Tempos de volta baixaram 2,5 segundos em relação a 2021 e na classificação, pilotos se assustaram com as repentinas mudanças de condição de aderência. Ricardo Maurício marcou sua primeira pole na temporada 2022

O novo asfalto do circuito de Santa Cruz do Sul foi aprovado pelos pilotos da Stock Car Pro Series. A principal categoria do automobilismo brasileiro faz na cidade gaúcha a nona etapa da temporada 2022 e neste sábado (24) foram realizados os primeiros treinos livres e a classificação para definição do grid de largada. A pole position ficou com Ricardo Maurício, da equipe Eurofarma-RC, seguido de Átila Abreu, da Shell V-Power, de Rubens Barrichello, da Mobil Full Time Sports, com Matías Rossi e Daniel Serra fechando os cinco primeiros do grid.

A nova camada asfáltica pelos 3.530 metros do traçado rendeu tempos de volta mais baixos em comparação com 2021. A melhor volta de todo o final de semana, na temporada passada, havia sido de 1min23s000 por Gabriel Casagrande no Q2 da classificação; em 2022, o melhor giro anotado foi de Cesar Ramos, com 1min20s541 – uma diferença de quase 2,5 segundos (2s459).

Com sol e 21ºC, a temperatura do asfalto variou entre 49 e 53ºC durante a classificação. Entre as poles anotadas em 2021 por Thiago Camilo com 1min23s552 e a deste sábado com Ricardo Maurício (1min21s769), foi 1s783 de diferença.

A melhora nos tempos não foi repetida durante a classificação. Durante a primeira fase da sessão, os pilotos observaram uma grande queda nos níveis de aderência da pista. Aos poucos, a situação foi melhorando e se estabilizando, mas os tempos de volta não chegaram aos níveis dos anotados durante o segundo treino livre.

“Por se tratar de um asfalto ainda novo, instalado há pouco tempo, a variação de temperatura acaba interferindo bastante nos níveis de aderência. Há que se considerar também o vento, que acaba ‘varrendo’ bastante sujeira e poeira para dentro da pista, o que compromete mais ainda”, destaca André Brezolin, engenheiro de projeto da Fras-le e da Fremax, fornecedoras oficiais das pastilhas e discos de freio da Stock Car. “Desta forma, acaba havendo muita instabilidade nos tempos de volta, porque o ponto de frenagem varia, assim como o contorno de curva e também a tração na saída”, concluiu.

A parte final da classificação ainda envolveu um susto envolvendo Rubens Barrichello e Digo Baptista. O piloto da Crown Racing havia escapado da pista e ao voltar, retornou bem à frente de Barrichello, que vinha em volta rápida, e a batida foi inevitável. Ambos os carros conseguiram retornar aos boxes e ninguém se feriu. O incidente resultou na exclusão de Digo Baptista, que como punição largará da última posição neste domingo.

A largada da primeira corrida será dada às 14h10 e a da segunda disputa, às 14h50. Cada prova terá 30 minutos mais uma volta de duração e o resultado da primeira determina o grid da segunda, com a inversão dos dez primeiros colocados. As corridas da nona etapa serão transmitidas ao vivo por Band, canais SporTV, pelo YouTube oficial da categoria e outras plataformas digitais.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Fala, piloto!
“As condições da pista no início da classificação assustaram. Estávamos virando abaixo de 1min21s nos treinos livres, e do nada a pista perdeu completamente a aderência. Dava a impressão de que havia óleo brotando do asfalto. Depois a pista foi melhorando, mas não dava para pisar fora do trilho. Não se podia abusar ou passar do ponto nas curvas, e era muito difícil encaixar uma boa volta. No Q2 havia mais aderência, e no Q3 eu forcei um pouco mais porque tinha de tentar na primeira volta e consegui encaixar essa pole. A mudança do asfalto foi brutal dos treinos livres para a classificação, e foi algo que não esperávamos. Com mais aderência, tudo vai melhorando: frenagem, aproximação da curva, contorno, saída, o pacote completo. O recapeamento da pista foi muito bom, apesar dessa mudança repentina na aderência, melhorou bastante. Espero que amanhã possamos fazer duas corridas bacanas e fechar essa pole com vitória”
(Ricardo Maurício, Eurofarma-RC, Chevrolet Cruze, #90)
Autor da Pole Position

