A ESTRADA PARA O PÓLO
Max Verstappen conquistou a pole para a última corrida da temporada de 2022. O piloto da Red Bull estabeleceu o melhor tempo de qualificação, 1m23.824s, utilizando o composto macio P Zero. Ele é acompanhado na primeira linha pelo companheiro de equipe Sergio Perez, que ficou a 0,228s do primeiro lugar. Charles Leclerc largará em terceiro em sua Ferrari, estabelecendo a volta mais rápida de 1m24,092s.
As temperaturas da pista durante a qualificação variaram entre 32,2-33,2°C; como esperado, as condições estavam mais frias do que na segunda sessão de treinos livres de sexta-feira e no terceiro e último treino de sábado.
As diferenças de desempenho entre os três compostos mais macios da linha Pirelli presentes em Abu Dhabi são quase idênticas. Há uma lacuna estimada de 0,3s por volta entre os compostos duros e médios e os compostos médios e macios, respectivamente.
A Red Bull também foi a mais rápida no treino final. Perez liderou a classificação com 1m24.982s, ficando 0,152s à frente de Verstappen. Lewis Hamilton (Mercedes) foi o terceiro mais rápido com 1m25.222s. O treino livre foi brevemente interrompido no meio da sessão por uma bandeira vermelha.
O Pirelli Pole Position Award foi entregue a Max Verstappen por Khaby Lame, o influenciador mais seguido do mundo no TikTok. O italiano de 22 anos começou a postar reações cômicas em vídeos na rede social em 2020 e seu sucesso foi imediato, construindo a conta TikTok que mais cresce de todos os tempos. Lame agora tem mais de 152 milhões de seguidores e 2,5 bilhões de curtidas e está na lista Forbes Top Creators 2022.
CADERNO DE ESTRATÉGIA
Uma estratégia de duas paradas pode muito bem ser a opção mais rápida para o Grande Prêmio de Abu Dhabi. O aumento da degradação dos pneus em comparação com a corrida do ano passado criou pontos de interrogação em torno das simulações pré-evento. Dois pitstops, com uma perda média de 22 segundos para cada troca de pneu, são projetados para serem quatro a cinco segundos mais rápidos do que uma única parada.
Duas opções são consideradas as mais rápidas: começar com os médios, mudar para os duros (entre as voltas 16 e 22) e completar o stint final com os compostos médios ou duros. Completar o stint final com pneus macios é menos provável, pois é improvável que seja tão competitivo quanto os outros compostos. O que as equipes decidirem fazer provavelmente também dependerá da alocação de pneus restante.
Quem quiser tentar uma estratégia de uma paragem pode chegar à grelha com composto médio e depois substituí-los pelo pneu duro, com gestão da degradação de uma chave de primeiro stint mais longa. Outras opções em uma estratégia de parada única incluem macio para duro e duro para macio, ponto em que um carro de segurança desempenharia um papel importante no resultado.
O teste é essencial para o desenvolvimento de pneus de alto desempenho. A Pirelli organizou um dia de testes em Yas Marina na terça-feira, onde pilotos em tempo integral e novatos testarão os compostos que farão sua estreia no ano que vem. O dia de testes de Abu Dhabi segue-se a duas sessões de treinos especiais de 90 minutos já realizadas em Austin e na Cidade do México, que permitiram aos técnicos da Pirelli refinar os pneus antes do teste da próxima terça-feira, onde os carros circularão durante todo o dia entre as 9h e as 18h.