Pelo segundo fim de semana consecutivo os carros de corrida mais produzidos do planeta vão acelerar na capital do Estado de Goiás, mas dessa vez pelo campeonato de corridas longas
Provas de longa duração costumam ser duras para carros e competidores, ainda mais se o local que recebe essas corridas costuma exigir muito dos componentes. É justamente esse o caso do Autódromo de Goiânia, que vai receber a segunda etapa do campeonato Endurance da Porsche Carrera Brasil neste sábado e domingo, dias 15 e 16 de outubro. A pista do Centro-Oeste é a que tem a maior reta da temporada e tem em seu histórico temperaturas elevadas, o que passa a exigir bastante de alguns componentes, como os discos de freio. Saber administrar bem o resfriamento do sistema de freio pode até decidir uma corrida, especialmente as de longa duração.
O campeonato Endurance tem três etapas programadas e 24 duplas disputando o título das provas longas. A primeira corrida da temporada 2022 foi disputada em Termas de Río Hondo, na Argentina, e quem lidera o campeonato é a dupla formada por Christian Hahn e Diego Nunes, que somou o maior número de pontos dentro dos dois estágios que formam a prova. A corrida teve a dupla Alceu Feldmann/Guilherme Salas no ponto mais alto do pódio, com Werner Neugebauer/Ricardo Zonta em segundo e Hahn/Nunes em terceiro.
A programação para a segunda etapa do campeonato Endurance começa na sexta-feira (14) com duas sessões de treinos opcionais. No sábado (15), os pilotos vão para a pista em duas sessões de treinos livres e a classificação na parte da tarde divididas em dois grupos. A ordem de largada é definida pela média da melhor volta de cada piloto da dupla.
Quem estiver no autódromo pode esperar por dias bem quentes. O primeiro dia de atividades, na sexta-feira, tem previsão máxima de 37°C e mínima de 20°C. No sábado a máxima se mantem em 37°C e a mínima sobe para 22°C. No domingo, 36°C de máxima e novamente 22°C. A previsão de possibilidade de chuva durante as atividades é baixa.
Acompanhando a evolução dos carros, os discos Fremax também trazem evolução nas galerias de ventilação que aliadas ao alto desempenho da liga Carbon+ para competição, garante uma excelente dissipação de calor e resistência mecânica, suportando assim todas as solicitações das frenagens de alta energia que a categoria exige.
A FREMAX é a fornecedora oficial dos discos de freio da Porsche Cup desde 2008 e trabalha em conjunto com a categoria para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência, confiabilidade, tecnologia e durabilidade iguais a todos os carros do grid.
Fala, piloto!
“Essa é uma das pistas mais rápidas do campeonato. Ela tem a reta mais comprida e que exige bastante do freio. A gente chega no final dela por volta de 260 km/h e ainda tem mais três pontos na pista que chega a 200 km/h e a gente depende muito do freio. É muito importante, a Porsche tem um sistema de freio muito bom e isso ajuda a ter uma boa performance e uma constância nas freadas. O final de semana promete ser bem quente e a gente vai realmente tirar o máximo possível das frenagens. Esse conjunto da Porsche com a Fremax, faz com que a gente consiga frear muito próximo, muitas vezes menos de 100 metros da curva quando se está a 260 km/h”.
(Franco Giaffone, piloto Carrera Cup, #3)
A pista de Goiânia na visão da FREMAX
“Considerando a proposta principal de uma corrida de endurance, os 300 quilômetros de Goiânia serão um ótimo teste de resistência não só para os carros, mas também para os pilotos, que serão submetidos a condições extremas durante a prova. Para estas aproximadamente 80 voltas, os discos de freios Fremax certamente terão capacidade de sobra. Entretanto, é necessário dobrar a atenção já que a pista de Goiânia, uma das mais rápidas do calendário, exigirá muito dos freios. E que além dos pontos de alta velocidade, tem ao final da reta um dos pontos mais críticos: os carros alcançam aproximadamente 260 km/h e realizam frenagens e disputas por posição muito próximos dos 100 metros finais da reta principal. É um traçado de média para alta velocidade em um dos melhores autódromos do Brasil e os discos da Fremax proporcionam aos pilotos essa elasticidade em termos de temperatura sem comprometer a eficiência e segurança dos freios”.
(Ronaldo Chremonezi, gerente de Engenharia de Produto FREMAX)
Classificação do campeonato Carrera após uma etapa disputada:
1. #26 Christian Hahn/Diego Nunes, 60 pontos
2. #1 Alceu Feldmann/Guilherme Salas, 58
3. #8 Werner Neugebauer/Ricardo Zonta, 52
4. #99 Nicolas Costa/Jeff Giassi, 49
5. #29 Rodrigo Mello/Nelson Piquet Jr, 44
6. #888 Lineu Pires/Beto Gresse, 36
7. #87 Nelson Monteiro/Alan Hellmeister, 32
8. #70 Lucas Salles/Rafael Suzuki, 31
9. #80 Rouman Ziemkiewicz/Gabriel Casagrande, 31
10. #3 Franco Giaffone/Rubens Barrichello, 30
11. #116 Marcelo Hahn/Allam Khodair, 23
12. #17 Leonardo Sanchez/Átila Abreu, 22
13. #88 Georgios Frangulis/César Ramos, 22
14. #73 Enzo Elias/Adroaldo Weisheimer, 20
15. #16 Renan Pizii/Danilo Dirani, 16
16. #77 Chico Horta/William Freira, 14
17. #25 Paulo Souza/Galid Osman, 13
18. #44 Gustado Farah/Sebastian Moreno, 8
19. #9 Edu Guedes/Carlos Ambrosio, 7
20. #33 Bruno Campos/Giuliano Losacco, 6
21. #121 João Barbosa/João Gonçalves, 5
22. #85 Eduardo Menossi/Pedro Boesel, 4
23. #7 Miguel Paludo/Dennis Dirani, 0
24. #5 Sylvio de Barros/Ricardo Maurício, 0
2ª Etapa – Porsche Endurance Cup C6 Bank Mastercard
GOIÂNIA (GO)
Autódromo Internacional de Goiânia
Extensão: 3.835 metros
Sentido: horário
Curvas: 12 (7 à direita e 5 à esquerda)
Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Abrasividade do asfalto: 4
Força lateral: 4
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro esquerdo
Programação em Goiânia
Sexta-feira, dia 14
14h – Treino opcional 1 (Carrera 992)
14h45 – Treino opcional 1 (Challenge 991.2)
15h35 – Treino opcional 2 (Carrera 992)
16h20 – Treino opcional 2 (Challenge 991.2)
Sábado, dia 15
10h – Treino livre 1 (Carrera 992)
10h40 – Treino livre 1 (Challenge 991.2)
13h30 – Treino livre 2 (Carrera 992)
14h10 – Treino livre 2 (Challenge 991.2)
16h – Classificação Grupo A (Carrera 992)
16h25 – Classificação Grupo B (Carrera 992)
16h50 – Classificação Grupo A (Challenge 991.2)
17h15 – Classificação Grupo B (Challenge 991.2)
Domingo, dia 16
12h25 – Box aberto
12h40 – Formação de grid
13h – Largada (300 km ou 2h45)
Sobre a FREMAX:
Com atuação global e sedes no Brasil, Holanda e Argentina, e um portfólio de mais de 2.500 referências que atendem a mais de 100.000 aplicações, a FREMAX é reconhecida pela produção e comercialização de discos e tambores de freio e cubos de roda.
Sua estrutura de produção flexível e eficiente conta com as certificações internacionais necessárias para atender com precisão e rapidez, as demandas de clientes do mercado de equipamento original e reposição. Mundialmente reconhecida, a qualidade de seus produtos é aprovada como premium em função da tecnologia, segurança, durabilidade, performance e acabamento em todos os detalhes.
Todos estes atributos fazem da FREMAX a fornecedora oficial, e a escolha segura para garantir a segurança, das principais categorias de automobilismo sul-americano e é a fornecedora oficial da Porsche Cup desde 2008.
Além da Porsche Cup, A FREMAX também é a fornecedora oficial de discos de freio da Stock Car, Sprint Race e Old Stock.
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