A 9ª temporada e uma nova era do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA começam neste sábado com a estreia competitiva do carro de corrida elétrico mais rápido, leve, potente e eficiente já construído – o GEN3 – no Hankook Mexico 2023 E-Prix da cidade no circuito Autódromo Hermanos Rodriguez.
Uma multidão de 40.000 espectadores lotará as arquibancadas, com uma atmosfera de carnaval na famosa seção do estádio Foro Sol, recebendo os 22 pilotos de 11 equipes que competirão em um carro de corrida com desempenho no limite da inovação e ultrapassando os limites do EV tecnologia – o novo GEN3.
NOVAS EQUIPES, GRID DE CLASSE MUNDIAL
Foi um período de entressafra movimentado, pois todas as equipes manobraram para uma posição inicial no início da era GEN3. Apenas uma equipe manteve a mesma formação de pilotos que terminou na temporada passada.
A DS Automobiles fez parceria com a PENSKE AUTOSPORT, contratando dois dos maiores nomes do grid para lançar sua campanha da 9ª temporada. O atual campeão Stoffel Vandoorne e o único bicampeão da Fórmula E Jean-Éric Vergne vão pilotar pela equipe DS PENSKE . A dupla foi altamente competitiva nos testes, registrando o segundo e o terceiro tempos mais rápidos, respectivamente. Vandoorne tentará montar uma defesa de título forte para igualar a honra de duplo título de Vergne.
Dois nomes icônicos do automobilismo mundial – McLaren e Maserati – se alinham no grid da Fórmula E pela primeira vez nesta temporada.
O primeiro está entre os maiores nomes do automobilismo, com 20 títulos do Campeonato Mundial de Fórmula 1, 180 vitórias em Grandes Prêmios e três vitórias nas 500 milhas de Indianápolis, além de uma vitória nas 24 Horas de Le Mans na primeira tentativa.
René Rast, múltiplo campeão do DTM e ex-piloto da Fórmula E, competirá no distinto mamão da nova NEOM McLaren Formula E Team ao lado de Jake Hughes , que impressionou nos testes a caminho de registrar o quarto tempo mais rápido da semana.
Em parceria com a MSG Racing, a Maserati marca seu retorno à competição de monolugares pela primeira vez em mais de 60 anos e deve se tornar a primeira marca italiana a competir na Fórmula E. Tanto a Maserati quanto a McLaren citaram a Fórmula E como chave para seus programas de desenvolvimento de EV com o intenso laboratório esportivo do campeonato, conduzindo aprendizados desde a pista até os modelos de estrada.
A rica herança automobilística da Maserati é evidente ao longo de seu retorno às corridas: lançado nas ruas de Modena, sua cidade natal italiana, na icônica cor azul, o Maserati Tipo Folgore é uma homenagem ao primeiro carro de corrida do Trident, o Tipo 26.
A Maserati MSG Racing verá o retorno de Edoardo Mortara , que buscará construir sua campanha de maior sucesso na Fórmula E, com quatro vitórias em seis pódios na última temporada, ao lado do novo companheiro de equipe Maximilian Guenther . Foi um começo forte para a equipe em Valência, onde Guenther liderou cinco das sete sessões cronometradas e estabeleceu o ritmo de referência na Espanha em um terceiro teste oficial da Fórmula E.
A Jaguar TCS Racing é a única equipe no grid a ter uma formação de pilotos inalterada. Mitch Evans estava em busca de seu primeiro título de campeão mundial de Fórmula E até o último fim de semana da temporada passada, terminando em segundo. Do outro lado da garagem, o companheiro de equipe Sam Bird estava frustrado com uma lesão que o impediu de participar das duas últimas corridas da temporada – números 99 e 100 na história da Fórmula E – deixando Lucas di Grassi para se tornar o único piloto a alcançar o façanha sempre presente.
André Lotterer se junta a Jake Dennis na equipe de Fórmula E Avalanche Andretti , agora movida a Porsche , enquanto o campeão da 6ª temporada, António Félix Da Costa , fará parceria com Pascal Wehrlein na equipe de Fórmula E TAG Heuer Porsche.
Nick Cassidy permanece na Envision Racing , onde se juntou ao piloto de longa data da Nissan e campeão da 2ª temporada, Sébastien Buemi .
A saída de Buemi significa que a Nissan Formula E Team também tem uma formação totalmente renovada com Norman Nato e Sacha Fenestraz , que substituíram Antonio Giovinazzi em Seul na última corrida da 8ª temporada.
A Mahindra Racing dá as boas-vindas a ‘Mr 100’ e campeão da 3ª temporada, Lucas di Grassi , como parceiro de Oliver Rowland.
A NIO 333 Racing mantém Dan Ticktum , que fará parceria com Sérgio Sette Câmara , que teve desempenhos impressionantes no ano passado pela DRAGON/PENSKE AUTOSPORT, enquanto Robins Frijns e Nico Mueller competirão pela nova ABT CUPRA Formula E Team.
GEN3: UM ENORME SALTO DE TECNOLOGIA
As 11 equipes e 22 pilotos do ABB FIA Formula E World Championship tiveram testes privados e três dias juntos em Valência para aumentar a quilometragem e se familiarizar com seu novo carro de corrida GEN3.
O GEN3 é um grande salto no desenvolvimento tecnológico e inovação com engenheiros da FIA e da Fórmula E entregando o carro de corrida elétrico mais rápido, leve, potente e eficiente já construído, ultrapassando os limites do desenvolvimento de EV.
