O agora maior vencedor da temporada, com três vitórias, soube analisar as manobras de defesa do adversário e conseguir a ultrapassagem a poucas voltas do final. De quebra, subiu à vice-liderança do campeonato
Os motores voltaram a roncar alto nesta sexta-feira (12) pela segunda corrida, a que complementou a quarta etapa da Porsche Cup Brasil na Carrera Cup. Em mais uma corrida cheia de disputas em Termas de Río Hondo, na Argentina, a vitória ficou com Enzo Elias. O piloto brasiliense agora é o que mais venceu na atual temporada – três vezes – e subiu à vice-liderança do campeonato 20 pontos atrás do líder Marçal Müller.
Largando da sexta posição com a inversão dos sete primeiros no grid – Elias foi segundo na disputa de quinta-feira (11), mas rapidamente ganhou posições e se viu atrás de Rodrigo Mello, que largou em primeiro e fazia excelente defesa contra as investidas do #73 na briga pela liderança. Vencedor da primeira corrida e largando em sétimo na segunda, Werner Neugebauer também galgou postos e logo se viu em terceiro, colado em Elias e também entrando na disputa pela vitória.
Mello, no entanto, não facilitou. O safety car entrou na pista faltando pouco mais de seis minutos para o final, depois do acidente entre Gustavo Farah e Paulo Sousa – o carro de Farah ficou parado na área de escape e teve de ser rebocado. Com pouco menos de três minutos para o final, a relargada, e Enzo Elias não perdeu tempo depois de analisar as manobras de defesa do concorrente, e conseguiu a ultrapassagem.
“O Rodrigo fez um trabalho incrível e tenho de parabeniza-lo. Foi bem duro, porque este carro novo é bem difícil de ultrapassar, difícil de colocar de lado. Meu foco era nos concorrentes ao título, mas no final surgiu uma oportunidade mais clara e consegui depois de várias tentativas. O Rodrigo foi gigantesco na defesa dele”, parabenizou Enzo, que ressaltou o quanto é difícil a ultrapassagem com os novos carros da geração 992 dos Porsche 911 GT3 dotados de sistema ABS e equipados com os discos de freio fornecidos à categoria pela Fremax. O anti-travamento das rodas permite que os pilotos freiem o mais próximo possível das curvas, dificultando as manobras de ultrapassagem.
Mello sequer parecia chateado ao perder a primeira posição. “Foi uma honra, eu nem imaginava isso, mas nem sei como eu consegui segurar ele por tanto tempo. O Enzo é um cara ultra-competitivo e agressivo, mas respeita e guia demais”, elogiou Rodrigo Mello, o segundo colocado.
Werner Neugebauer fechou em terceiro, seguido por Marçal Müller, Renan Pizii, Pedro Aguiar, Miguel Paludo – que largou da 23ª posição para terminar em sétimo -, Christian Hahn, Lucas Salles e Lineu Pires fechando os dez primeiros.
Os resultados das duas corridas alçaram Enzo Elias à vice-liderança da tabela, 20 pontos atrás de Müller. Hahn agora é o terceiro com 112. A quinta etapa do campeonato Sprint acontece em Goiânia (GO) nos dias 8 e 9 de outubro. Contudo, os carros voltam à pista neste sábado (13) e domingo (14) em Termas de Río Hondo para a disputa da primeira etapa do campeonato Endurance da Porsche Cup. A corrida, que terá 300 quilômetros de duração, terá largada às 13 horas deste domingo (14) e transmissão ao vivo no SporTV2 e YouTube oficial da categoria.
Acompanhando a evolução dos carros, os discos Fremax também trazem evolução nas galerias de ventilação que aliadas ao alto desempenho da liga Carbon+ para competição, garante uma excelente dissipação de calor e resistência mecânica, suportando assim todas as solicitações das frenagens de alta energia que a categoria exige.
A FREMAX é a fornecedora oficial dos discos de freio da Porsche Cup desde 2008 e trabalha em conjunto com a categoria para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência, confiabilidade, tecnologia e durabilidade iguais a todos os carros do grid. A pista de Termas de Río Hondo na visão da FREMAX Resultado Carrera Cup – Corrida 2 (Top-10 extra-oficial):
Fala, piloto!
“Com os novos carros deste ano, a ultrapassagem ficou mais difícil de ser executada, e o Rodrigo fez um trabalho incrível na defesa de sua posição. No final, eu aproveitei a relargada e consegui ultrapassá-lo para vencer e voltar à luta pelo título. No Safety Car consegui pensar um pouco melhor em uma forma mais segura de conseguir a ultrapassagem. Depois fui com mais clareza, com mais segurança. Tínhamos o ritmo e agora chegamos de igual para igual na disputa pelo campeonato”.
(Enzo Elias, piloto Carrera Cup, #73)
Vencedor da Corrida 2
(Ronaldo Chremonezi, gerente de Engenharia de Produto FREMAX)
2. #29 Rodrigo Mello – a 1s291
3. #8 Werner Neugebauer – a 1s854
4. #544 Marçal Müller – a 3s888
5. #16 Renan Pizii – a 4s319
6. #20 Pedro Aguiar – a 4s593
7. #7 Miguel Paludo – a 4s929
8. #26 Christian Hahn – a 5s544
9. #70 Lucas Salles – a 6s627
10. #888 Lineu Pires – a 7s294
MELHOR VOLTA: #73 Enzo Elias, 1min43s072 (média de 167,824 km/h)
Classificação do campeonato sprint (Top-10 Carrera Cup):
1. Marçal Müller – 140 pontos
2. Enzo Elias – 120
3. Christian Hahn – 112
4. Alceu Feldmann – 97
5. Pedro Aguiar – 97
6. Miguel Paludo – 93
7. Lucas Salles – 71
8. Renan Pizii – 68
9. Werner Neugebauer – 67
10. Franco Giaffone – 53
PROGRAMAÇÃO DAS ETAPAS:
Sábado, dia 13 (Etapa Endurance)
15h30 – 16h30 – Treino Livre 1 / CARREIRA CUP 992
16H40 – 17H40 – Treino Livre 1 / SPRINT CHALLENGE 991.2
Domingo, dia 14 (Etapa Endurance)
9h – 9h10 – Classificação Grupo A / CARRERA CUP 992
9h25 – 9h35 – Classificação Grupo B / CARRERA CUP 992
9h50 – 10h – Classificação Grupo A / SPRINT CHALLENGE 991.2
10h15 – 10h25 – Classificação Grupo B / SPRINT CHALLENGE 991.2
13h05 – Corrida (300km ou 2h45 minutos) (CARRERA + SPRINT CHALLENGE)
Sobre a FREMAX:
Com atuação global e sedes no Brasil, Holanda e Argentina, e um portfólio de mais de 2.500 referências que atendem a mais de 100.000 aplicações, a FREMAX é reconhecida pela produção e comercialização de discos e tambores de freio e cubos de roda.
Sua estrutura de produção flexível e eficiente conta com as certificações internacionais necessárias para atender com precisão e rapidez, as demandas de clientes do mercado de equipamento original e reposição. Mundialmente reconhecida, a qualidade de seus produtos é aprovada como premium em função da tecnologia, segurança, durabilidade, performance e acabamento em todos os detalhes.
Todos estes atributos fazem da FREMAX a fornecedora oficial, e a escolha segura para garantir a segurança, das principais categorias de automobilismo sul-americano e é a fornecedora oficial da Porsche Cup desde 2008.
Além da Porsche Cup, A FREMAX também é a fornecedora oficial de discos de freio da Stock Car, Sprint Race e Old Stock.
FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil