Pasta investiu cerca de R$ 600 mil na aquisição dos aparelhos que vão ajudar na melhoria do atendimento à população
A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), finalizou nesta terça-feira (24), a entrega de tablets para os agentes comunitários de saúde (ACS).
A entrega dos aparelhos teve início no ano passado e os primeiros aparelhos foram distribuídos no dia 20 de outubro, em um evento realizado em celebração ao Dia do ACS (comemorado em 04 de outubro), no Teatro Clara Nunes. Na ocasião, dois ACSs de cada UBSs foram contemplados com os aparelhos. Foi feito um cronograma de distribuição, além de configuração dos equipamentos. A UBS Piraporinha foi a primeira a ser contemplada.
Ao todo, foram adquiridos 320 tablets. Além disto, foram incorporados 37 tablets oriundos de outros programas totalizando 357 tablets para os agentes comunitários de saúde. O investimento é na ordem de R$ 600 mil e contou com recursos de emendas parlamentares.
“Concluímos a entrega dos aparelhos aos agentes comunitários de saúde e, com isso, todos os ACSs de Diadema na ativa foram contemplados. Sabemos que o uso da tecnologia na saúde tem sido fundamental para proporcionar uma melhoria na assistência prestada ao cidadão, além de possibilitar melhores condições de trabalho para nossos funcionários”, explicou a secretária municipal da Saúde, Dra Rejane Calixto.
Para fazer bom uso da nova ferramenta de trabalho, os ACSs fizeram no mês de outubro do ano passado o curso on-line “E SUS Território”, no qual participaram 274 profissionais.
Agilidade
Dentre as vantagens, o aparelho vai permitir dar mais agilidade às coletas de dados dos usuários acompanhados na Estratégia Saúde da Família.
A coordenadora da Atenção Básica, Maria Luiza Malatesta, explica que a partir desse investimento foi possível implantar o aplicativo e-SUS Território, que é distribuído pelo Departamento de Saúde da Família do Ministério da Saúde (MS) com o objetivo de facilitar o processo de trabalho dos agentes de saúde. O aplicativo pode ser utilizado em dispositivos do tipo Tablet ou Smartphone, viabilizando o registro das visitas domiciliares de forma rápida e segura.
Os dados cadastrados no aplicativo são integrados aos dados do Sistema e-SUS APS com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).
Além de melhorar o acompanhamento dos membros da família, já que o ACS terá em tempo real as informações em mãos, vai ajudar o município a conseguir mais recursos junto ao Ministério da Saúde, uma vez que o repasse de verbas atualmente está ligado às informações prestadas pela equipe da Atenção Básica.
Outro ponto positivo é em relação ao meio ambiente, já que o uso do recurso tecnológico vai permitir reduzir o gasto excessivo com papel.
O que foi feito
Desde o início da gestão, o sistema de saúde foi informatizado e está em processo de implantação ou renovação de computadores e equipamentos nos diversos setores: recepção, consultórios e as farmácias das Unidades Básicas de Saúde, dos Pronto Atendimentos, Pronto Socorro Central e Quarteirão da Saúde.
Com a implantação do Programa UBS Nota 10, a Secretaria Municipal da Saúde tem trabalhado em 10 pontos principais de melhorias para reestruturar a Atenção Básica, entre eles: investir na rede de informatização, tanto em equipamentos como em conectividade e implantação de dispositivos que possibilitem a prática de teleatendimento e teleconsulta.
Em 2022, dentro do escopo do programa, foram entregues tablets para as 94 equipes de Estratégia Saúde da Família do município para facilitar o acesso dos munícipes às orientações e saúde e/ou ao atendimento a partir das chamadas teleconsultas. Os dispositivos foram entregues aos gerentes das 20 Unidades Básicas de Saúde no dia 03 de julho e, desde então, as unidades tem utilizado a ferramenta para facilitar a comunicação e o acesso aos serviços da unidade, principalmente para as gestantes e pessoas com mobilidade reduzida. Saiba mais em: http://www.diadema.sp.gov.br/saude/28322-diadema-aposta-na-adocao-de-novas-tecnologias-para-facilitar-atendimento-na-area-da-saude.
Entre maio e agosto, a UBS São José participou de uma oficina piloto do e-SUS PEC para unificação de cadastros duplicados, a fim de aprimorar os bancos de dados das UBSs.
Ainda em relação ao uso de novas tecnologias, algumas UBSs também já estão utilizando o WhatsApp, principalmente com o objetivo de convocar faltosos para colocar o esquema vacinal em dia. Já no grupo de Telegram da Prefeitura, o munícipe recebe informações em primeira mão de avanço da vacinação, campanhas de saúde e outras ações de educação em saúde.
As UBS também já contam com totens para pesquisa de satisfação das unidades de saúde e retirada de senhas para atendimento.
Para 2023, o município está trabalhando na implantação e acompanhamento de pacientes a partir de linhas de cuidados estratégicas e no lançamento de um aplicativo para interação com o cidadão.