Mutirão oftalmológico foi realizado neste sábado; programa entrega óculos gratuitamente a crianças da rede com dificuldade de visão
Mães de estudantes da rede municipal de Diadema que participam do programa Lentes do Saber elogiaram a proposta da Prefeitura, que vai entregar óculos gratuitamente a crianças que apresentarem dificuldade de visão.
Neste sábado (5), 188 crianças passaram pelo mutirão oftalmológico realizado no Quarteirão da Saúde. Todas elas, matriculadas no 1º ano, passaram por triagem inicial realizada nas escolas municipais nos últimos meses e demonstraram problemas para enxergar.
Josefa Maria Rufino Maciel, mãe da Alice Rufino Maciel, de 7 anos, que estuda na Escola Municipal Teotônio Vilela, elogiou o programa e o atendimento feito no Quarteirão da Saúde. “O atendimento foi maravilhoso, rápido e prático, todos muito atenciosos. Já tinha percebido que a Alice tinha uma dificuldade com a visão porque ela ficava com o rosto muito próximo da tela do celular”, comentou Josefa, que já viu a filha definir o modelo de óculos. “Escolhi o óculos rosa porque é o mais bonito”.
Elisabete da Costa, mãe da Ana Luiza Costa de Aquino, também aluna da escola Teotônio Vilela, foi outra a enaltecer o programa. “A Ana Luiza reclamava muito de coceira e dor nos olhos, além de dor de cabeça, principalmente quando passa muito tempo mexendo no celular. Então, já desconfiava que ela precisava de óculos. Eu avisava que não era bom ficar tanto tempo assim na tela, porque poderia precisar de óculos e agora a conta chegou”, disse. “Achei que aqui no Quarteirão foi tudo ótimo e rápido. Também achei que as orientações foram bem detalhadas”.
O Programa Lentes do Saber é uma parceria entre as secretarias de Educação e da Saúde, que vai mapear a visão de todos os estudantes matriculados na rede municipal de ensino. O projeto integra o rol de ações do âmbito do Programa Prefeito Amigo da Criança.
O prefeito José de Filippi Júnior acompanhou o mutirão realizado no Quarteirão da Saúde. “Fizemos uma triagem nas escolas, com 2.600 crianças, e hoje estamos atendendo as primeiras 336 que apresentaram mais dificuldade. As que precisarem de óculos vão receber o acessório para ajudar no desenvolvimento das crianças. As equipes da Saúde e Educação estão de parabéns pelo trabalho importante.”
Além de Filippi, acompanharam o mutirão a presidenta do Fundo Social de Solidariedade, Inês Maria, a secretária de Saúde de Diadema, dra Rejane Calixto, Maria Cláudia Vilela (diretora do Quarteirão da Saúde), Marta di Filippi Sartori (coordenadora médica de oftalmologia do Quarteirão da Saúde), Vania Cristina Vieira (diretora de departamento de expansão e ensino da Secretaria de Educação), Ana Cláudia Martins (coordenadora de Educação Especial e Inclusiva) e Vanessa França (coordenadora do Programa Prefeito Amigo da Criança).