Parceria com especialista WSC Sports passa a criar automaticamente os destaques das corridas
A Stock Car Pro Series e a WSC Sports, líder global em tecnologia de vídeo, anunciaram nesta terça-feira (13) uma parceria para utilizar inteligência artificial e tecnologia de machine learning para gerar os destaques em vídeo das corridas da categoria. Os destaques, que exibem momentos-chave das provas, como ultrapassagens ou acidentes, serão imediatamente utilizados nos replays das transmissões e também nos canais de mídia social da Stock Car.
A estreia do sistema aconteceu durante a oitava etapa da Stock Car, no Autódromo Velocitta, em São Paulo. A plataforma da WSC criou automaticamente destaques da corrida em tempo real, gerando maior agilidade e melhorando o fluxo de informações de vídeo da transmissão.
Além de criar vídeos com maior rapidez e qualidade, os destaques podem ser adaptados pela Stock Car para gerar maior engajamento dos fãs, aumentar o retorno das mais de 200 marcas envolvidas na competição e maximizar as oportunidades de patrocínio da categoria.
A plataforma WSC Sports analisa e indexa as principais cenas das corridas em tempo real. Depois, o sistema recorta e aplica grafismos aos vídeos, gerando destaques personalizados que podem ser aplicados imediatamente nas mídias sociais e propriedades digitais da Stock Car Pro Series.
“A parceria com a WSC Sports é estratégica para nós. Ser capaz de criar automaticamente os destaques de nossas corridas é um divisor de águas para a Stock Car e para nossos fãs. Estamos sempre buscando inovar e usar tecnologia de ponta para melhorar a entrega de conteúdo para nossos fãs”, disse Guga Carvalho, Diretor de Marketing da Stock Car Pro Series.
“Estamos empolgados em unir forças com a Stock Car Pro Series para auxiliar a inovar no que diz respeito à experiência de visualização das corridas pelo fã em toda a região do Brasil e da América Latina. Desde o início de cada corrida até o momento da chegada, os fãs de esportes a motor sentirão como se estivessem ao vivo na pista, fazendo parte da ação graças, aos recursos de inteligência artificial”, disse Raul Fernandez, Business Development North America, WSC Sports.
A Stock Car Pro Series é a parceria mais recente na América Latina da WSC Sports, região que se torna o foco de sua expansão. A empresa de tecnologia também trabalha com o conglomerado de mídia Grupo Globo no Brasil e outras emissoras, ligas e times da região. O automobilismo é um foco crescente para a WSC Sports, com parcerias recentes com a NASCAR, NTT INDYCAR Series, Extreme E e muitas outras.
Sobre a WSC Sports
A WSC Sports automatiza a criação e distribuição de destaques para mais de 250 ligas e parceiros de transmissão em todo o mundo, incluindo NBA, ESPN, Globo, DirectTV, NASCAR, YouTubeTV, La Liga, Bundesliga, Serie A e DAZN.
Utilizando tecnologias avançadas de inteligência artificial e machine learning, a plataforma proprietária da WSC Sports analisa transmissões esportivas ao vivo, identifica cada evento que ocorre em um jogo e cria e publica em tempo real vídeos curtos personalizados. Isso permite que os proprietários de direitos de mídia esportiva maximizem o uso de seu conteúdo, criando novos fluxos de receita e uma experiência de fã personalizada em todas as plataformas para cada tipo de fã.
Stock Car Pro Series
Criada em 1979, a Stock Car Pro Series é a maior categoria do automobilismo sul-americano. Ao longo de sua história, passaram por seus grids os principais nomes do esporte a motor brasileiro, gerando disputas que fizeram da categoria uma referência de competitividade inclusive no exterior.
Na temporada 2022, estão em seu grid ícones como Rubens Barrichello, Nelsinho Piquet, Tony Kanaan, Ricardo Zonta e Felipe Massa, além de outros grandes nomes listados entre os principais pilotos da cena esportiva internacional. Com corridas transmitidas para mais de 80 países, a Stock Car é atualmente o principal hub de relacionamento e experiência B2B e B2C de todo o universo esportivo brasileiro.
Reunindo mais de 200 marcas, em 2021 a Stock Car tornou-se a primeira categoria brasileira a superar R$ 1,5 bilhão de retorno publicitário. No mesmo ano, um estudo do Centro de Inteligência da Economia da Secretaria do Turismo do Estado de São Paulo calculou em até R$ 30 milhões o impacto econômico gerado por uma etapa da categoria na cidade onde é realizada.
Desde o final de 2021 a Stock Car neutraliza seus eventos através de créditos de carbono em uma parceria com a Orma, empresa brasileira especialista na captação e direcionamento destes recursos para ONGs focadas na preservação de áreas como a região amazônica.
As corridas da Stock Car são exibidas pela Band (TV aberta), SporTV (canal por assinatura), canal Tribo do Gaules (Twitch), mídias da categoria (Facebook e Youtube), além da Motorsport.tv, atingindo mais de 80 países em cinco idiomas diferentes a cada etapa.