Apoiadas em fundamentos de comunicação, atendimento e gestão, as mulheres têm conquistado cada vez mais espaço no setor automotivo. Iniciativas para estimular os negócios liderados por elas, como o Projeto Lounge Mulheres na Reparação, têm recebido apoio de empresas interessadas em promover mais igualdade na indústria

A presença de mulheres na reparação automotiva, seja à frente de oficinas mecânicas ou na gestão de empresas, tem sido essencial para a indústria. Os conhecimentos em gestão e marketing atrelados ao domínio técnico das peças são diferenciais que as fortalecem nessa área predominantemente masculina.

No Brasil, estima-se que existam mais de 8,6 milhões de mulheres donas de micro e pequenas empresas, de acordo com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Entretanto, a indústria de automóveis carece de informações sobre os empreendimentos femininos.

Para dar voz à estatística, empresas têm apoiado diversas ações que contribuem para a visibilidade dessas profissionais. Uma delas é o Projeto Lounge Mulheres, desenvolvido pelo Sebrae a fim de ampliar a atuação feminina no ecossistema de autopeças. A iniciativa reuniu 30 donas de oficinas mecânicas durante a Feira do Empreendedor, que aconteceu entre de 7 a 11 de outubro na capital de São Paulo. 

Entre as empresas de autopeças presentes, estava o Grupo Universal Automotive Systems, aftermarket da indústria automotiva que, ao longo do evento, compartilhou experiências e exemplos de como apoiar a causa. A companhia desenvolveu uma cultura organizacional que inclui mulheres em várias frentes de liderança, como jurídico, recursos humanos, gerentes de departamentos e o conselho da empresa. 

“São mulheres com expertise tanto na parte técnica e de instalações das peças quanto nas decisões operacionais para manter a produtividade nas entregas. É uma forma de proporcionarmos um ambiente mais igualitário e diverso em diferentes áreas da empresa”, destaca Luciene Rossi, head jurídico e recursos humanos do Grupo Universal. 

As habilidades regidas pelas mulheres da reparação se tornam vitais para o comércio da reposição de peças, uma vez que os gastos com a manutenção de veículos giram em torno de R$ 128 bilhões por ano no país, segundo o Sindirepa-SP. Ao todo, são mais de 100 mil oficinas, em sua maioria de pequeno porte, distribuídas por todo o território nacional.

SOBRE O GRUPO UNIVERSAL AUTOMOTIVE SYSTEMS

O Grupo Universal Automotive Systems (antiga Universal Maçanetas), nascido pela paixão por automóveis, está no mercado há 45 anos. Focado inicialmente, na distribuição de maçanetas e fechaduras, ao longo de sua trajetória identificou novas oportunidades de negócio e passou a não somente distribuir, mas também fabricar os próprios produtos, além de expandir a atuação para outras linhas do segmento, lançando e adquirindo outras marcas.

Atualmente, são 27 mil produtos, que atendem mais de 48 montadoras e incontáveis veículos das linhas leve e pesada, além da exportação para mais de 20 países. Entre as linhas de produtos estão UNI1000®️ – Divisão Química; Electric-Life®️ – Lâmpadas e Elétrica; Univel®️ – Indústria Metalúrgica; Universal®️ – Ferragens; Uniflex®️ – Borrachas de Vedação, Guarnição e Mangueiras; Unick®️ – Tampas Automotiva; Micro®️ – Máquinas do Vidro, Amortex®️ – Suspensão, Direção, Transmissão e Amortecedores (Suspensão e Mola a Gás), e Micro®️ Palhetas. 

São 700 colaboradores distribuídos entre a matriz, unidade industrial (Osasco/SP) e os Centros de Distribuição (SP e GO), que totalizam mais de 50 mil m² de área construída.

Fonte: Race Comunicação

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.