Com equipe Trident brasileiro foi o mais veloz em seu primeiro contato com a categoria
O Autódromo de Jerez de La Frontera, na Espanha, reduto de treinos das principais categorias do automobilismo mundial, recebeu nesta semana os testes oficiais de pós temporada da F-3 FIA. Fazendo a sua estreia nos velozes carros da categoria o brasileiro Gabriel Bortoleto mostrou todo o seu potencial e, após seis sessões, encerrou a sua participação como o mais rápido dentre os 30 pilotos que participaram das atividades.
Vindo de uma temporada de grande consistência, pódios e vitória na Fórmula Regional European Championship by Alpine – FRECA o jovem paulista de 17 anos chegou muito animado para este que pode ser o próximo passo de sua carreira. Com o suporte técnico da equipe italiana Trident o piloto, que faz parte do programa de desenvolvimento da KTF Sports, completou mais de 250 voltas na pista do sul da Espanha, se adaptou de forma excepcional ao equipamento e, também, ao sistema de trabalho da equipe.
O carro do Campeonato F-3 FIA é um dos mais modernos modelos de fórmula existentes no planeta. Construído pela renomada Dallara o chassis cumpre os mais rigorosos testes de segurança e aerodinâmica. Na parte de motorização o conjunto é equipado com um Renault / Mecachrome, aspirado, 6 cilindros, 380 cavalos e pode atingir os 300 km/h. Para os testes dessa semana, que foram realizados entre os dias 21 (quarta) e 23 (sexta) estiveram presentes mais de 30 competidores entre estreantes – como Bortoleto e veteranos na categoria.
“Estou bem animado com os testes que realizamos aqui na Espanha esta semana. Me adaptei super rápido ao novo carro, que além do grande ganho de potência tem mais downforce e pneus mais aderentes. O estilo de pilotagem é bem diferente e este, com certeza, foi o meu maior desafio nesses três dias. No segundo dia de treinos consegui encaixar uma volta muito boa com os pneus novos e acabou ficando como a volta mais rápida dos três dias de testes. Fiquei impressionado com a confiabilidade que o carro nos passa e, quanto mais você acredita, mais veloz você consegue contornar as curvas. Ainda tenho muito a aprender nos próximos testes, principalmente no que diz respeito à confiança na aderência do carro. Fora isso tenho de aprender muito também sobre a degradação dos pneus e como usar isso ao meu favor durante as etapas”, explicou Gabriel.
DE VOLTA A PROGRAMAÇÃO NORMAL
Passados os ensinamentos e a natural euforia dos primeiros testes no carro da F-3 FIA Gabriel volta agora sua atenção para a reta final do campeonato da FRECA. A competição em que ele disputa regularmente a temporada 2022 retoma o seu calendário para as duas últimas rodadas no mês que vem. A pista de Barcelona receberá as duas corridas da nona etapa entre 14 e 16 de outubro e, na semana seguinte, entre 21 e 23 de outubro a competição será encerrada no desafiador autódromo de Mugello, na Itália.
Fonte: Assessoria de comunicação do piloto Gabriel Bortoleto|Quick Comunicação e Marketing