Secretaria de Educação vem desenvolvendo sensibilização junto às famílias e sociedade de valorização da escola com protocolo para intensificar buscas ativas e acompanhamento dos núcleos familiares

Com o mote “Lugar de estudante é na escola”, a Secretaria de Educação de Diadema pretende iniciar o ano letivo de 2023, em 3 de fevereiro, reforçando junto às famílias a importância de não deixar que as crianças faltem às aulas. Além de prejudicar de forma importante o trabalho pedagógico desenvolvido na escola, as faltas contribuem para problemas de convivência, de socialização, de vínculo com a unidade escolar e com a equipe, e algumas vezes, até mascaram situações de violência.

“A pandemia criou uma distância muito ruim entre as famílias e as escolas. Especialmente para as crianças menores, que foram as últimas a serem vacinadas”, explicou a secretária de Educação de Diadema, Ana Lucia Sanchez. “Durante todo o ano de 2022 nós atuamos de forma a sensibilizar as famílias sobre a importância da presença dos estudantes nas escolas e esse ano a gente já vai começar com essa tarefa, de reduzir ao máximo o número de faltas”, completou.

Os dados levantados pelo Núcleo Social da Secretaria de Educação mostram também o aumento das situações de violência doméstica envolvendo os estudantes, enfrentado pela Secretaria de Educação em articulação com outros setores, como CRAS (Centros de Referência em Assistência Social), CREAS (Centros de Referência Especializado em Assistência Social) e Caps Infantil (Centro de Atenção Psicossocial). Em 2020, 33 casos; em 2021, 120, e em 2022, 303 acompanhamentos, dos quais 59 por situações de violência.

“Houve aumento tanto dos casos de violência no contexto familiar, crianças que foram vítimas dos seus cuidadores, quanto de conflitos entre familiares de estudantes por conta de algum desentendimento em sala de aula”, detalhou a assistente social e coordenadora do Núcleo Social da Secretaria de Educação, Deusolita Silva. “Em alguns casos, a escola é o lugar onde a pessoa sente confiança de pedir ajuda. Então nós atuamos de maneira conjunta com toda a rede de serviços da Prefeitura”, completou.

Além do aperfeiçoamento do protocolo de acompanhamento da baixa frequência, com instruções para professores e equipe de direção sobre a conduta em caso de faltas reiteradas, também haverá reforço nas buscas ativas, com visitas domiciliares às famílias dos estudantes faltosos. “Vamos começar fazendo reunião com os pais e responsáveis nos primeiros dias de aula, em fevereiro. Também vamos instalar outdoors pela cidade e distribuir panfletos nos terminais de ônibus e equipamentos como CRAS e CREAS”, completou Deusolita.

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