A Arte do RAMEN Donburi” apresenta o fenômeno gastronômico do ramen a partir da sua história e de suas tigelas, chamadas ramen donburi. A exposição traz peças produzidas em Mino/Japão decoradas por diversos artistas como Akira Minagawa (designer têxtil); Tabaimo (artista visual); Tadanori Yokoo (designer gráfico) e Keiichi Tanaami (ilustrador)

Servido em uma única tigela, o ramen é um prato que combina cinco elementos: macarrão, dashi, tarê, cobertura e gordura, possibilitando a criação de inúmeras receitas com sabores e estilos distintos. Entre os dias 18 de outubro de 2022 e 5 de fevereiro de 2023, a Japan House São Paulo apresenta uma exposição inédita no Brasil dedicada às tigelas de ramen, ou ramen donburi, e busca entender o que torna esse prato um fenômeno que conquistou o Japão e o mundo. A mostra, que já teve passagem pela Japan House Los Angeles em 2022, tem entrada gratuita.

Tigela de Ramen com colher
Donburi decorado pelo artista Tadanori Yokoo Créditos: ©︎Hiroshi Tsujitani

Localizada no térreo da instituição, a mostra “A Arte do RAMEN Donburi” ressalta o importante papel das tigelas de cerâmica dentro da criação e composição das diversas receitas de ramen. A maioria dos ramen donburi tem tamanho, matéria-prima e formato padronizados, sendo que aproximadamente 90% são produzidas na região de Tono, sudoeste de Mino, província de Gifu, no Japão. A exposição apresenta uma abordagem nipônica do design, que valoriza a beleza dos objetos cotidianos e eleva o donburi, uma peça utilitária, à categoria de arte.

Organizada pelo designer Taku Satoh, e pela escritora e editora Mari Hashimoto, em conjunto com a Associação do Vale da Cerâmica de Mino, a mostra é dividida em núcleos que apresentam a cultura e anatomia do ramen; o ramen donburi e a produção de cerâmica de Mino. Começa com a história e cultura do ramen, mostrando a rica diversidade de ingredientes que uma única tigela pode reunir. Aqui, será exibida também uma amostra gigante de ramen, criado pela Iwasaki, empresa conhecida por produzir réplica de comida em resina, algo muito popular no país nipônico.

O donburi – grande protagonista da exposição – é revelado na segunda parte, onde o público poderá apreciar 30 tigelas e suas colheres (renge) transformadas em verdadeiras obras de arte pelas mãos de 30 criadores, como artistas plásticos, designers e arquitetos. Cada um traz referências, experiências e histórias curiosas sobre sua relação com esse prato tão famoso. Destaque para o trabalho do pioneiro multiartista pop, designer gráfico e ilustrador Keiichi Tanaami, com um peculiar donburi decorado com uma aranha. Já Taku Satoh, designer gráfico e curador desta exposição, homenageia grafismos tradicionais como o “padrão do trovão”, o dragão e a fênix. O estilo psicodélico do reconhecido ilustrador Tadanori Yokoo também pode ser observado em um donburi que traz alegres caveiras – uma alusão ao caldo de ramen tonkotsu, feito com ossos de porco. Além deles, também estão presentes na exposição criações de Akira Minagawa; Alan Chan; Atsuki Kikuchi; Ayame Suzuki; Gugi Akiyama; Hikaru Ichijo; Hisashi Tenmyouya; lssay Kitagawa; Izumi Shiokawa; Jin Katagiri; Jonathan Barnbrook; Junya lshigami; Katsumi Asaba; Kazufumi Nagai; Kazumasa Nagai; Kazunari Hattori; Kenjiro Sano; Koichi Sato; Masayoshi Nakajo; Misa Awatsuji; Shin Matsunaga; Shin Sobue; Tabaimo; Yasumichi Morita; Yoshiharu Doi; Yuki Senda; Yuri Uenishi.

Tigela de Ramen
Donburi decorado pelo artista Akira Minagawa Créditos: ©︎Hiroshi Tsujitani

Na última seção, o visitante é apresentado ao Vale da Cerâmica de Mino, principal região ceramista do Japão, responsável pela produção de quase 90% das tigelas de porcelana para ramen do país, muitas das quais também já aportaram em casas de ramen mundo afora. Serão expostos mapas, fotografias e vídeos sobre a geografia e história dessa região que há mais de 500 anos produz cerâmicas que combinam beleza e funcionalidade. Aqui também estão expostos mais 10 donburi produzidos pelos habilidosos ceramistas de Mino, que refletem a diversidade de técnicas e acabamentos produzidos nos fornos de cerâmica da região. Nesta seção, o visitante é convidado a conhecer a variedade da produção de Mino, que fabrica também revestimentos em cerâmicas utilizados em construções.

Para aprofundar ainda mais nesse universo, a Japan House São Paulo concebeu especialmente para a exposição uma série de atividades paralelas como palestras e oficinas para toda família. Destaque para duas iniciativas gastronômicas: o Ramen Matsuri, no dia 26 de outubro; e as Noites de Ramen JHSP, a partir de 22 de novembro, que contarão com a participação de alguns dos principais representantes de ramen na capital paulista: Hidden by 2nd Floor, Hirá Ramen Izakaya, Jojo Ramen, Lámen Kazu, Tamashii Ramen, Tonkotsu Barikote Ramen Maru e o restaurante Aizomê, da chef Telma Shiraishi, que recebe todas os participantes no segundo andar da instituição nipônica. Os ingressos estão disponíveis para compra na plataforma Sympla. Outros conteúdos exclusivos relacionados ao tema da mostra serão disponibilizados na web app da JHSP, para que o público possa acessar no local via QRcode. Destaque para as entrevistas exclusivas com sete chefs especializados em ramen que atuam na capital paulista, e dicas de onde encontrar o ramen na cultura pop japonesa, como em mangás, animes e no cinema. Dentro do programa JHSP Acessível, a exposição “A Arte do Ramen Donburi” ainda conta com recursos de audiodescrição, libras e bancada com elementos táteis, tudo pensado para tornar a visita à exposição mais inclusiva.

Serviço:

  • Exposição “A Arte do RAMEN Donburi”
  • Período: de 18 de outubro de 2022 a 5 de fevereiro de 2023
  • Local: Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52 (térreo) – São Paulo, SP
  • Horários: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h.
  • Gratuito. Reserva antecipada (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/
  • A exposição conta com recursos de acessibilidade (Libras, audiodescrição, elementos táteis).

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP)

A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. Desde 2017, a instituição promoveu mais de trinta exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de dois milhões de visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina. A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações; e pelo Bureau Veritas com o selo SafeGuard – certificação de excelência nas medidas de segurança sanitária contra a Pandemia de Covid-19.

Confira as mídias sociais da Japan House São Paulo:

Site: https://www.japanhousesp.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/japanhousesp
Twitter: https://www.twitter.com/japanhousesp
YouTube: https://www.youtube.com/japanhousesp
Facebook: https://www.facebook.com/japanhousesp
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/japanhousesp


Fonte: Suporte Comunicação

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.