Hoje por mais que tenhamos tecnologias de comunicação em tempo real como WhatsApp, Slack e Teams ainda utilizamos bastante o e-mail. Apesar das pilhas de spam que recebemos em nossas contas, o e-mail continua sendo a melhor tecnologia para tratar de assuntos mais sérios e que requerem documentação.
Mas você sabia que essa tecnologia foi inventada antes mesmo da Internet?
Bom, isso é real. O e-mail foi inventado em 1971 pelo programador norte americano Ray Tomlinson para ser utilizado na ARPANET, a antecessora da Internet como uma forma de enviar informações de um computador para o outro.
A ARPANET
A ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network) em português seria algo como Rede de Agências para Projetos de Pesquisas Avançadas, havia começado a emergir como a primeira grande rede de computadores. Foi criada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos e depois levaria à criação da Internet como conhecemos.
A primeira tentativa
Ray Tomlinson criou o primeiro sistema de e-mail em 1971 adaptando o programa SNDMSG —que ele participou do desenvolvimento— onde conseguiu enviar e receber mensagens na mesma rede utilizando o símbolo “@” para separar o nome de usuário e o local que receberia a mensagem (host).
O primeiro teste foi uma mensagem que ele enviou para si mesmo sendo algo como “teste 1234” e depois ele enviou mensagens para outras pessoas de sua equipe.
O primeiro envio em massa
Em 1978 Gary Thuerk enviou uma promoção de computadores da empresa que trabalhava para cerca de 400 pessoas. Esse envio resultou em muitas vendas para a empresa e o interessante é que também ficou conhecido como o primeiro spam da história, pois foi enviado sem a autorização das pessoas.
Popularização
Em 1996 a Internet já havia sido criada e o e-mail já vinha sendo utilizado como meio de comunicação em empresas e universidades, então o Hotmail passou a oferecer contas de e-mail gratuitas para o público geral, assim popularizando o e-mail.