Apresentações musicais no São João, Kizomba-Festa da Raça e Festival de Natal reuniram mais de 300 mil na Praça da Moça
Com o avanço da vacinação e números mais baixos de infectados pela Covid-19, Diadema movimentou a cultura da cidade em 2022 com grandes shows e públicos na principal praça do município, a Praça da Moça. Mais do que trazer alegria e saúde mental para as pessoas, depois de dois longos anos em que se reunir não era seguro, os eventos também geraram renda para muitos moradores. Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e de Trabalho, apenas no Festival de Natal, realizado entre 2 e 18 de dezembro, foi gerada renda para ao menos 400 pessoas.
O diretor da pasta, Marcelo Lucas Pereira, relatou que a Incubadora Pública de Empreendimentos Populares e Solidários (Ipeps), que é um departamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e de Trabalho, organizou a participação de 136 empreendedores que venderam seus produtos, como itens de artesanato, vestuário e alimentação. “Isso promove a geração de trabalho e renda e também fomenta a economia local”, declarou.
A IPEPS realizou uma pesquisa com os participantes do Festival e, em uma amostragem de 37 respondentes, de um total de 136, foi aferido que, em média, os comerciantes tiveram um retorno de 75% a mais com relação ao valor investido. “A pesquisa mostrou também que a grande maioria dos participantes avaliaram a estrutura e segurança do evento como bom e ótimo e que muitos empreendedores não trabalharam sozinhos. Alguns contaram com reforço de até mais seis pessoas para atender a demanda do público, ou seja, o evento proporcionou a geração de renda para cerca de 400 pessoas”, completou.
Marcelo destacou, ainda, que o empenho da equipe da IPEPS para contemplar um grande número de empreendimentos e orientar a organização destes no local, assim como a adoção de algumas medidas de identificação e de segurança para garantir o espaço exclusivo para vendas para os empreendedores incubados pelo Programa Coopera Diadema, também foram ressaltados pelos participantes da pesquisa. “Eles avaliaram que a presença de grandes shows e nomes de destaque no cenário musical nacional contribuíram muito para os resultados positivos nas vendas, pois foram justamente nestes dias de grandes shows que obtiveram um faturamento expressivo”, concluiu.
As apresentações que foram realizadas desde o São João, com artistas como Frank Aguiar, Peixelétrico e Bicho de Pé; na Kizomba – Festa da Raça, com shows de Negra Li e Zeca Pagodinho; e no Festival de Natal, que levou ao palco da Praça da Moça nomes como Diogo Nogueira, Jão, Di Ferrero, Ira! Lauana Prado, Rael, Palavra Cantada, entre muitos outros, reuniram mais de 300 mil pessoas. Foram 70 mil durante o São João, 30 mil no show do Zeca Pagodinho e 205 mil durante o Festival de Natal. A solidariedade também foi grande nesses eventos: mais de 4 toneladas de alimentos foram arrecadadas para o combate à fome na cidade.