Líder do campeonato, Wellington Cirino sai da quarta posição, com o vice-líder Beto Monteiro logo atrás em quinto. Felipe Giaffone larda do sétimo lugar, enquanto o Paulo Salustiano, que também alimenta chances matemáticas, sai em segundo

A Copa Truck definiu na tarde deste sábado (5) o grid de largada para a nona e última etapa da temporada 2022. A definição do campeão acontece neste domingo (6) a partir das 11h40, em provas que terão transmissão ao vivo por Band, SporTV e pelo YouTube oficial da categoria. E quem vai largar na frente está na disputa direta pelo título: o terceiro colocado na tabela, Roberval Andrade.

Com uma volta em 1min50s465 no Top Qualifying, o piloto da Mercedes-Benz, que soma 224 pontos na terceira posição do campeonato, desbancou Paulo Salustiano, da Volkswagen, por 0s226. Salustiano, que soma 199 pontos, é o quinto colocado na tabela e o último entre os que reúnem chances matemáticas de título com 40 pontos em jogo neste domingo.

Leandro Totti, fazendo etapa pela equipe R9/Volkswagen, sai do terceiro lugar. Depois dele, mais três dos pilotos que lutam diretamente pela taça de campeão: o líder Wellington Cirino, que soma 234 pontos, sai em quarto, com Beto Monteiro em quinto (é o vice-líder com 229); defendendo a Iveco, Felipe Giaffone, quarto na tabela com 223, larga da sétima posição.

Foi a segunda pole position de Roberval Andrade na temporada. O piloto paulista, da ASG Motorsport, busca seu segundo título na categoria, enquanto o líder Cirino busca sua primeira taça de campeão da Copa Truck.

Andrade falou sobre as dificuldades do traçado de 3.835 metros com a previsão de calor e até mesmo de chuva (mais informações ao final do texto). “Como Goiânia é uma pista muito quente e os caminhões tendem a perder aderência geral do meio para o final da corrida, é o momento de administrar o equipamento, mas ao mesmo tempo é a hora que eu começo a surfar e tirar o tempo onde o caminhão não pode me dar”, disse.

O traçado de Goiânia é conhecido por ser muito exigente com o sistema de freios. Além das retas longas, o miolo sinuoso do circuito costuma colocar máquinas e pilotos à prova. Cuidar dos freios na pista mais quente da temporada pode ser um fator decisivo para o campeonato. Ao fim da reta principal, que tem extensão de mil metros, os caminhões fazem uma redução de 190 para 100 km/h, tendo cerca de 200 metros para essa redução.

O miolo do circuito também é bastante técnico, com a freada da última curva do traçado, que antecede a reta, em que os pilotos reduzem de 170 para 80 km/h em apenas cinco segundos e 180 metros.

A Fras-le, maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e um dos líderes mundiais, é a fornecedora oficial de pastilhas de freio para a Copa Truck, proporcionando eficiência e segurança nas frenagens dos caminhões mais rápidos do planeta.

Fala, piloto!
“Tem muita coisa em jogo e nesse final de semana me sinto muito pressionado. Nos treinos, eu pedi um pouco o caminho porque eu testei outras configurações; tenho um estilo de guiada diferente do (Wellington) Cirino. Fiz o  melhor tempo do treino livre, mas não estava confortável, enquanto o Cirino estava. Então voltamos os dois iguais e fomos pra classificação. Então deu tudo certo. Eu tenho o ritmo forte de corrida, mas tem que poupar o caminhão. Agora entra a segunda parte da estratégia; a primeira estratégia era a pole. No calor o gerenciamento de freio é um pouco diferente por causa da temperatura. Ele muda de comportamento. A Fras-le com essas pastilhas especiais, é como os pneus: depois que aquece de um pouco, a performance do conjunto todo diminui um pouco por causa da temperatura, um processo normal. A aderência geral do caminhão já deixa de ser a mesma do começo, então você tem que administrar isso. Eu tenho isso na minha mente: é a hora que eu começo a surfar e tirar o tempo onde o caminhão não pode me dar”.
(Roberval Andrade, ASG Motorsport, Mercedes-Benz #15)
Pole Position da nona e última etapa da Copa Truck