Capaz de atingir uma velocidade máxima de 200 mph (322 km/h), é 53 kg mais leve com um chassi menor otimizado para corridas de rua. Um trem de força dianteiro adicional adiciona 250kW aos 350kW na traseira, mais do que dobrando a capacidade regenerativa do carro GEN2 atual para 600kW, com mais de 40% da energia usada na corrida regenerada durante a frenagem.
ATUALIZAÇÕES ESPORTIVAS PARA A TEMPORADA 9
Juntamente com a tecnologia revolucionária na pista, os regulamentos esportivos da Fórmula E passaram por atualizações alinhadas à era GEN3. Um total de volta substituirá o tempo na definição da distância da corrida, com voltas adicionais adicionadas para as interrupções do Safety Car e Full Course Yellow na corrida.
A Hankook Tire torna-se o parceiro técnico exclusivo e fornecedor de pneus do ABB FIA Formula E World Championship a partir da 9ª temporada. Dois anos de pesquisa e desenvolvimento foram dedicados à produção do pneu Hankook iON Race, que na Fórmula E é usado em todas as condições, molhadas e secas . Quase 30 por cento do novo pneu é feito de materiais sustentáveis, enquanto a Hankook recicla completamente cada conjunto de pneus após o uso.
RETORNO À CIDADE DO MÉXICO
A Fórmula E faz neste sábado a sétima visita a um circuito que marca presença no calendário desde a 2ª temporada, com exceção de uma viagem a Puebla na 7ª temporada – Autódromo Hermanos Rodriguez.
O circuito de 19 curvas e 2.630 km é uma mistura perfeita de longas e rápidas retas e uma seção técnica interna que passa direto pela lendária seção do estádio Foro Sol, onde dezenas de milhares de torcedores se sentam.
Uma nova chicane foi adicionada na reta final nesta temporada, enquanto a zona de ativação do MODO DE ATAQUE agora está do lado de fora da curva 15, na saída da seção do estádio, apresentando mais um desafio desta vez.
Na última temporada, a TAG Heuer Porsche Formula E Team dominou a Cidade do México para conquistar sua primeira vitória no Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA.
Pascal Wehrlein liderou o companheiro de equipe da casa Andre Lotterer para uma dobradinha da Porsche com a equipe infligindo uma volta extra em campo com apenas alguns segundos restantes no relógio.
FATOS DA CIDADE DO MÉXICO
- O México tem sido um dos pilares do calendário da Fórmula E desde sua aparição inicial na 2ª temporada, com a Cidade do México sediando além da 7ª temporada atingida pela Covid (com Puebla preenchendo a lacuna). Apenas a Alemanha (16) e os EUA (13) receberam mais corridas do que o México (8).
- O Hankook Mexico City E-Prix 2023 será executado em um novo layout de pista com uma chicane sendo adicionada após a Curva 8, tornando o circuito a configuração mais longa da Fórmula E em torno do Autódromo Hermanos Rodríguez.
- O layout de 19 curvas será a quarta configuração diferente nos sete E-Prix da Cidade do México.
- Após oito anos da temporada da Fórmula E começando na Ásia, a Fórmula E começará sua jornada GEN3 na América do Norte, com a Cidade do México sendo a quarta cidade a sediar a abertura (depois de Pequim, Hong Kong e Diriyah).
- A corrida de abertura nem sempre é um indicador claro de quem vai conquistar o campeonato na Fórmula E. Em apenas duas temporadas o Campeão de Pilotos venceu a corrida de abertura (Sébastien Buemi na 2ª temporada e Nyck de Vries na 6ª temporada).
- Lucas di Grassi venceu a corrida da 3ª temporada na Cidade do México em 15º no grid, a posição mais baixa de qualquer piloto em um E-Prix.
- Das seis corridas anteriores na Cidade do México, Sébastien Buemi subiu ao pódio três vezes, mais do que qualquer outro piloto.
- António Félix da Costa chega à sua primeira corrida de Fórmula E com a sua nova equipa, a Porsche. Da Costa espera que ele comece a era GEN3 da mesma forma que começou a GEN2, que é com uma vitória.
- Sébastien Buemi, Sam Bird e Lucas di Grassi são os únicos pilotos que correram em todas as corridas de abertura da temporada (cada um com pelo menos uma vitória na abertura da temporada).
- A última visita à Cidade do México viu Pascal Wehrlein conquistar sua primeira vitória na Fórmula E. Sete pilotos chegam à Cidade do México em busca de sua primeira vitória na Fórmula E.
- A NIO 333 Racing iniciará a 9ª temporada com a dupla de pilotos mais jovem (com idade média de apenas 24 anos e 45 dias). A Mahindra Racing começará a temporada com a dupla de pilotos mais velha (com idade média de 34 anos e 156 dias).
- As três últimas Poles Positions de Julius Baer na Cidade do México foram conquistadas por pilotos alemães. No entanto, a pole position nem sempre é o lugar certo na Cidade do México, com três dos seis pole position falhando em chegar à bandeira quadriculada.
- Largar em último na Cidade do México nem sempre é o fim do fim de semana de um piloto. Em três dos últimos quatro E-Prixs da Cidade do México, o piloto que largou em último somou pontos (com um nono lugar em cada instância)
Fonte: ABB FIA Fórmula E