voltarem a pontuar bem em São Paulo.
Os três já venceram na capital paulista, bem como as equipes Shell V-Power e Shell-RCM.
Partindo em 18º no grid, o sorocabano vice-campeão em 2014 enfrentou problemas na calibragem de seus pneus na tomada de tempo. Na avaliação do piloto, os compostos saíram do box da equipe Shell V-Power com pressão aquém da necessária para o pico de performance. Ele teve que fazer mais voltas de aquecimento que o ideal com o Chevrolet Cruze #51 e assim a melhor condição de borracha já não estava lá quando a calibragem alcançou o nível ideal.
Já Ricardo Zonta teve quebra de um componente da suspensão traseira no warmup, encerrado dez minutos antes do início do quali. A equipe Shell-RCM ficou sem tempo para reparar antes da classificação, e Zonta teve que ir para pista com o Toyota Corolla #10 danificado. Como resultado, conseguiu apenas o 29º lugar no grid.
Galid Osman por sua vez sequer conseguiu participar do quali, após um acidente na segunda volta no warmup.
A rodada dupla está marcada para domingo, com a primeira largada prevista para 13h10. A Band exibe as corridas ao vivo, bem como os canais Sportv.
O que eles disseram:
“Não é a primeira vez neste ano em que largamos nessa posição. O objetivo é tentar avançar até o top10 e tentar o benefício do grid invertido para a segunda corrida. Na tomada de tempo acho que saímos com a calibragem errada e eu tiver que aquecer os pneus por mais voltas que o ideal. Quando a pressão estava no ponto bom, já havia desgastado a melhor borracha. Acho que isso nos custou o décimo de segundo que faltou para entrar no Q2. Mas caso tivéssemos entrado entre os 15, provavelmente não teríamos performance para ir muito além. Agora vamos planejar bem a corrida e tentar sair de São Paulo com pontos importantes.”
Átila Abreu
“Com o warmup tão em cima do quali, o time não tinha o que fazer depois da quebra de uma peça na suspensão. É uma pena, pois o carro ontem estava muito rápido e nós já tivemos bons resultados em Interlagos. Mas quebras acontecem no esporte a motor. Sei que amanhã temos condição de evoluir na prova e escalar o pelotão.”
Ricardo Zonta
“Um incidente no warmup nos custou a participação no quali. Vamos levantar a cabeça e partir para corrida de recuperação no domingo.”
Galid Osman
Stock Car – Etapa 7 – Interlagos
Domingo, 31 de julho
13:10 – Largada Corrida 1 (30 min + 1 volta)
13:48 – Largada Corrida 2 (30 min + 1 volta)
Sobre a Raízen:
Somos a Raízen – referência global em bioenergia com um ecossistema integrado de negócios: desde o cultivo e processamento da cana em nossos parques de bioenergia, até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, investimos continuamente em inovação para redefinir o futuro da energia.
Por meio de tecnologias avançadas, buscamos o protagonismo na transição energética, ampliando nosso portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a bioeletricidade e a geração de energia solar. Desta forma, a Raízen já evitou 5,2MM de ton de C02 por ano no ambiente (ref. 2020) e, até 2030, tem como meta conter o dobro deste montante.
Com um time de 40 mil funcionários, operamos 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de até 105 milhões de toneladas de cana. Na safra 20´21 produziram 2,5 bilhões de litros de etanol e 4,4 milhões de toneladas de açúcar. Contamos cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta com colheita mecanizada. Nossa capacidade instalada é de 1,3GW para geração de energia e produzimos na última safra 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana.
Por meio de uma rede de revendedores de 7.300 postos que estampam a marca Shell no Brasil e na Argentina, atendemos milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atuamos no varejo de conveniência e proximidade com as lojas Shell Select e com os mercados OXXO.
Na safra 20´21 comercializamos 29 bilhões de litros de combustíveis e 7,3 milhões de toneladas de açúcar por meio de nossa infraestrutura de 69 bases de abastecimento em aeroportos, 70 terminais de distribuição pelo país e presença em 11 portos.
Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 114,6 bilhões, na última safra, gerando emprego e renda, dinamizando a economia, e investindo em responsabilidade social via Fundação Raízen.
Projeto Time KGV – Stock Car – Ano 2, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 71000.052566/2021-06