Prefeitura alerta sobre a importância de manter o esquema vacinal atualizado

Com a confirmação da chegada ao Brasil da nova subvariante Ômicron BQ.1 (foi confirmada no Rio de Janeiro), a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde aproveita para alertar sobre a necessidade de a população reforçar as medidas de prevenção, principalmente em relação à vacinação contra a Covid-19.

No dia-a-dia, a aplicação das doses está disponível nas 20 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Diadema, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, por livre demanda, mediante apresentação da documentação obrigatória. Desde o início da campanha de vacinação contra a covid-19, Diadema já aplicou mais de 1,154 milhão de doses do imunizante para proteger a população contra o agravamento da doença.

“É fundamental que os munícipes fiquem atentos ao calendário vacinal e tomem as vacinas no prazo recomendado para cada dose, inclusive as doses de reforço, pois manter o esquema em dia ajuda a evitar o adoecimento e hospitalizações”, afirma a secretária municipal da saúde, Dra Rejane Calixto.

Atualmente, a primeira dose da imunização é ofertada para qualquer pessoa acima de três anos. Confira o endereço das Unidades aqui: http://www.diadema.sp.gov.br/secretaria-saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19.

Vale ressaltar que o Decreto nº 8.191, de 14 de setembro, manteve como obrigatório o uso de máscaras nas Unidades de Saúde.

Quem pode se vacinar

1ª dose: qualquer pessoa acima de três anos

2ª dose: conferir no cartão de vacinação o prazo definido para sua aplicação

3ª dose: pessoas acima de 12 anos que receberam a segunda dose há quatro meses – ou 28 dias nos casos de pessoas imunossuprimidas

4ª dose: pessoas acima de 18 anos (ou gestantes e puérperas acima de 12 anos) que receberam a terceira dose há quatro meses

5ª dose: pessoas com 18 anos ou mais, que se enquadrem nos critérios de alto grau de imunossupressão e tenham tomado a quarta dose com intervalo mínimo de quatro meses.

Síndrome gripal

Pessoas com diagnóstico de Covid-19 só podem receber a vacina 30 dias após o início dos sintomas ou do resultado positivo em casos de assintomáticos. Em casos negativos para o coronavírus, mas com quadro de síndrome gripal, o recebimento da vacina deve ocorrer após 48 horas do desaparecimento dos sintomas.

Documentos necessários

Adultos e adolescentes: documento de identidade (com foto), CPF e comprovante de vacina (no caso de segunda, terceira, quarta ou quinta dose).

Imunossuprimidos: além da documentação acima, devem levar documentos que comprove a imunossupressão. Saiba quais são as comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde em:  http://www.diadema.sp.gov.br/covid/26591-covid-19-conheca-os-documentos-especificos-para-pessoas-com-comorbidades-receberem-a-dose.

Crianças: apresentar documento oficial de identificação da criança que pode ser a certidão de nascimento, carteira de identidade ou passaporte, CPF e caderneta de vacinação de rotina. Também será necessário apresentar um documento original com foto do responsável (que deve ser um adulto maior de 18 anos) pela criança no momento da aplicação.

Vacinação de rotina

É importante lembrar que a Campanha de Multivacinação foi estendida até o dia 30 de novembro em todas as 20 UBSs de Diadema.

A aplicação das vacinas de rotina ocorre normalmente nas 20 Unidades Básicas de Saúde de Diadema, por livre demanda, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Confira a relação das UBSs em: http://www.diadema.sp.gov.br/enderecos/324-contato/ubs.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.