A pista de Santa Cruz do Sul na visão da FRAS-LE & FREMAX
“É um circuito que tem uma freada bem forte no final da reta, que é relativamente longa, mas que no geral não exige muito dos freios. Muitas curvas de média velocidade, nas quais o piloto usa o freio, claro, para reduzir um pouco a velocidade, mas principalmente para manter o carro alinhado no traçado para entrar na curva seguinte o mais bem posicionado e rápido possível. Será interessante acompanhar o desempenho e a aderência dos carros com a nova camada asfáltica que foi colocada no traçado”.
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)

Resultado da Classificação (extra-oficial)
1. #90 Ricardo Maurício (Eurofarma-RC/Chevrolet) – 1min21s769
2. #51 Átila Abreu (Shell V-Power/Chevrolet) – 1min21s926
3. #111 Rubens Barrichello (Full Time Sports/Toyota) – 1min22s267
4. #117 Matías Rossi (A.Mattheis-Vogel/Toyota) –  1min22s526
5. #29 Daniel Serra (Eurofarma-RC/Chevrolet) – 1min26s849
Eliminados no Q2
6. #0 Cacá Bueno (Crown Racing/Chevrolet) – 1min22s049
7. #144 Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota) – 1min00s203
8. #122 Andres Jakos (Full Time Sports/Toyota) – 1min22s222
9. #8 Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Toyota) – 1min22s255
10. #83 Gabriel Casagrande (A.Mattheis-Vogel/Chevrolet) – 1min22s291
11. #43 Pedro Cardoso (Crown II/Chevrolet) – 1min22s732
12. #121 Felipe Baptista (KTF Racing/Chevrolet) – 1min22s832
13. #10 Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota) – 1min23s525
14. #4 Julio Campos (Lubrax Podium/Chevrolet) – 1min24s169
Eliminados no Q1
15. #30 Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota) – 1min22s215
16. #110 Felipe Lapenna (Hot Car/Chevrolet) – 1min22s224
17. #5 Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Chevrolet) – 1min22s287
18. #73 Sérgio Jimenez (Scuderia Chiarelli/Toyota) – 1min22s349
19. #85 Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet) – 1min22s351
20. #19 Felipe Massa (Lubrax Podium/Chevrolet) – 1min22s404
21. #28 Galid Osman (Shell V-Power/Chevrolet) – 1min22s671
22. #12 Lucas Foresti (KTF Sports/Chevrolet) – 1min22s707
23. #6 Tony Kanaan (Full Time Bassani/Toyota) – 1min22s707
24. #18 Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet) – 1min22s941
25. #80 Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Chevrolet) – 1min23s080
26. #70 Diego Nunes (Blau Motorsport/Chevrolet) – 1min23s247
27. #11 Gaetano di Mauro (KTF Sports/Chevrolet) – 1min23s590
28. #33 Nelsinho Piquet (Motul TMG Racing/Toyota) – 1min24s880
29. #21 Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota) – 1min29s447
30. #3 Digo Baptista (Crown Racing/Chevrolet) – 1min21s587*
*Excluído da Classificação por incidente com Rubens Barrichello (#111)

9ª Etapa – Stock Car Pro Series 2022
SANTA CRUZ DO SUL (SP)
Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul
Extensão: 3.531 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 10 (3 à direita e 7 à esquerda)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Abrasividade do asfalto: 3
Força lateral: 2
Nível de exigência dos freios: 3
Pneu mais exigido: traseiro direito

Inauguração: 12 de junho de 2005
Previsão climática: Dias ensolarados no fim de semana, com mínima de 8ºC e máxima de 24ºC, com poucas nuvens e nenhuma chance de chuva.
Pole position em 2021: Thiago Camilo, 1min23s552
Vencedores em 2021: Thiago Camilo e Ricardo Maurício

PROGRAMAÇÃO DA ETAPA:
Domingo, 25 de Setembro
10h40 – Visitação aos Boxes
14h10 – Largada Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
14h50 – Largada Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)


Sobre a FRAS-LE:

A Fras-le destaca-se por ser um powerhouse de reposição em autopeças, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. Além disso, é uma das maiores fabricantes mundiais de material de fricção, atendendo os segmentos de montadoras e reposição. A companhia desenvolve, produz e comercializa produtos para automóveis, motos, veículos pesados, aviação e também para as linhas ferroviária e industrial. Com unidades nos Estados Unidos, China, Argentina, Uruguai e Índia, possui 11 plantas industriais, seis centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças. Desde 1996 a Fras-le é controlada pelas Empresas Randon.

A empresa é líder no mercado de reposição e coloca ao alcance do consumidor produtos com a qualidade da peça original, por meio das marcas Fras-le, Lonaflex, Fremax, Controil e Nakata. Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge.  A Fremax, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car,  assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock.

FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial

FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil

 

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