Vitórias de Roberval Andrade em primeira corrida encurtada em virtude de um acidente, e de Beto Monteiro na segunda depois de intensa disputa com Andrade, mantém campeonato embolado rumo à final em Goiânia (GO) no mês de novembro
Assim como ocorreu no sábado (17) da sétima etapa, o domingo (18) no circuito de Tarumã, em Viamão (RS), sediou outras duas ótimas corridas recheadas de disputas, válidas pela oitava e penúltima etapa da temporada 2022 da Copa Truck. As vitórias ficaram com Roberval Andrade, da Mercedes-Benz, e com Beto Monteiro, da Volkswagen. O dia foi mais quente: 26 graus de temperatura ambiente e 51,3ºC no asfalto, de acordo com aferição realizada por técnicos da Fras-le, fornecedora oficial das pastilhas de freio da competição. No sábado, a Fras-le informou 21ºC ambientes e 44,3ºC no asfalto.
Largando da pole position, Roberval Andrade manteve a primeira posição sem maiores problemas, escoltado pelo companheiro de equipe Wellington Cirino, líder do campeonato. André Marques foi o terceiro colocado após conseguir superar Felipe Giaffone, que terminou em quarto, e Paulo Salustiano, o quinto. A corrida foi interrompida com bandeira vermelha a pouco mais de cinco minutos do final após o forte acidente de Pedro Paulo Fernandes na curva final do circuito. Atingido por Daniel Kelemen, Fernandes atingiu com força a barreira de proteção de pneus e destruiu seu caminhão. Ninguém se feriu.
A prova foi encerrada com 5min20s para o final regulamentar, e como mais de 75% da disputa já havia sido completada, a corrida foi declarada encerrada. Na inversão dos oito primeiros colocados, Jaidson Zini largou na ponta com Felipe Tozzo em segundo e Beto Monteiro em terceiro. O pernambucano não demorou muito para subir à ponta, enquanto Andrade, que saiu da oitava posição, também conseguiu subir rapidamente pelo pelotão e se colocou em segundo. Zini ainda se segurou por algumas voltas em terceiro, mas foi sendo superado: primeiro por Giaffone, depois Marques, então Cirino, então Fábio Fogaça e Luiz Lopes.
A disputa pela liderança foi bastante acirrada e fez os protagonistas: com mais ritmo, Roberval investia de todas as formas sobre Monteiro. E a disputa entre Volkswagen e Mercedes-Benz seguiu até a bandeirada, que Beto recebeu com apenas 0s257 de vantagem sobre Andrade. Giaffone completou o pódio em terceiro, 19 segundos atrás do vencedor, tendo André Marques em quarto e Wellington Cirino fechando os cinco primeiros.
Roberval, que chegou a Tarumã na quinta posição da tabela, subiu para o quarto lugar depois de ter sido o maior pontuador do final de semana, tendo somado 70 pontos só no circuito gaúcho com duas vitórias, um segundo e um sétimo lugar, tendo agora um total de 224 sem os dois descartes obrigatórios; Felipe Giaffone somou 60 pontos e segue em terceiro com 242, apenas seis atrás do vice-líder Beto Monteiro, que conseguiu 55 no final de semana e agora está a cinco do líder Wellington Cirino, que para chegar aos 253 adicionou mais 65 pontos em Viamão (RS).
Os descartes obrigatórios mudam um pouco a situação da disputa. Com eles já computados, Wellington Cirino vai para a final com 234 pontos contra 229 de Beto Monteiro; neste cenário, Roberval Andrade sobe para terceiro com 224 pontos, apenas um à frente de Felipe Giaffone, com 223. Somente estes quatro pilotos alimentam chances matemáticas de conquistar o título. A grande final da temporada 2022 da Copa Truck está reservada para o Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), no dia 6 de novembro.
A Fras-le, maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e um dos líderes mundiais, é a fornecedora oficial de pastilhas de freio para a Copa Truck, proporcionando eficiência e segurança nas frenagens dos caminhões mais rápidos do planeta.
Falem, pilotos!
“Estou muito feliz, com duas vitórias no fim de semana. Pontos importantes para chegar em Goiânia disputando o título. A disputa com o Beto foi bastante intensa, com tudo no limite, freios inclusive. Ele até deu uma fechadinha em um momento no qual se eu encaixasse talvez o final fosse diferente. Mas a equipe está fazendo um trabalho fantástico e estou muito feliz”.
(Roberval Andrade, ASG Motorsport, Mercedes-Benz #15)
Vencedor Corrida 1
“Em uma disputa como essa, você usa um pouco mais o freio, apesar de Tarumã não ser uma pista que exija muito. Mas não se pode correr o risco de perder o ponto da freada, então tem que parar bem para a curva e se posicionar corretamente para uma boa saída. Foi legal, foi duro, eu não tinha o mesmo ritmo do Roberval, mas essa vitória foi muito boa para diminuir mais a diferença para o (Wellington) Cirino e chegar em Goiânia com chance de título”.
(Beto Monteiro, R9 Competições, Volkswagen #88)
Vencedor Corrida 2
Resultado Corrida 1 (Top-10 extraoficial)
1. Roberval Andrade (Mercedes-Benz)
2. Wellington Cirino (Mercedes-Benz)
3. André Marques (Volkswagen)
4. Felipe Giaffone (Iveco)
5. Paulo Salustiano (Volkswagen)
6. Beto Monteiro (Volkswagen)
7. Felipe Tozzo (Iveco)
8. Jaidson Zini (Mercedes-Benz)
9. Fábio Fogaça (Mercedes-Benz)
10. Danilo Alamini (Volkswagen)
Resultado Corrida 2 (Top-10 extraoficial)
1. Beto Monteiro (Volkswagen)
2. Roberval Andrade (Mercedes-Benz)
3. Felipe Giaffone (Iveco)
4. André Marques (Volkswagen)
5. Wellington Cirino (Mercedes-Benz)
6. Fábio Fogaça (Mercedes-Benz)
7. Luiz Lopes (Mercedes-Benz)
8. Jaidson Zini (Mercedes-Benz)
9. Daniel Kelemen (Mercedes-Benz)
10. Felipe Tozzo (Iveco)
CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO
1. Wellington Cirino – 253 pontos (234 com descartes)
2. Beto Monteiro – 248 (229 com descartes)
3. Felipe Giaffone – 242 (223 com descartes)
4. Roberval Andrade – 224 (224 com descartes)
5. Paulo Salustiano – 199
6. Débora Rodrigues – 187
7. Jaidson Zini – 155
8. Luiz Lopes, 125
9. André Marques – 119
10. Adalberto Jardim – 82
Sobre a FRAS-LE:
A Fras-le destaca-se por ser um powerhouse de reposição em autopeças, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. Além disso, é uma das maiores fabricantes mundiais de material de fricção, atendendo os segmentos de montadoras e reposição. A companhia desenvolve, produz e comercializa produtos para automóveis, motos, veículos pesados, aviação e também para as linhas ferroviária e industrial. Com unidades nos Estados Unidos, China, Argentina, Uruguai e Índia, possui 11 plantas industriais, seis centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças. Desde 1996 a Fras-le é controlada pelas Empresas Randon.
A empresa é líder no mercado de reposição e coloca ao alcance do consumidor produtos com a qualidade da peça original, por meio das marcas Fras-le, Lonaflex, Fremax, Controil e Nakata. Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A Fremax, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock.
FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial