Estreante brasileiro vira centro das atenções na principal prova do mundo

Lucas Moraes vem cumprindo uma jornada impecável em sua estreia no Rally Dakar, a mais difícil prova do mundo que está sendo realizada nos desertos da Arábia Saudita, com 15 dias de duração. Nesta sexta-feira, Moraes e o navegador alemão Timo Gottschalk levaram seu Toyota GR DKR Hilux ao sétimo lugar depois dos 333km da sexta especial consecutiva do Dakar, resultado que os alçou à terceira posição da classificação geral da categoria carros, a principal da competição.

Ainda estreante na prova, o jovem brasileiro passou a ser um dos centros de atenção da enorme caravana multinacional do Dakar, merecendo muitos elogios pela maturidade e domínio da situação que vem demonstrando já em sua primeira participação. A sexta etapa, inclusive, foi avaliada como “traiçoeira e perigosa” por vários competidores, tanto pelo nível técnico como pelas várias situações de risco físico enfrentadas pelos mais de 400 veículos participantes.

“Esse foi mesmo um dia bem difícil, com muitas dunas, muitas dunas mesmo”, comentou Lucas. “Algumas delas eram muito perigosas, com descidas bem íngremes e saltos. O carro sofreu um pouco, mas foi valente. E conseguimos chegar ao final com ele inteiro”, continuou o atleta Red Bull, que tem apoio da SpeedMax Pneus.

A corrida do brasileiro, no entanto, não foi livre de percalços. “Dadas as condições, podemos dizer que fizemos uma prova limpa. Mas tivemos um pneu furado no km 35. Depois, percebemos que outro tinha um vazamento – e paramos novamente para fazer a troca. Aí seguimos até o final com um ritmo conservador, pensando sempre em evitar quebras porque o dia de hoje foi bem difícil para o equipamento. Mas sabíamos que tínhamos chance de um bom resultado”, comentou.

Cautela – Sobre o momento que está vivendo, Lucas, que é o atual bicampeão do Sertões mas desejava ser testado também no Dakar, foi cauteloso. “É incrível estarmos no terceiro lugar na classificação geral. O Dakar reúne as melhores duplas do mundo. Então, nem sei o que dizer pra falar a verdade”, comentou o brasileiro. “Estrear fazendo um bom papel sempre foi o que sonhei. Está acontecendo, mas o rally está longe do fim ainda. E o Dakar é imprevisível. A única maneira de seguir em frente é continuar mantendo o foco, trabalhar bastante e respeitar o desafio. Senão, ele te engole”.

O melhor resultado final de um brasileiro no Rally Dakar foi o oitavo lugar de Klever Kolberg em 2002, a bordo de um Mitsubishi Pajero e com navegação do francês Pascal Larroque.

A vitória na especial de hoje foi do catarino Al-Attiyah e do navegador francês Mathieu Baumel, que cumpriram os 333km em 3h13min12s com o Toyota GR DKR Hilux oficial de fábrica. O segundo lugar foi dos franceses Sébastien Loeb/Fabian Lurquin, com um Prodrive Hunter T1+. Neste sábado o Dakar realiza sua sétima especial, em uma distância de 472km novamente entre Riad e Al-Duwadimi.

Confira os resultados de hoje:

6ª Especial, 333km, entre Riad e Al-Dawadimi
1. Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Toyota GR DKR Hilux) 3h13min12s
2. Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (Prodrive Hunter T1+) +3min29s
3. Henk Lategan/Brett Cummings (Toyota GR DKR Hilux) +8min52s
4. Guerlain Chicherit/Alex Winocq (Prodrive Hunter T1+) +9min12s
5. Vaidotas Žala/Paulo Fiúza (Prodrive Hunter T1+) +10min33s
6. Mattias Ekstrom/Emil Bergkvist (Audi RS Q e-tron) +10min59s
7. Lucas Moraes/Timo Gottschalk (Toyota Hilux Overdrive) +11min36s
8. Mathieu Serradori/Loic Minaudier (Century CR6-T) +12min36s
9. Jakub Przygoński/Armand Monleón (Mini John Cooper Works Plus) +12min45s
10. Brian Baragwanath/Leonard Cremer (Century CR6-T) +16min4s

Classificação geral após seis especiais
1. Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Toyota GR DKR Hilux) 24h0min48s
2. Henk Lategan/Brett Cummings (Toyota GR DKR Hilux) +1h6min50s
3. Lucas Moraes/Timo Gottschalk (Toyota Hilux Overdrive) +1h13min19s
4. Giniel de Villiers/Dennis Murphy (Toyota GR DKR Hilux) +1h44min38s
5. Mattias Ekstrom/Emil Bergkvist (Audi RS Q e-tron) +1h46min55s
6. Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (Prodrive Hunter T1+) +1h57min10s
7. Romain Dumas/Max Delfino (Toyota GR DKR Hilux T1+) +2h13min07s
8. Martin Prokop/Viktor Chytka (Ford Raptor RS Cross Country) +2h13min30s
9. Brian Baragwanath/Leonard Cremer (Century CR6-T) +2h20min33s
10. Wei Han/Li Ma (SMG HW2021) +2h49min27s

45ª Edição do Rally Dakar
8.549km de percurso total. Especiais somam 4.706km
(Data / locais / total do dia / especial)
Prólogo: 31/12 – Sea Camp – 10 km / 10 km
01/01 – Sea Camp –> Sea Camp – 603 km / 368 km
02/01 – Sea Camp –> Al-‘Ula – 590 km / 431 km
03/01 – Al-‘Ula –> Ha’il – 669 km / 447 km
04/01 – Ha’il –> Ha’il – 573 km / 425 km
05/01 – Ha’il –> Riad – 646 km / 375 km
06/01 – Riad –> Al-Dawadimi – 861 km / 333 km
07/01 – Riad –> Al-Dawadimi – 639 km / 472 km
08/01 – Al-Dawadimi –> Riad – 722.41 km / 407 km
09/01 – Descanso – Riad
10/01 – Riad –> Haradh – 710 km / 439 km
11/01 – Haradh –> Shaybah – 623 km / 114 km
12/01 – Shaybah –> Empty Quarter – 426 km / 275 km
13/01 – Empty Quarter –> Shaybah – 375 km / 185 km
14/01 – Shaybah –> Al Hofuf – 669 km / 154 km
15/01 – Al Hofuf –> Dammam – 414 km / 136 km

Veículos e Categorias
Carros: 73
Motos: 125
Quadriciclos: 19
Protótipos Leves: 47
UTVs: 46
Caminhões: 56
Clássicos: 89
Total: 455 veículos

Fonte: Best PR 

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