O QUE NÓS APRENDEMOS
Em um dia frio e nublado em Spa, em que as temperaturas da pista atingiram apenas 23 graus, o piloto da Red Bull Max Verstappen foi o mais rápido no TL2 com P Zero Vermelho macio – mas não estará na disputa para largar da pole, já que sua equipe confirmou que ele será penalizado no grid de domingo, junto com alguns outros pilotos. Carlos Sainz, da Ferrari, foi o mais rápido no TL1.
Houve garoa intermitente ao longo do dia, o que resultou em algumas momentos de uso dos Cinturato Verde intermediários, bem como os três compostos slicks. A maior parte do dia aconteceu com os pneus slicks, com os macios marcando o tempo mais rápido em ambas as sessões.
Com novo asfalto, caixas de brita remodeladas e um alto grau de evolução da pista, havia muito para os pilotos se acostumarem. A evolução da pista hoje torna as lacunas de desempenho difíceis de calcular, mas atualmente há uma diferença estimada de cerca de 0s9 entre duro e médio, e 0s6 entre médio e macio. Mesmo que a diferença entre duro e médio pareça bastante alta, isso deve ser visto no contexto da volta mais longa do calendário.
SIMONE BERRA: ENGENHEIRO CHEFE
“Foi difícil tirar muitas conclusões hoje, com muita evolução da pista e o clima tornando a superfície ‘verde’ e escorregadia. O novo asfalto é bastante liso e não oferece tanta aderência como quando o medimos logo após as 24 Horas de Spa há algumas semanas. No entanto, é provável que isso mude ao longo do fim de semana à medida que mais borracha for acumulada. As condições frias hoje favoreceram o uso do pneu macio, que se comportou bem, apesar das baixas temperaturas. Não estamos esperando tempo quente para o GP, o que também pode significar que os compostos mais macios desempenham um papel importante na corrida, dependendo das taxas de degradação”.
O GRANDE NÚMERO: 1.3
Um total de 1,3 quilômetros, de uma extensão total de pista de 7.004 metros, foram recapeados com novo asfalto este ano, como parte de uma série de modificações em Spa. Além do novo asfalto em cinco curvas, incluindo o famoso complexo Eau Rouge-Raidillon, há novas caixas de brita em outras quatro curvas.
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Fonte: Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli