Para acompanhar ação de sensibilização no Dia Nacional da Acessibilidade, empresa lança vídeo-aula gratuita sobre comunicação inclusiva
Contribuir para uma sociedade mais inclusiva e equânime são alguns dos compromissos assumidos pelo Grupo Boticário na missão de construir Uma Beleza de Futuro. No Dia Nacional da Acessibilidade, celebrado nesta segunda-feira (5), o Grupo promove uma ação de conscientização sobre a importância da comunicação acessível e disponibiliza, gratuitamente, uma vídeo-aula sobre comunicação inclusiva, com orientações e dicas para a produção de conteúdos inclusivos para redes sociais.
De acordo com dados do último CENSO do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, mais de 45 milhões de pessoas com deficiência vivem no Brasil e superam desafios diários com a falta de recursos de acessibilidade. Para sensibilizar a sociedade sobre a importância de uma comunicação acessível, o Grupo realizou o seu primeiro experimento social que resultou em um vídeo que demonstra como as pessoas não observam que o dia a dia está repleto de empecilhos para que o mundo seja verdadeiramente inclusivo.
Na dinâmica, colaboradores da empresa sem deficiência foram convidados a utilizar por, aproximadamente, 20 minutos celulares de pessoas com deficiência visual e interagirem com conteúdos diversos, sendo alguns com texto alternativo e outros sem. A experiência resultou em um momento diálogo com um segundo grupo de colaboradores com deficiência visual e auditiva, legitimando, portanto, a importância de uma comunicação que seja acessível para todos.
O experimento foi realizado pela áreas de Diversidade & Inclusão da empresa com o apoio Grupo de Afinidade Inclusão na Real como mais um desdobramento da campanha digital #PraGeralVer, lançada em setembro no Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência.
“Acessibilidade é permitir que todos possam vivenciar as mesmas sensações com autonomia. Trata-se de um compromisso de todas as pessoas pela inclusão e representatividade e, por isso, lançamos esse experimento, justamente, para estimular uma reflexão na nossa sociedade sobre a importância de uma comunicação acessível”, diz Rony Santos, gerente de Diversidade e Inclusão do Grupo Boticário. Trabalhamos para promover a equidade em sua totalidade, permitindo que qualquer pessoa possa vivenciar as mesmas sensações com autonomia, sem barreiras que as impeçam de entender um conteúdo que viralizou na internet ou de curtir um post interessante, por exemplo. Para isso, o Grupo acredita no poder da educação e conscientização como ferramentas de transformação social e, por sua vez, de inclusão”, complementa
Como para o Grupo Boticário, a inquietude é apenas ponto de partida para movimentar e oferecer opções e ações que colaborem para uma real mudança, foi desenvolvida videoaula gratuita que estará à disposição no site do Grupo Boticário e no YouTube a partir de 6/12. Ministrada pela roteirista e especialista em Audiodescrição Ana Fátima Berquó e pela audiodescritora e consultora, Cida Leite, o conteúdo é direcionado a todos os interessados em aprender mais sobre a temática, tendo como foco a deficiência visual. Além disso, conceitos de audiodescrição, considerando a percepção e entendimento de quem se autodescreve, orientações e dicas para comunicações e conteúdos audiodescritos e como produzir um texto alternativo para redes sociais serão abordados.
Em 2023, a vídeo-aula será incorporada no Programa de Formação em Diversidade & Inclusão do Grupo Boticário, iniciativa de capacitação e conscientização lançada em 2021 para todos os colaboradores, força de venda, revendedores, fornecedores e consumidores do GB frente às diversas dimensões de diversidade. O programa conta com 2 trilhas de formação obrigatórias e soma mais de 20 mil colaboradores da força de venda participantes.
Sobre o Grupo Boticário
Um dos maiores grupos de beleza do mundo, o Grupo Boticário é brasileiro, multicanal e multimarcas presente em 15 países. É dono das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice? BeautyBox, Multi B, Vult, Beleza na Web, O.U.I e Dr. JONES, que juntas atuam com o propósito de transformar o mundo por meio da beleza. São 14 mil colaboradores diretos, além de outras 40 mil pessoas que trabalham na rede de franquia, considerada hoje a maior franquia de beleza do mundo, com mais de 4 mil pontos de venda em 1.780 cidades brasileiras.
Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, o Grupo tem a sustentabilidade embutida em seu modelo de negócios. Até 2030, o Grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da gestão de resíduos com a plataforma “Uma Beleza de Futuro”, que reúne compromissos socioambientais ambiciosos.
A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 45 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. O Grupo atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais por meio da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário.
Fonte: Máquina CW