O agora maior vencedor da temporada, com três vitórias, soube analisar as manobras de defesa do adversário e conseguir a ultrapassagem a poucas voltas do final. De quebra, subiu à vice-liderança do campeonato

Os motores voltaram a roncar alto nesta sexta-feira (12) pela segunda corrida, a que complementou a quarta etapa da Porsche Cup Brasil na Carrera Cup. Em mais uma corrida cheia de disputas em Termas de Río Hondo, na Argentina, a vitória ficou com Enzo Elias.  O piloto brasiliense agora é o que mais venceu na atual temporada – três vezes – e subiu à vice-liderança do campeonato 20 pontos atrás do líder Marçal Müller.

Largando da sexta posição com a inversão dos sete primeiros no grid – Elias foi segundo na disputa de quinta-feira (11), mas rapidamente ganhou posições e se viu atrás de Rodrigo Mello, que largou em primeiro e fazia excelente defesa contra as investidas do #73 na briga pela liderança. Vencedor da primeira corrida e largando em sétimo na segunda, Werner Neugebauer também galgou postos e logo se viu em terceiro, colado em Elias e também entrando na disputa pela vitória.

Mello, no entanto, não facilitou. O safety car entrou na pista faltando pouco mais de seis minutos para o final, depois do acidente entre Gustavo Farah e Paulo Sousa – o carro de Farah ficou parado na área de escape e teve de ser rebocado. Com pouco menos de três minutos para o final, a relargada, e Enzo Elias não perdeu tempo depois de analisar as manobras de defesa do concorrente, e conseguiu a ultrapassagem.

“O Rodrigo fez um trabalho incrível e tenho de parabeniza-lo. Foi bem duro, porque este carro novo é bem difícil de ultrapassar, difícil de colocar de lado. Meu foco era nos concorrentes ao título, mas no final surgiu uma oportunidade mais clara e consegui depois de várias tentativas. O Rodrigo foi gigantesco na defesa dele”, parabenizou Enzo, que ressaltou o quanto é difícil a ultrapassagem com os novos carros da geração 992 dos Porsche 911 GT3 dotados de sistema ABS e equipados com os discos de freio fornecidos à categoria pela Fremax. O anti-travamento das rodas permite que os pilotos freiem o mais próximo possível das curvas, dificultando as manobras de ultrapassagem.

Mello sequer parecia chateado ao perder a primeira posição. “Foi uma honra, eu nem imaginava isso, mas nem sei como eu consegui segurar ele por tanto tempo. O Enzo é um cara ultra-competitivo e agressivo, mas respeita e guia demais”, elogiou Rodrigo Mello, o segundo colocado.

Werner Neugebauer fechou em terceiro, seguido por Marçal Müller, Renan Pizii, Pedro Aguiar, Miguel Paludo – que largou da 23ª posição para terminar em sétimo -, Christian Hahn, Lucas Salles e Lineu Pires fechando os dez primeiros.

Os resultados das duas corridas alçaram Enzo Elias à vice-liderança da tabela, 20 pontos atrás de Müller. Hahn agora é o terceiro com 112. A quinta etapa do campeonato Sprint acontece em Goiânia (GO) nos dias 8 e 9 de outubro. Contudo, os carros voltam à pista neste sábado (13) e domingo (14) em Termas de Río Hondo para a disputa da primeira etapa do campeonato Endurance da Porsche Cup. A corrida, que terá 300 quilômetros de duração, terá largada às 13 horas deste domingo (14) e transmissão ao vivo no SporTV2 e YouTube oficial da categoria.

Acompanhando a evolução dos carros, os discos Fremax também trazem evolução nas galerias de ventilação que aliadas ao alto desempenho da liga Carbon+ para competição, garante uma excelente dissipação de calor e resistência mecânica, suportando assim todas as solicitações das frenagens de alta energia que a categoria exige.

A FREMAX é a fornecedora oficial dos discos de freio da Porsche Cup desde 2008 e trabalha em conjunto com a categoria para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência, confiabilidade, tecnologia e durabilidade iguais a todos os carros do grid.

