CORRIDA SPRINT VAI AGITAR O PÚBLICO HOJE NO GP SÃO PAULO

Neste sábado às 17:00h no Autódromo de Interlagos o templo do automobilismo brasileiro, vai rolar a Corrida Sprint de Fómula 1 no Brasil, um modelo já realizado em outras etapas apreciada por uns e criticada por outros, nesta matéria falaremos sobre os pontos fracos e fortes de uma Corrida Sprint.

PONTOS FRACOS:

  • O treino que define o grid de largada da Corrida Sprint acontece na sexta-feira, enquanto muitos amantes da categoria não conseguem assistir devido o trabalho, apesar do treino no GP São Paulo ter ocorrido às 16:00 muitos estavam trabalhando, em outros países geralmente é transmitida em canal por assinatura onde nem todos podem acompanhar.
  • No sábado o torcedor está acostumado a assistir o qualify com suas eliminações, superações além da conquista do pole position, nas etapas anteriores tivemos corridas mornas, por valer poucos pontos com os altos riscos de uma corrida.
  • O resultado da Corrida Sprint define o grid de largada de Domingo, deixando um gap no torcedor que não assistiu o treino, onde o melhor conjunto HomemxMáquina geralmente vencem, foi assim na 1ª Corrida Sprint em Emilia Romagna e Imola, ambas com a vitória de Max Verstappen, que provavelmente ganhará no GP São Paulo, ou seja, o piloto vence duas vezes no mesmo GP, tirando a emoção da conquista do domingo, por já ter vencido no sábado.

PONTOS FORTES

  • O GP já começa na sexta-feira com mais um dia de competição, excelente para o público presente no autódromo e para os amantes que conseguem acompanhar o treino qualificatório, ontem foi surpreendente a conquista da pole com Kevin Magnussen.
  • Apesar da Corrida Sprint ser mais moderada por parte dos pilotos, em 2022 Max Verstappen trouxe emoção para o seu torcedor, ultrapassando seu concorrente ao título Charles Leclerc nas duas edições.
  • Para a nova geração que não sente falta do qualify do sábado, ter duas corridas em uma única etapa com os resultados válidos do treino sexta, a carga de adrenalina é bem maior, sendo este o novo público consumidor que vai aos autódromos e acompanham a categoria independente do dia e horário, a F1 parece estar no caminho certo.

Neste mundo em transformação a Fórmula 1 tinha que tentar algo diferente, a Corrida Sprint tradicionalmente americana não é cansativa, com a mudança de comportamento do público onde a paciência está cada vez menor, faz sentido esta introdução na Fórmula 1, mas não é só a F1 que está se adaptando a esta nova geração, a produção de filmes se adaptou com as séries, assim como o jornalismo hoje é mais objetivo com textos mais breves possíveis, por este motivo já estou encerrando esta matéria por aqui.

Concluindo, o modelo pode ser melhorado, este foi um ano de testes. Imagine uma Corrida Sprint valendo mais pontos com grid invertido na corrida de domingo valendo tão quanto, com certeza traria outra dinâmica para a F1, imagine o pelotão da frente saindo no meio do pelotão. Este modelo já existe na Stock Car, na Porsche Cup, Copa Truck, F4 Brasil e a F1 não precisa inventar nada de novo e sim aprimorar o que já existe, pois cada categoria estiliza este modelo de forma diferente.

A Corrida Sprint do GP São Paulo será transmitida pelo Dream Team da Band a partir das 16h em TV aberta.  

 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.