O QUE NÓS APRENDEMOS
O pneu de 18 polegadas teve um bom desempenho na sua estreia em Zandvoort, com a opção de trazer os três compostos mais duros funcionando exatamente como previsto na exigente pista holandesa, de acordo com os dados recolhidos nos treinos livres.
As diferenças de desempenho entre os compostos estão atualmente em torno de 1s2 por volta entre o P Zero Branco duro e o P Zero Amarelo médio, e 0s7 entre o médio e o P Zero Vermelho macio. A diferença entre o duro e o médio é bastante alta, mas isso pode diminuir à medida que mais borracha for acumulada na pista, com o clima esperado que permaneça estável.
Existem algumas novas áreas de cascalho “coladas” projetadas para manter os pilotos dentro dos limites da pista este ano, que parecem funcionar bem e não afetam os pneus. As pedras dentro deste cascalho especial são redondas e lisas, mantidas juntas por uma resina epóxi resistente.
Com a Mercedes conquistando o primeiro e segundo lugares no TL1 e a Ferrari também selando uma dobradinha no TL2 (sempre com pneus macios), o cenário parece pronto para um fim de semana imprevisível e disputado. Uma série de bandeiras vermelhas e incidentes fora da pista também interromperam as sessões de corrida de suporte hoje.
SIMONE BERRA: ENGENHEIRO CHEFE
“O desempenho de todos os três compostos estava de acordo com as expectativas hoje, com a diferença entre o duro e o médio realmente um pouco menor do que havíamos estimado, o que é uma das razões pelas quais acreditamos que o duro pode ser um pneu válido para a corrida, com várias estratégias possíveis. A degradação parece administrável, mesmo no pneu macio, e não vimos nenhum tipo de granulação. A evolução da pista foi bastante alta hoje, com uma pista inicialmente arenosa, e houve rajadas de vento, que afetaram o equilíbrio dos carros. Um ponto de discussão hoje foi o ‘cascalho colado’ do lado de fora das curvas 11 e 12: isso pareceu funcionar bem e não vimos efeitos negativos nos pneus”.
O GRANDE NÚMERO: 17
Houve 17 pilotos holandeses na história da Fórmula 1, sendo o mais experiente e bem-sucedido Max Verstappen, que faz sua 156ª corrida neste fim de semana. O segundo piloto holandês de F1 mais experiente é seu pai Jos, que participou de 107 corridas. Entre eles, somaram mais da metade das participações registradas por pilotos holandeses na Fórmula 1, que ainda têm personalidades como Christijan Albers, Jan Lammers, Huub Rothengatter e Giedo Van Der Garde: o último piloto holandês a competir regularmente na F1 antes de Verstappen Junior (fonte: Forix).
@pirellibrazil @Pirelli_Br @pirelli_br @Pirelli
_______________________________________
Fonte: Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli