Vitória e sexto lugar, contra um nono e um sétimo do adversário Beto Monteiro, colocaram o paranaense de volta à ponta da tabela da temporada 2022. O domingo (18) ainda reserva a disputa da oitava etapa no tradicional e veloz circuito gaúcho

Com 21 graus de temperatura ambiente neste sábado (17) de muito sol em Viamão (RS), o circuito de Tarumã anotou 44,3ºC no asfalto para a sétima etapa da Copa Truck. As duas disputas foram vencidas por pilotos da equipe ASG Motorsport/Mercedes-Benz: Wellington Cirino levou a primeira e retomou a liderança do campeonato, enquanto Roberval Andrade venceu a prova complementar.

O tradicional e desafiador traçado de 3.016 metros é um dos que trazem as maiores médias de velocidade por volta entre os autódromos brasileiros. Mas há um ponto em específico que traz grande exigência ao sistema de freios – e também às pastilhas de freio Fras-le desenvolvidas especialmente para a categoria: a curva 4, na qual os caminhões se aproximam a cerca de 170 km/h e na freada reduzem a velocidade para apenas 60 km/h em meros quatro segundos – e cerca de 130 metros. Mesmo em uma pista menos exigente com os freios, técnicos da Fras-le registraram temperaturas máximas de 489,3ºC nos freios ao final das corridas.

As duas provas foram bastante disputadas atrás dos líderes. Wellington Cirino largou da pole position e não deu chance para seus adversários, que se envolveram em várias brigas por posição. Felipe Giaffone terminou na segunda posição, seguido de Paulo Salustiano – que não deu sossego ao piloto da Iveco durante a prova. O paranaense da Mercedes-Benz recebeu a bandeirada da vitória com 5,3 segundos de vantagem para o segundo colocado. Após Giaffone e Salustiano, André Marques, Felipe Tozzo, Jaidson Zini, Roberval Andrade (que cumpriu punição com passagem pelos boxes por queima de radar) e Danilo Alamini fecharam os oito primeiros que inverteram as posições no grid da segunda corrida.

Assim, largando da segunda posição, Andrade não quis saber de perder tempo e logo tomou a liderança de Alamini para vencer também com tranquilidade – 3,6 segundos sobre André Marques, o segundo colocado. Salustiano, Giaffone, Alamini, Cirino, Monteiro e Tozzo fecharam os oito melhores da segunda corrida.

A vitória devolveu Cirino à liderança do campeonato, com 221 pontos, graças à punição sofrida por Beto Monteiro por queima de radar – o pernambucano, líder do campeonato, teve de cumprir uma passagem obrigatória pelos boxes e terminou a primeira disputa na nona posição. Beto coloca-se seis pontos atrás com 215 e cinco à frente de Giaffone, agora com 210. Salustiano segue em quarto, com 188, só dois pontos à frente do ascendente Roberval Andrade – que ainda reúne chances matemáticas de título.

A Fras-le, maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e um dos líderes mundiais, é a fornecedora oficial de pastilhas de freio para a Copa Truck, proporcionando eficiência e segurança nas frenagens dos caminhões mais rápidos do planeta.

Falem, pilotos!
“O freio aqui em Tarumã se manteve muito constante, porque a gente tem praticamente uma só frenagem muito forte. Os contornos de curva são muito rápidos, e a gente até que usa pouco os freios. Então foi tudo muito equilibrado do começo ao fim, e pudemos até usar menos refrigeração nas pastilhas, porque aqui elas suportam bem mais. Hoje deu tudo certo e amanhã vai ser melhor ainda”.
(Wellington Cirino, ASG Motorsport, Mercedes-Benz #6)
Vencedor Corrida 1

“Fui cauteloso no final de semana, porque são muitos pontos em jogo. E isso me deixa um pouco precavido. Então preferi perder posições. Queimei um radar – não sei como fui cometer esse erro -, mas paguei por isso, e ir de 17º para sétimo na primeira corrida, passar dez caminhões, e vencer a segunda ainda com vantagem é algo que me deixa muito orgulhoso. Amanhã tem muito mais”.
(Roberval Andrade, ASG Motorsport, Mercedes-Benz #15)
Vencedor Corrida 2

A pista de Tarumã na visão da FRAS-LE
A pista de Tarumã tem a média de velocidade mais alta de toda a temporada, e por essa razão a torna uma pista com um traçado bastante técnico. A curva 4 e a curva do laço, exigem uma destreza muito grande do piloto, o qual precisa estar bastante atento e saber administrar muito bem a forte frenagem e ao mesmo tempo já se preparar para a retomada rápida de velocidade. Essa condição de pista normalmente faz com que o freio trabalhe mais frio do que em outras pistas mais exigentes e essa condição normalmente torna o processo de assentamento do material de atrito ao disco mais lento. Com isso, a estabilização da força de frenagem aplicada pelo piloto é mais demorada. Dessa forma, diferente de outras etapas, os pilotos e equipes acabam optando por manter os jogos de pastilhas por mais tempo, para garantir a melhor acomodação para os treinos classificatórios e corridas. Por se tratar de uma rodada dupla, será muito interessante avaliar o comportamento das pastilhas ao longo de todo final de semana, bem como acompanhar a estratégia de cada piloto em manter as pastilhas já assentadas, com uma estabilidade de frenagem já bem definida, ou substituir por novas e iniciar todo processo de acomodação novamente.
(Roger Lusa dos Santos, Engenheiro de Aplicação da Fras-le)

Resultado Corrida 1 (Top-10 extraoficial)
1. Wellington Cirino (Mercedes-Benz)
2. Felipe Giaffone (Iveco)
3. Paulo Salustiano (Volkswagen)
4. André Marques (Volkswagen)
5. Felipe Tozzo (Iveco)
6. Jaidson Zini (Mercedes-Benz)
7. Roberval Andrade (Mercedes-Benz)
8. Danilo Alamini (Volkswagen)
9. Beto Monteiro (Volkswagen)
10. Pedro Paulo Fernandes (Mercedes-Benz)

Resultado Corrida 2 (Top-10 extraoficial)
1. Roberval Andrade (Mercedes-Benz)
2. André Marques (Volkswagen)
3. Paulo Salustiano (Volkswagen)
4. Felipe Giaffone (Iveco)
5. Danilo Alamini (Volkswagen)
6. Wellington Cirino (Mercedes-Benz)
7. Beto Monteiro (Volkswagen)
8. Felipe Tozzo (Iveco)
9. Luiz Lopes (Mercedes-Benz)
10. Débora Rodrigues (Volkswagen)

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO
1. Wellington Cirino – 221 pontos
2. Beto Monteiro – 215
3. Felipe Giaffone – 210
4. Paulo Salustiano – 188
5. Roberval Andrade – 186
6. Débora Rodrigues – 168
7. Jaidson Zini – 133
8. Luiz Lopes, 103
9. André Marques – 89
10. Adalberto Jardim – 82

8ª Etapa – Copa Truck 2022
VIAMÃO (RS)
Autódromo Internacional de Tarumã
Extensão: 3.016 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 9 (4 à direita e 5 à esquerda)
Inauguração: 8 de novembro de 1970
Previsão climática: Tempo ensolarado; mínima de 13ºC e máxima de 22ºC

PROGRAMAÇÃO DA ETAPA:
Domingo, 18 de setembro
7h30 – Warm-up
8h – Classificatório
13h55 – Largada Corrida 1
14h32 – Largada Corrida 2

Sobre a FRAS-LE:

A Fras-le destaca-se por ser um powerhouse de reposição em autopeças, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. Além disso, é uma das maiores fabricantes mundiais de material de fricção, atendendo os segmentos de montadoras e reposição. A companhia desenvolve, produz e comercializa produtos para automóveis, motos, veículos pesados, aviação e também para as linhas ferroviária e industrial. Com unidades nos Estados Unidos, China, Argentina, Uruguai e Índia, possui 11 plantas industriais, seis centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças. Desde 1996 a Fras-le é controlada pelas Empresas Randon.

A empresa é líder no mercado de reposição e coloca ao alcance do consumidor produtos com a qualidade da peça original, por meio das marcas Fras-le, Lonaflex, Fremax, Controil e Nakata. Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge.  A Fremax, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car,  assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock.

 

FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial

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