Com 17 modalidades, a “olimpíada do esporte a motor” acontece na França de 26 a 30 de outubro
Pela primeira vez na história, uma delegação de competidores brasileiros vai disputar pelo País um evento multidisciplinar de automobilismo. A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) anuncia nesta quarta-feira sua delegação oficial para a segunda edição do FIA Motorsport Games. O evento será realizado em Marselha, entre 26 e 30 de outubro.
Lançado em 2019 pela FIA com o conceito de ser a “olimpíada do esporte a motor”, o FIA Motorsport Games manda para a pista competidores de 17 diferentes modalidades representando suas bandeiras nacionais e correndo por medalhas de ouro, prata e bronze.
Como nos tradicionais Jogos Olímpicos, o programa de competições é diverso. No FIA Motorsport Games os eventos vão desde o kart até os eSports, passando por modalidades de pista como, Turismo e GT, Fórmula 4, Drift, além de categorias off-road como Rally e Cross Car.
A delegação brasileira terá 11 representantes na França, nas categorias GT, GT Sprint, Turismo, F4, Rally2, Auto Slalom, Kart Sprint Senior, Kart Sprint Junior e eSports.
A equipe brasileira tem patrocínio máster do Banco BRB, patrocinador oficial da CBA.
A chefia da delegação foi conferida pelo presidente da CBA, Giovanni Guerra, a Mauricio Slaviero, executivo de larga trajetória no automobilismo nacional e internacional, tendo ocupado posições como CEO da Stock Car, promotor do TCR South America no Brasil e CEO do FIA E-TCR.
O centro das atividades do FIA Motorsport Games em 2022 será o autódromo de Paul Ricard. Mas, no melhor estilo olímpico, as competições das diversas disciplinas acontecem simultaneamente e em mais de uma arena. Nesse sentido, os eventos de kart terão a supervisão do profissional de marketing Luigi Di Nizo.
Criado pela Fédération Internationale de l’Automobile (FIA) em 2018, o FIA Motorsport Games foi realizado pela primeira vez em 2019 no Autódromo de Vallelunga, Itália, e volta agora para a segunda edição, uma vez que a crise mundial do Covid-19 impediu as edições previstas para 2020 e 2021. São esperados cerca de 80 países e as disputas ocorrerão em 17 competições.
Confira os representantes brasileiros no FIA Motorsport Games 2022:
GT – Adalberto Baptista e Bruno Baptista
GT Sprint – Bruno Baptista
Turismo – Raphael Reis
Fórmula 4 – Pedro Clerot
Rally 2 – Adroaldo Weisheimer e Rafael Capoani
Auto Slalom – Kattlyn Marry Magno e Bruno Schubert Pierozan
Karting Sprint Senior – João Victor de Teixeira Albuquerque Maranhão
Karting Sprint Junior – Gabriel Dantas Koenigkan
eSports – Igor de Oliveira Rodrigues
O que eles disseram:
“O apoio do BRB à Seleção Brasileira de Motorsport é motivo de muito orgulho. O BRB segue fortalecendo o automobilismo nacional, por meio de sua atuação em várias categorias, em parceria com a CBA. Seguimos com o propósito firme de apoiar os pilotos brasileiros e dar condições semelhantes às que os demais pilotos do mundo encontram”.
Paulo Henrique Costa, presidente do BRB
“Mais uma vez eu tenho de agradecer a Deus no céu e o apoio de muita gente, em especial do BRB, na Terra, que está nos dando esse presente no ano do 61º aniversário da Confederação Brasileira de Automobilismo. A possibilidade de, pela primeira vez em 61 anos, levar uma delegação do Brasil ao evento FIA, em que a maioria de nossas categorias estará muito bem representada, só o fato de estar presente já é uma grande vitória para o nosso automobilismo. Mas não estamos nos contentando só com isso. Queremos mais, queremos estar no degrau mais alto do pódio com medalhas de outro, prata e bronze, orgulhosamente, no peito. Agradecemos o apoio fundamental e incansável do BRB, do seu presidente Paulo Henrique Costa, que está proporcionando, para a grande maioria das categorias, a possibilidade de fazer parte desse momento verdadeiramente histórico”.
Giovanni Guerra, presidente da CBA
“O FIA Motorsport Games é mais uma vitrine importante para o esporte a motor no mundo. É muito positiva essa inovadora iniciativa da FIA, reunindo as mais variadas disciplinas de automobilismo num mesmo evento. O Brasil é um país de tradição no esporte a motor e fico muito motivado com o convite da CBA para chefiar a delegação. Sei que estaremos bem representados na França e que nossos pilotos têm potencial para conquistar medalhas.”
Mauricio Slaviero, chefe da delegação brasileira no FIA Motorsport Games