Serviço será ampliado para todo o município a partir desta segunda-feira
A primavera traz sempre bons ventos e novidades. Em prol do meio ambiente e da geração de trabalho e renda, a Prefeitura de Diadema vai estender, a partir desta segunda-feira (17), a implantação do serviço de Coleta Seletiva (papel, plástico, vidro e metal) a todos os bairros da cidade, logo após a eleição.
Essa iniciativa do Programa Recicla Diadema, visando melhorias na limpeza e a qualidade de vida, envolve conjuntamente as secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços Urbanos e a de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
Para isso, a Prefeitura vai fazer uma ampla campanha educativa de divulgação porta a porta, com distribuição de folheto próprio contendo o mapa das ruas, dias e horários específicos para a coleta seletiva.
“É fundamental a participação, consciência e responsabilidade socioambiental dos moradores, separando corretamente os recicláveis e colocando na calçada apenas nos dias e horários definidos pela Prefeitura”, explicou o secretário municipal Wagner Feitoza, o Vaguinho. “Lembramos que a coleta seletiva é uma ação em defesa da natureza e do nosso planeta que gera benefícios como a redução de custo e a quantidade de lixo que a Prefeitura transporta para aterros sanitários”, disse ele.
Vale destacar sempre que ninguém faz nada sozinho, por isso o Programa Recicla Diadema da Prefeitura é realizado em parceria com as quatro cooperativas de catadores do município: Cooperlimpa, Cooper Fênix, Coop Guerreiros do Chico Mendes e a Cooperativa Nova Conquista. Todas as toneladas de material recolhido pelo caminhão da coleta seletiva serão destinadas para essas trabalhadoras e trabalhadores.
“O objetivo da nossa pasta é contribuir para que o Programa Recicla Diadema possa estimular a economia local, gerando cada vez mais oportunidades de trabalho e renda para as Cooperativas de Catadores”, avaliou a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Patty Ferreira.
O Programa Recicla Diadema é mais uma ação da campanha “Jogue Limpo com Diadema” criada no início da gestão do prefeito Filippi. Vale relembrar que antes de estender a coleta seletiva para todos os bairros, a Prefeitura realizou um projeto piloto experimental em áreas do Piraporinha e do Centro. Os dados daquele estudo inicial serviram de base para que o serviço seja ampliado e bem-sucedido daqui pra frente.
COMO SERÁ A COLETA SELETIVA