Equipamento funciona em um prédio que, durante anos, abrigou escola particular de línguas na região central da cidade

“Transformamos um espaço onde o ensino era cobrado em um prédio onde o ensino é público. Ninguém vai precisar pagar nada para aprender aqui”. A frase do prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, dita durante a inauguração do Centro de Formação Carlos Kopcak retrata a metaformose educacional do prédio localizado na Rua Manoel da Nóbrega, 151, região central da cidade.
Durante anos, aquela estrutura abrigou uma escola particular de ensino de línguas. “Aqui, por muito tempo, as pessoas tinham que pagar mensalidade para aprender. Mudamos por completo a realidade desse espaço”, emendou o prefeito, durante a inauguração oficial do equipamento, no último fim de semana.
O Centro de Formação é um equipamento que visa proporcionar que estudantes e comunidade possam desenvolver suas potencialidades. É um espaço que faz parte da política de educação integral do município e pensado sobretudo para a juventude com a missão de apoiar o jovem diademense no seu projeto de vida. O evento de inauguração contou com apresentação de Brisa Flow, Gabi D’Oyá, oficina de dança e contação de história.
No Centro de Formação Carlos Kopcak os munícipes têm acesso ao núcleo de educação pré-universitária, que é responsável pelas parcerias com cursinhos populares que oferecem aulas gratuitas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ao polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Universidades Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), centro de mídias, biblioteca afro-indígena, orientação vocacional, entre outras atividades.
“Precisamos de espaços para cidadania, espaços para celebrar a vida, para o futuro, para desenvolver caminhos e foi com esse propósito que Diadema se comprometeu. E nós estamos fazendo isso”, pontuou a secretária de Educação, Ana Lucia Sanches. “É um centro de formação que é pensado, com tecnologia, educação étnico e racial, biblioteca afro e indígena, com aulas de inglês, italiano, espanhol, cultura latino-americana. Ou seja, um equipamento completo”, adicionou Evelyn Cristina Daniel, diretora do departamento de Educação Popular da Secretaria de Educação.
Sobre Carlos Kopcak
Carlos Kopcak foi o primeiro presidente da Fundação Florestan Fernandes e um dos principais responsáveis pela criação do equipamento, importante instrumento de transformação social por meio dos cursos profissionalizantes que oferta. Foi secretário de Educação em Diadema entre os anos de 2001 a 2004 e era um militante histórico da educação popular. Foi durante sua gestão à frente da Secretaria de Educação que Diadema criou os programas Adolescente Aprendiz e Ação Compartilhada, ambos dentro de uma perspectiva de educação integral. Em 2021, já na gestão do prefeito José de Filippi Júnior, os programas foram transformados em políticas públicas de educação integral por meio de projeto de lei. Kopcak faleceu em 2017 em decorrência de um câncer. A família de Kopcak acompanhou a atividade no fim de semana.
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.