Em nova vitória de Bruno Varela/Gustavo Bortolanza, diferença do 1º ao 4º após quase 400km é de apenas 45s
Imagine uma corrida na distância entre São Paulo e Rio de Janeiro, cerca de 400km. Mas disputada por estradinhas de terra, com saltos, travessia de rios, elevações, piso com pedras e buracos – e sem traçado fixo. Foi isso o que enfrentaram na terça-feira (30) os competidores do Rally dos Sertões, no trecho válido pela quarta especial da prova, entre Campo Grande e Costa Rica, ambas no Mato Grosso do Sul.
Em um percurso cronometrado de 382km disputado em alta velocidade, a vitória da dupla formada por Bruno Varela e o navegador Gustavo Bortolanza na categoria UTV foi obtida com uma vantagem de apenas 45 segundos em relação ao quarto colocado. Seus mais diretos perseguidores na etapa, a dupla Denísio Casarini/Ivo Mayer, perderam a vitória por apenas 10s. Entre as motos, outro marco impressionante: o primeiro colocado Adrien Metge e o segundo Bissinho Zavatti terminaram o dia exatamente com o mesmo tempo: 4h14min33s4, um empate inédito. E apenas 1s1 separou Marcos Baumgart/Kleber Cincea de Lucas Moraes/Kaíque Bentivoglio na disputa da primeira posição da categoria Carros.
Precisão é virtude – O resultado espetacular do quarto dia da competição foi apenas mais uma jornada de rotina no maior rally do mundo, no qual a precisão dos competidores se destaca como uma das principais virtudes. “As pessoas muitas vezes sequer conseguem imaginar uma disputa tão equilibrada depois de distâncias tão grandes e em piso de terra, com todas as irregularidades e dificuldades que ele oferece”, comenta Bruno Varela, que com a vitória passa a ocupar o quarto lugar na classificação geral da categoria UTV, a mais competitiva da prova.
“O segundo colocado chegou tão pertinho da gente, foi muito apertado mesmo. Mas essas diferenças não são raridade. Então é algo que prova o nível de equilíbrio e a qualidade da pilotagem e navegação que temos aqui no Sertões”, continua o vencedor da quarta etapa do Sertões entre os UTVs.
Bruno Varela e Gustavo Bortolanza venceram a especial pela segunda vez em quatro dias de disputa no Sertões, que prossegue competindo até o dia 10 de setembro, quando a prova alcançará um total de 7.261km ao chegar em Salinópolis, no Pará. Antes, eles já haviam vencido a etapa do segundo dia de corrida, no domingo. Nesta terça-feira, a dupla completou os 382km da especial em 4h01min25s.
Diferenças mínimas – O segundo lugar de Denísio Casarini/Ivo Mayer foi registrado apenas 16s3 depois da chegada dos vencedores. A seguir, sempre com diferenças mínimas, chegaram João Pedro Franciosi/Cesar Valandro (a 38s2) e Rodrigo Varela/Matheus Mazzei (45s3), que com o resultado assumiram a liderança da classificação geral da categoria UTV, que conta com 84 participantes.
Nesta quarta, a aventura segue no trecho de 526 km cronometrados entre Costa Rica (MS) e Barra do Garças (MT) – a quinta das 14 etapas programadas para essa edição do evento.
Confira os dez melhores nesta terça-feira e também na classificação geral:
Resultado da etapa desta terça:
1) Bruno Varela/Gustavo Bortolanza, 4h25min12s
2) Denísio Casarini/Ivo Mayer, a 10s5
3) João Pedro Franciosi/Cesar Valandro, a 22s1
4) Rodrigo Varela/Matheus Mazzei, a 45s2
5) Fabio Pirondi/Marcelo Ritter, a 2min16s3
6) Tata Xavier/Neurivan Calado, a 2min36s5
7) Otavio Leite/João Miranda, a 3min08s2
8) Christiano Batista/Robledo Nicoletti, a 3min20s5
9) Edu Piano/Solon Mendes, a 3min38s5
10) Henrique Gutierrez/Fabio Zeller, a 3min41s8
Top 10 após quatro etapas:
1) Rodrigo Varela/Matheus Mazzei, 14h35min31s
2) Fabio Pirondi/Marcelo Ritter, a 2min1s
3) Christiano Batista/Robledo Nicoletti, a 2min11s
4) Bruno Varela/Gustavo Bortolanza, a 4min18s
5) Denísio Casarini/Ivo Mayer, a 5min7s
6) Tata Xavier/Neurivan Calado, a 7min18s
7) Otavio Leite/João Miranda, a 9min48s
8) Reinaldo Varela/Ari Fiuza, a 10min10s
9) Rodrigo Luppi/Maykel Justo, a 11min9s
10) André Hort/Idali Bosse, a 11min54s
Fonte: Best PR