Coordenadora do curso de Psicologia da Anhanguera explica como identificar os sintomas da estafa

Ter que dar conta de tudo é uma sensação que a maioria das mulheres passa, principalmente depois que se tornam mães. A responsabilidade e os afazeres aumentam com a chegada de um novo integrante na família, mas as tarefas do dia a dia, somadas à vida social e aos cuidados com os filhos podem acarretar a estafa emocional, o chamado burnout materno.

A coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, professora Daniele Eloise Kobayashi, explica que a síndrome é um distúrbio causado pela exaustão extrema, sempre relacionada ao trabalho que é exercido. “É um distúrbio psíquico provocado por tensões emocionais e estresse. Lidar com as atividades domésticas, serviço externo e demandas com bebês e crianças pequenas, ao mesmo tempo, pode ser exaustivo”, comenta.

Segundo a psicóloga, os sintomas podem ser percebidos, tanto logo após o parto, quanto nos primeiros anos de idade. “Esse problema está relacionado à sobrecarga que surge com as novas tarefas e pode ser verificado até três ou quatro anos depois do nascimento dos filhos”, relata a docente.

Muitas mães não sabem que estão passando pelo distúrbio, por acreditarem que esta seja uma situação comum. A diferença entre o cansaço habitual e o esgotamento está na intensidade e na quantidade de vezes que isso ocorre. De acordo com a acadêmica, não é normal se sentir exaustão de forma contínua, principalmente se a sensação estiver atrelada ao sentimento de culpa. “É preciso que se verifique a frequência desses episódios, para que a mãe consiga buscar ajuda de um profissional qualificado”, completa.

Como identificar?

Os sintomas da síndrome de burnout materno podem ser físicos ou psicológicos, sendo que a mãe pode apresentar:

— Sentimento constante de culpabilidade;

— Cansaço mental e físico excessivos, mesmo após o descanso;

— Falta de interesse ou prazer em cuidar do filho;

— Insônia;

— Dificuldade de concentração;

— Perda de apetite;

— Irritabilidade e agressividade;

— Lapsos de memória;

— Baixa autoestima e insegurança;

— Desânimo e apatia;

— Dores de cabeça e no corpo;

— Negatividade constante;

— Tristeza excessiva.

Providências

Cada caso deve ser analisado individualmente e não podem ser tratados de formas generalizadas. O burnout requer que o paciente faça terapias e acompanhamentos com um ou uma profissional da área da saúde de forma constante. “O autoconhecimento é preciso para reconhecer os próprios limites e a avaliação será feita por um psicólogo capacitado pode auxiliar nesse caminho, além de apresentar qual é o tratamento necessário para a situação”, finaliza.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações.  

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 1 milhão de estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 124 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.517 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Acesse o site para mais informações.

Fonte: Assessoria de Imprensa | Ideal

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.