O Automóvil Club del Uruguay (ACU) sediou a cerimônia de premiação FIA da Confederação Sul-Americana de Automobilismo (Codasul), correspondente aos anos de 2021 e 2022.
Por conta da pandemia, a edição anterior havia sido suspensa. Por isso, nesta ocasião, o espanhol Pepe Oriola recebeu seus troféus como campeão de pilotos de 2021, o argentino Fabricio Pezzini que levou a coroa de 2022 e as equipes W2 Pro Gp e PMO Motorsport, como vencedores no geral por equipes nos anos 2021 e 2022, respectivamente.
Na cerimônia de premiação, Jorge Tomasi, presidente da ACU, deu as boas-vindas aos representantes dos seis países membros da Codasul. Na sequência do diretor uruguaio, o argentino Carlos García Remohí, presidente da entidade sul-americana, iniciou a cerimônia de premiação e comemorou o reencontro com pilotos, dirigentes e jornalistas.
A entrega contou com premiações de diversas categorias que foram disputadas na América do Sul durante essas duas temporadas. A grande novidade foi a inclusão do TCR South America que iniciou sua atividade em 2021 e para a temporada 2023 são esperados mais de 20 carros no grid e a largada do TCR Brasil.
Por Oriola e W2 Pro GP, a premiação de 2021 foi recebida por Ricardo Caballero, diretor esportivo do TCR South America e Agustín Data, diretor administrativo do TCR South America. Por sua vez, os troféus de 2022 foram levados por Pezzini e Enrique Mansilla, chefe da equipe PMO Motosport, que estiveram presentes na celebração.
Os prêmios foram entregues por Alberto Domingo (presidente da Comissão Histórica de Turismo da Codasul), Antonio Abdo (Automóvil Club de Bolívia), Gunther Gravoski (Paraguai), Enrique Freire (Peru), Cleyton Pinteiro e Gonzalo Concha da FADECH (Federação Automobilística do Chile ), Edgard Molas (Presidente da Comissão de Esportes do TACPY, Touring e Automóvel Clube do Paraguai), José Haroldo Scipiao (Comissão de Ralis da Confederação Brasileira de Automobilismo), Carlos García Remohí (Presidente da Codasul) e Jorge Etchamendi (tesoureiro da Codasur).
OS CAMPEÕES
TCR América do Sul
Pilotos 2021: Pepe Oriola (Espanha)
Equipes 2021: W2 Pro GP (Brasil)
Pilotos 2022: Fabricio Pezzini (Argentina)
Equipes 2022: PMO Motorpport (Argentina)
Turismo histórico
Categoria C: Gonzalo Arroyo (Uruguai) e Alberto Aicardi (Uruguai)
Categoria B: Martín Harispe (Uruguai) e Rubén Peña (Uruguai)
Velocímetro: Martín Harispe (Uruguai) e Rubén Peña (Uruguai)
Geral: Eduardo Vergagni (Argentina) e Víctor Sorrentino (Argentina)
Campeonato FIA-Codasur Rally. (Rally Trans Itapúa, Rally Argentina, Rally Erechim, Rally Santa Cruz de la Sierra, Rally Huancayo e Rally Atlântico)
Codasur 5: Carlos Cativelli (Argentina) e Tomás Álvarez (Argentina)
FIA-Codasur 4: Luigi Contín (Uruguai) e Federico Rodríguez (Uruguai)
FIA-Codasul 2: Wilfried Klassen (Paraguai) e Juan Cabrera (Paraguai)
Geral FIA-Codasul: Gustavo Saba (Paraguai) e Fernando Mussano (Argentina)