A pista de Goiânia na visão da FRAS-LE
“O circuito de Goiânia tem como principal fator o de possuir uma das maiores retas do Brasil, que mesmo com o radar de 160 km/h, ainda permite o desenvolvimento de velocidades de até 220 km/h. E para que se alcancem essas velocidades, os freios precisam estar ‘em dia’ para fazer essa frenagem mais ‘brusca’ e garantir o contorno seguro da curva 1. As demais curvas, combinadas com o clima quente de Goiânia, irão dificultar o resfriamento do sistema, porém, certamente as pastilhas da Fras-le darão conta do recado e irão garantir a performance, durabilidade e segurança a todos os pilotos”.
(Roger Lusa dos Santos, Engenheiro de Aplicação da Fras-le)

Resultado da Classificação (Top-10 extra-oficial)
1. 15 Roberval Andrade (Mercedes-Benz) – 1min50s465
2. 55 Paulo Salustiano (Volkswagen) – 1min50s691
3. 73 Leandro  Totti (Volkswagen) – 1min50s772
4. 6 Wellington Cirino (Mercedes-Benz) – 1min50s907
5. 88 Beto Monteiro (Volkswagen) – 1min50s980
6. 69  Evandro Camargo (Mercedes-Benz) – 1min51s263
7. 4 Felipe Giaffone (Iveco) – 1min51s469
8. 27 Fábio Fogaça (Mercedes-Benz) – 1min51s595
9. 26 Raphael Abbate (Iveco) – 1min52s613
10. 45 Daniel Kelemen (Mercedes-Benz) – 1min52s762

9ª Etapa – Copa Truck 2022

GOIÂNIA (GO)
Autódromo Internacional de Goiânia
Extensão: 3.835 metros
Sentido: horário
Curvas: 12 (7 à direita e 5 à esquerda)

Inauguração: 1974
Previsão climática: Mínima de 18ºC e Máxima de 31ºC; com previsão de pancadas de chuva a partir das 10 horas, segundo o Climatempo.

PROGRAMAÇÃO DA ETAPA
Domingo, 6 de Novembro
07h45: Warmup
11h40: Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
12h15: Corrida 2 (25 minutos + 1 volta)

Classificação do campeonato:
1. Wellington Cirino, 234 pontos
2. Beto Monteiro, 229
3. Roberval Andrade, 224
4. Felipe Giaffone, 223
5. Paulo Salustiano, 199
6. Debora Rodrigues, 171
7. Jaidson Zini, 155
8. Luiz Lopes, 125
9. Andre Marques, 119
10. Adalberto Jardim, 82
11. Djalma Fogaça, 78
12. Regis Boessio, 62
13. Danilo Dirani, 56
14. Renato Martins, 30

Sobre a FRAS-LE:

A Fras-le destaca-se por ser um powerhouse de reposição em autopeças, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. Além disso, é uma das maiores fabricantes mundiais de material de fricção, atendendo os segmentos de montadoras e reposição. A companhia desenvolve, produz e comercializa produtos para automóveis, motos, veículos pesados, aviação e também para as linhas ferroviária e industrial. Com unidades nos Estados Unidos, China, Argentina, Uruguai e Índia, possui 11 plantas industriais, seis centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças. Desde 1996 a Fras-le é controlada pelas Empresas Randon.

A empresa é líder no mercado de reposição e coloca ao alcance do consumidor produtos com a qualidade da peça original, por meio das marcas Fras-le, Lonaflex, Fremax, Controil e Nakata. Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge.  A Fremax, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car,  assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock.

FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial

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