Acelerando a transformação digital do negócio, dispositivos são distribuídos para revendedoras em fase teste e potencializam vendas de maneira sustentável
O Grupo Boticário deu início a mais um projeto inovador com foco na digitalização das vendas diretas e no desenvolvimento sustentável de seu ecossistema de beleza. Em fase teste, a companhia desenvolveu uma solução para transportar as fragrâncias de seus produtos para uma tecnologia em formato de tablet. Na prática, no lugar de testar os cheiros em catálogos de papel, as revendedoras poderão apresentá-los aos consumidores em uma experiência inovadora no Brasil e 100% phygital.
O Catálogo Perfumado é capaz de comportar até 20 fragrâncias, apresenta imagens dos produtos disponíveis em uma tela e, com apenas um clique, transmite o cheiro selecionado pelo consumidor. Construído pelos times de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário em parceria com a empresa Noar, focada na experimentação de cheiros de forma tecnológica e sustentável, esse é o primeiro equipamento digital com tela a transmitir fragrância no Brasil.
Além de fomentar a experiência phygital às revendedoras e aos consumidores, a iniciativa foi idealizada com foco nas metas dos Compromissos para o Futuro, assumidos em 2021 pelo Grupo, que abordam ações afirmativas nas dimensões humanas, ambientais e voltadas aos processos produtivos da companhia. Isso porque, com a tecnologia, é possível garantir uma redução no uso do papel utilizado para o desenvolvimento dos materiais físicos de venda direta: a cada dispositivo, 4,8 kg de papel podem ser reduzidos por ano. A solução também fornece experimentação por meio do método “jato seco”, que elimina qualquer tipo de resíduo ou gota que poderia restar no ar.
“O Grupo Boticário investe constantemente em inovação para aprimorar os produtos e serviços e oferecer soluções mais sustentáveis para o ecossistema de beleza. Mesmo com iniciativas para amenizar o impacto do uso do papel que já temos em nossa companhia, precisávamos encontrar uma alternativa para os catálogos físicos, ferramentas de venda muito importantes para as nossas revendedoras. O dispositivo nos aproxima do primeiro de nossos Compromissos, que trata-se do mapeamento e solução de todo resíduo sólido gerado pela nossa cadeia”, Gustavo Dieamant, diretor executivo de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos.
As revendedoras que fazem parte desta fase experimental já estão com a tecnologia em mãos e podem abordar seus clientes para conhecer as novidades das marcas do Grupo e sentir as fragrâncias de um modo diferente, único e inovador.
Sobre o Grupo Boticário
Um dos maiores grupos de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira multicanal e multimarcas presente em 15 países. É dona das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?; BeautyBox, Multi B, Vult, Beleza na Web, O.u.i, Dr. JONES e Truss, que juntas atuam com o propósito de transformar o mundo por meio da beleza. São 14 mil colaboradores diretos, além de outras 40 mil pessoas que trabalham na rede de franquia, considerada hoje a maior franquia de beleza do mundo, com mais de 4 mil pontos de venda em 1.780 cidades brasileiras.
Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem a sustentabilidade embutida em seu modelo de negócios. Até 2030, o grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da gestão de resíduos com a plataforma “Uma Beleza de Futuro”, que reúne compromissos socioambientais ambiciosos.
A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 45 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais por meio da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário.
Fonte: Imprensa Grupo Boticário | Máquina CW