Fornecidas pela Fras-le, peças têm aplicações diferentes para os eixos dianteiro e traseiro dos caminhões seguindo determinadas especificações que, se não cumpridas, podem gerar penalizações técnicas previstas em regulamento
Em uma frenagem, as pastilhas de freio são as peças que fazem o primeiro contato com o disco, criando atrito e gerando a desaceleração de qualquer veículo durante o processo de frenagem. Altíssimas temperaturas são resultantes deste atrito, já que na Copa Truck é procedimento normal uma freada que culmina em uma desaceleração até superior a 100 km/h em poucos metros. Isso em um veículo de cinco toneladas e que atinge velocidades superiores a 200 km/h.
Desde 2021 a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio da Copa Truck. O material recebido pelas equipes, sempre elogiado, tem garantido segurança, alto desempenho e resistência – especialmente em uma pista altamente exigente como é o circuito de Interlagos, palco da sexta etapa da temporada, que acontece neste domingo (21).
A fabricante sediada em Caxias do Sul (RS) fornece às equipes, a cada etapa, um jogo de pastilhas traseiras e dois jogos de pastilhas dianteiras por caminhão. Cada modelo segue uma especificação dada sua aplicação.
As pastilhas dianteiras são entregues às equipes em caixas na cor preta e as peças têm uma identificação específica com uma seção central em ‘V’ no bolo de atrito – parte responsável pelo contato com o disco de freio e posterior desaceleração do veículo. Já as pastilhas traseiras são recebidas pelos times em caixas vermelhas; elas trazem uma ranhura em corte transversal no centro do bolo de atrito e ainda têm uma identificação com a letra ‘T’ (de traseira) na parte de trás da plaqueta. Os cortes no centro do bolo de atrito servem como indicador de desgaste das pastilhas de freio.
“Durante uma frenagem em linha reta, o peso do eixo traseiro é transferido dinamicamente para o dianteiro, o que acaba por permitir uma carga maior sobre frente, e consequentemente permite uma força (torque) maior de frenagem nesse eixo. Por essa razão, o eixo traseiro acaba sendo penalizado, com a redução da carga e a redução da aderência pneu ao solo. Por essa razão, os pilotos e equipes devem encontrar alternativas para ‘dosar’ a potência dos freios traseiros”, explica Roger Lusa dos Santos, engenheiro de aplicação da Fras-le.
Uma alternativa muito praticada é a redução da pressão dos freios traseiros, de forma a reduzir ao máximo a chance de bloqueio dos freios. Entretanto, a solução desenvolvida pela Fras-le foi trazer uma pequena variação na composição das pastilhas dianteiras e traseiras. “Ambas entregam uma performance adequada para a aplicação, porém, a pastilha traseira tende a ter um nível de atrito levemente menor conforme o freio aquece. Os produtos desenvolvidos pela Fras-le passam por testes de dinamômetros e equipamentos específicos que simulam e comprovam a eficiência das soluções”, segue o engenheiro.
“Em virtude destas especificações, o regulamento técnico da categoria recomenda o uso correto da distribuição das pastilhas de freio nos eixos de forma a garantir e otimizar a utilização das pastilhas de freio fornecidas pela Fras-le”, finaliza Lusa.
As largadas da Copa Truck neste domingo (21) em Interlagos acontecem às 13h30 e 14h10, com transmissão ao vivo de Band, canais SporTV e canal oficial da Copa Truck no YouTube. A pole position é de Felipe Giaffone, com Beto Monteiro, Paulo Salustiano, André Marques e Jô Dias fechando os cinco primeiros.
A Fras-le, maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e um dos líderes mundiais, é a fornecedora oficial de pastilhas de freio para a Copa Truck, proporcionando eficiência e segurança nas frenagens dos caminhões mais rápidos do planeta.
O grid de largada oficial da Copa Truck em Interlagos:
1. Felipe Giaffone (Iveco)
2. Beto Monteiro (Volkswagen)
3. Paulo Salustiano (Volkswagen)
4. André Marques (Volkswagen)
5. Jô Dias (Volkswagen)
6. Débora Rodrigues (Volkswagen)
7. Djalma Pivetta (Iveco)
8. Jaidson Zini (Mercedes-Benz)
9. Fabio Fogaça (Mercedes-Benz)
10. Adalberto Jardim (Mercedes-Benz)
11. Evandro Camargo (Mercedes-Benz)
12. Pedro Paulo Fernandes (Mercedes-Benz)
13. Raphael Abbate (Iveco)
14. Danilo Alamini (Volkswagen)
15. Daniel Kelemen (Mercedes-Benz)
16. Luiz Lopes (Mercedes-Benz)
17. Felipe Tozzo (Iveco)
18. Rodrigo Taborda (Volkswagen)
19. P. Jota (Mercedes-Benz)
20. Regis Boessio (Volvo)
21. Thiago Rizzo (Volkswagen)
22. Glauco Barros (Mercedes-Benz)
23. Djalma Fogaça (Mercedes-Benz)
24. Wellington Cirino (Mercedes-Benz)*
25. Roberval Andrade (Mercedes-Benz)*
26. Kleber Electric (Scania)
*Desclassificados em decorrência da utilização incorreta das pastilhas de freio, com aplicação da pastilha dianteira no eixo traseiro, o que é proibido pelo regulamento. Ações fundamentadas de acordo com:
Código Desportivo do Automobilismo ‘Arts. 83, 140, 140.3, 140.4’.
Regulamento Desportivo da categoria ‘Art. 15`.
Regulamento Técnico da categoria ‘Art. 6.10`.
Regulamento Particular da Prova ‘Art. 18`.
6ª Etapa – Copa Truck 2022
SÃO PAULO (SP)
Autódromo Internacional José Carlos Pace
INTERLAGOS
Extensão: 4.309 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 13 (4 à direita e 9 à esquerda)
Inauguração: 1940
Previsão climática: Mínima de 8ºC e Máxima de 17ºC no domingo (21), com tempo nublado e baixa probabilidade de chuva.
PROGRAMAÇÃO DA ETAPA:
Domingo, 21 de agosto
08h20 – Warm-up
13h35 – Corrida 1
14h10 – Corrida 2
**Transmissão ao vivo das duas corridas nos canais Band e SporTV2, bem como no YouTube oficial da categoria.
Classificação do campeonato (Top-10):
1. Wellington Cirino, 164 pontos
2. Beto Monteiro, 158
3. Felipe Giaffone, 144
4. Paulo Salustiano, 138
5. Débora Rodrigues, 127
6. Roberval Andrade, 120
7. Jaidson Zini, 91
8. Adalberto Jardim, 82
9. Luiz Lopes, 82
10. Regis Boessio, 46
Sobre a FRAS-LE: A Fras-le destaca-se por ser um powerhouse de reposição em autopeças, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. Além disso, é uma das maiores fabricantes mundiais de material de fricção, atendendo os segmentos de montadoras e reposição. A companhia desenvolve, produz e comercializa produtos para automóveis, motos, veículos pesados, aviação e também para as linhas ferroviária e industrial. Com unidades nos Estados Unidos, China, Argentina, Uruguai e Índia, possui 11 plantas industriais, seis centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças. Desde 1996 a Fras-le é controlada pelas Empresas Randon.
A empresa é líder no mercado de reposição e coloca ao alcance do consumidor produtos com a qualidade da peça original, por meio das marcas Fras-le, Lonaflex, Fremax, Controil e Nakata. Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Series e Mercedes-Benz Challenge. A Fremax, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche Cup Brasil, GT Sprint Race e Old Stock.
FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
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Instagram: @frasleoficial