Uma sala sensorial onde todos os sentidos são aguçados. A mão que toca texturas, o pé que sente pedrinhas. Outra sala de luz e sombra onde a imaginação ganha asas e o claro e o escuro adquirem vida própria. Um local para pensar as artes, outro para as brincadeiras, outro para contação de histórias. Todos sob a perspectiva de que são espaços educativos e tudo o que se realizou neles poderá ser replicado com as crianças de 0 a 3 anos, estudantes das redes direta e conveniada da Prefeitura de Diadema. Mil duzentos e oitenta professores, coordenadores, auxiliares e estagiários passaram por essa imersão pedagógica, nos meses de julho e agosto.
A secretária de Educação de Diadema, Ana Lúcia Sanches, destacou que para todas as etapas da educação, o governo tem uma proposta pedagógica a ser desenvolvida. “O nosso diferencial é a parte prática. Nenhuma formação ocorre com a parte teórica sem a parte prática, para que os profissionais possam experimentar, vivenciar. Falar de educação de qualidade pressupõe também criar estruturas e condições para esse processo formativo continuo”, pontuou.
A equipe de formação da Secretaria de Educação ofertou a capacitação em julho para os 780 professores da rede e todos os envolvidos das creches diretas: diretores, agentes de apoio e estagiários. Nas últimas semanas, foi a vez dos colaboradores das unidades conveniadas. Quinhentos profissionais participaram da formação com o assessor em arte educação, Ronnie Corazza, totalizando 1.280 profissionais capacitados. “A ideia é que os educadores tenham vivências lúdicas e que possam proporcionar isso nas creches e, para que as crianças aprendam de forma divertida e conectada à sua fase de desenvolvimento”, explicou o profissional.
As formações já estão sendo realizadas no futuro Centro de Formação Lisete Arelaro, que será inaugurado em breve e também vai abrigar a Seduc e uma biblioteca. “No início do ano iniciamos as formações com foco nos primeiros cuidados de bebês e crianças, para além de questões de higiene”, explica a coordenadora de formação da rede conveniada, Mayara Portela Suzarte.  A equipe conta ainda com a coordenadora da rede direta, Janaína Baladez, e da educação infantil parcial, Rosana Comitre. Todas as formações são pensadas e executadas à luz da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Mayara destacou que na formação sobre os primeiros cuidados, foram abordadas questões como a relação de afeto, do olhar, da reciprocidade com as crianças. “Agora estamos na fase de trabalhar os espaços educativos, que se alia muito ao conceito de cidade educadora, ou seja, a educação acontece o tempo todo, em todos os lugares”, pontuou. “A próxima fase é trabalhar o que chamamos de brincar heurístico, que é pensar além dos brinquedos prontos, de plásticos. Usar materiais alternativos, de largo alcance, as vezes inusitados, como uma colher de pau, uma embalagem para fazer um instrumento, explorar as possibilidades da materialidade”, definiu a coordenadora.
Coordenadora da Creche Roberto Carlos Tapia, Patricia Renata Marques da Silva está há quatro anos na rede conveniada e destacou o diferencial da formação realizada. “Já fiz várias, mas nessa a gente pôde vivenciar, experimentar, imaginar as crianças nos espaços, e tudo com ideias que podemos realizar nas unidades com nossos estudantes”, afirmou. Professora da creche Espaço Solidário VII, Maria Aparecida dos Santos classificou a formação como a melhor que já teve a oportunidade de participar. “Minhas crianças vão amar quando começarmos a realizar esses trabalhos em sala”, afirmou. “É a oportunidade de aprender cada vez mais, para ensinar cada vez melhor”, completou.
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