FERRARIS NERVOSAS E VELOZES
O 3º treino livre é o momento para ajustes finais para o qualificatório, no início do treino as Ferraris com a maior velocidade de reta à 334 Km/h começaram nervosas segundo Mariana Becker, e Carlos Sainz fez o melhor tempo seguido por Charles Leclerc. George Russel foi para pista e fez uma excelente volta superando as Ferraris e o mexicano Checo Perez que está correndo em casa, mas ficou a frente das Ferrais com o 2º melhor tempo.
Depois de 20 minutos, Max Verstappen foi para pista e dominou a segunda metade do treino, mas as Mercedes foram para pista com alguns ajustes e Russell rompeu a casa dos 19 segundos, marcando 1:18.339 com Lewis Hamilton à +0.144s surpreendendo a todos.
Com a pista melhorando o emborrachamento e com os ajustes nos carros, os tempos foram baixando, Noris melhorou sua volta ficando atrás de Max na P4 e Bottas na P5, a parte final parecia treino qualificatório com todos os pilotos baixando tempo tentando superar as Mercedes, mas nenhum dos pilotos conseguiram, Charles reclamou do carro que está saindo de frente dificultando a pilotagem, não adiantando tanta velocidade com instabilidade aerodinâmica.
O treino qualificatório promete muita disputa entre os pilotos abaixo que estão fazendo volta no mesmo segundo, as Mercedes se apresentaram mais equilibradas não havendo ocorrência de erros e batidas como as outras equipes.
P1 – George RUSSELL 1:18.399
P2 – Lewis HAMILTON +0.144
P3 – Max VERSTAPPEN +0.477
P4 – Charles LECLERC +0.724
P5 – Sergio PEREZ +0.842
P6 – Carlos SAINZ +0.902
Outro ponto que chama a atenção é o fato de Russell andar a frente de Lewis não só hoje, mas durante a maior parte da temporada, assim ocupando a 4ª colocação no campeonato a 20 pontos de Lewis Hamilton na 6ª posição. Se Lewis não superar seu adversário dificilmente terá motivação para continuar em 2023, podendo enfim enfim encerrar sua gloriosa carreira, pois não tem de provar nada a ninguém o seu legado estão nos números através de suas conquistas.