Para atender todos os 246 municípios goianos, entidade busca valorizar o apoio de empresas do estado, como a Marajoara Laticínio, que já doou cerca de 180 mil litros de leite ao longo de sete anos. São mais de 600 litros/mês que são destinados para as unidades da instituição
Com mais de 3 milhões de atendimentos realizados por ano, a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) é a principal referência na área da assistência social no Estado. A instituição surgiu por iniciativa de um grupo de mulheres ligadas à Igreja Católica e foi fundada em 30 de outubro de 1947, por Ambrosina Coimbra Bueno, esposa do então governador de Goiás, Jerônymo Coimbra Bueno.
Levando suas ações e projetos a famílias em situação de vulnerabilidade social de todos os 246 municípios goianos, a entidade sempre buscou parcerias com o setor privado, mesmo contando com recursos do poder público. “As parcerias fortalecem e consolidam a OVG como uma das instituições mais importantes na área social do Brasil. Com o apoio de órgãos públicos, iniciativa privada, entidades de classe e comunidade, promovemos ações e programas que garantem a melhoria da qualidade de vida de milhares de famílias goianas”, afirma a diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado.
A Marajoara Laticínios, indústria goiana com sede em Hidrolândia, é uma das 107 empresas parceiras da OVG e desde 2015 colabora regularmente com as ações da entidade, por meio da doação de caixas de leite. São mais de 600 litros/mês que são destinados para as unidades da instituição social que acolhem idosos, entre elas, o Centro de Idosos Sagrada Família, uma instituição de longa permanência voltada para pessoas da terceira idade dependentes ou semidependentes. São 66 pessoas de ambos os sexos, acolhidas e abrigadas.
“Além da doação mensal, por ocasião da celebração do Dia Mundial do Leite, somos uma das empresas que, via Sindicato das Indústrias de Laticínios no Estado de Goiás (Sindileite), fazemos à OVG uma doação especial às entidades sociais cadastradas”, acrescenta Vinícius Junqueira, gestor de marketing e compras da Marajoara Laticínios.
Vinícius também lembra de uma ação importante promovida pela OVG no ano de 2020, momento mais crítico da pandemia da Covid-19, e que contou com apoio da Marajoara. “A organização estava arrecadando alimentos e montando milhares de cestas básicas para serem entregues às famílias carentes que foram fortemente afetadas pela pandemia. Decidimos fazer uma doação especial, para ajudar naquele momento difícil, e entregamos, por meio de uma campanha promovida pelo Sindileite, mais de 20 mil litros”, relembra o gestor.
Ao lembrar que a Marajoara auxilia regularmente mais de 30 entidades assistenciais com doação de leite, Vinícius destaca que ações solidárias como essas são mais do que uma questão de responsabilidade social, é, segundo ele, algo que está na cultura e no jeito de ser do goiano. “Nós somos uma empresa goiana e nos orgulhamos muito disso, e como todo goiano buscamos sempre ser solidário, estender a mão a quem precisa e não medir esforços para bem servir”, afirma.
Desde 2019, a parceria entre Marajoara e OVG se intensificou e resultou na doação de 180 mil litros de leite, que foram repassados a mais de 600 entidades sociais de Goiás, beneficiando principalmente aquelas que atendem crianças e idosos. “A generosidade de parceiros como a Marajoara Laticínios nos motiva a ampliar essa rede do bem para mudar a vida daqueles que mais precisam. Somos muito gratos a todas as empresas que colaboram com o nosso trabalho”, pontua a diretora-geral da OVG. Além de contribuir para uma sociedade melhor, quem apoia a OVG consegue alguns benefícios previstos em lei.
Como ajudar
Para se tornar um parceiro da Organização, basta entrar em contato com a equipe de captação de recursos (62) 3201-9315 ou acessar a Plataforma do Voluntariado www.ovg.org.br/voluntariado/ .
Fonte: Comunicação Sem Fronteiras