Fala, piloto!
Com os novos carros deste ano, a ultrapassagem ficou mais difícil de ser executada, e o Rodrigo fez um trabalho incrível na defesa de sua posição. No final, eu aproveitei a relargada e consegui ultrapassá-lo para vencer e voltar à luta pelo título. No Safety Car consegui pensar um pouco melhor em uma forma mais segura de conseguir a ultrapassagem. Depois fui com mais clareza, com mais segurança. Tínhamos o ritmo e agora chegamos de igual para igual na disputa pelo campeonato”.
(Enzo Elias, piloto Carrera Cup, #73)
Vencedor da Corrida 2

A pista de Termas de Río Hondo na visão da FREMAX
“A 4° etapa da Porsche Cup chega em um dos autódromos mais velozes da temporada. Termas do Rìo Hondo, com 4.805m, tem uma das maiores retas da competição com aproximadamente 1.070 metros, fazendo com que os carros cheguem ao limite tanto em velocidade final, alcançando em torno de 260 km/h, quanto em desaceleração e frenagem reduzindo de 6º marcha para 2º ao final da reta, requisitando assim uma maior eficiência dos freios, performance e recuperação térmica”.
(Ronaldo Chremonezi, gerente de Engenharia de Produto FREMAX)

Resultado Carrera Cup – Corrida 2 (Top-10 extra-oficial):
1. #73 Enzo Elias – 15 voltas em 26min54s719
2. #29 Rodrigo Mello – a 1s291
3. #8 Werner Neugebauer – a 1s854
4. #544 Marçal Müller – a 3s888
5. #16 Renan Pizii – a 4s319
6. #20 Pedro Aguiar – a 4s593
7. #7 Miguel Paludo – a 4s929
8. #26 Christian Hahn – a 5s544
9. #70 Lucas Salles – a 6s627
10. #888 Lineu Pires – a 7s294
MELHOR VOLTA: #73 Enzo Elias, 1min43s072 (média de 167,824 km/h)

Classificação do campeonato sprint (Top-10 Carrera Cup):
1. Marçal Müller – 140 pontos
2. Enzo Elias – 120
3. Christian Hahn – 112
4. Alceu Feldmann – 97
5. Pedro Aguiar – 97
6. Miguel Paludo – 93
7. Lucas Salles – 71
8. Renan Pizii – 68
9. Werner Neugebauer – 67
10. Franco Giaffone – 53

PROGRAMAÇÃO DAS ETAPAS:

Sábado, dia 13 (Etapa Endurance)
15h30 – 16h30 – Treino Livre 1 / CARREIRA CUP 992
16H40 – 17H40 – Treino Livre 1 / SPRINT CHALLENGE 991.2
Domingo, dia 14 (Etapa Endurance)
9h – 9h10 – Classificação Grupo A / CARRERA CUP 992
9h25 – 9h35 – Classificação Grupo B / CARRERA CUP 992
9h50 – 10h – Classificação Grupo A / SPRINT CHALLENGE 991.2
10h15 – 10h25 – Classificação Grupo B / SPRINT CHALLENGE 991.2
13h05 – Corrida (300km ou 2h45 minutos) (CARRERA + SPRINT CHALLENGE)

Sobre a FREMAX:

Com atuação global e sedes no Brasil, Holanda e Argentina, e um portfólio de mais de 2.500 referências que atendem a mais de 100.000 aplicações, a FREMAX é reconhecida pela produção e comercialização de discos e tambores de freio e cubos de roda.

Sua estrutura de produção flexível e eficiente conta com as certificações internacionais necessárias para atender com precisão e rapidez, as demandas de clientes do mercado de equipamento original e reposição. Mundialmente reconhecida, a qualidade de seus produtos é aprovada como premium em função da tecnologia, segurança, durabilidade, performance e acabamento em todos os detalhes.

Todos estes atributos fazem da FREMAX a fornecedora oficial, e a escolha segura para garantir a segurança, das principais categorias de automobilismo sul-americano e é a fornecedora oficial da Porsche Cup desde 2008.

Além da Porsche Cup, A FREMAX também é a fornecedora oficial de discos de freio da Stock Car, Sprint Race e Old Stock.

FREMAX:

Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.