Funcionalidade chega ao país e terá capacidade de reunir até 5 mil usuários
Anunciado em 2022, o WhatsApp finalmente lança o novo recurso de Comunidades, capaz de criar grupos maiores de discussões e mais organizados. A novidade tem como intuito auxiliar empresas de diversos segmentos, incluindo instituições de ensino e lojas virtuais, para se aproximarem de seu público e impulsionarem seus negócios de maneira estratégica. Segundo o aplicativo, a novidade começou ser liberada aos poucos nos celulares brasileiros a partir da quinta-feira (26).
Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk, afirma que a construção de comunidades em torno das empresas têm se tornado uma prática cada vez mais comum e eficiente para se comunicar melhor e estreitar relacionamento com o usuário. “As pessoas querem ler e obter informações antes de comprar ou contratar algum serviço, por isso, reunir membros com interesses semelhantes pode ser uma excelente alternativa para criar comunicações personalizadas e assertivas”.
A plataforma vai disponibilizar controles administrativos como envio de mensagens para todos os membros da comunidade, inserção ou remoção de participantes e até mesmo criação de subgrupos ou autorização para deletar mensagens de terceiros quando necessário. “Não importa o seu nicho e se você comercializa para consumidor final ou para outras empresas. Você precisa criar conexões genuínas. Neste cenário, este recurso pode ser uma maneira poderosa de impulsionar os negócios e ainda obter insights sobre seu mercado de atuação”.
Outros recursos
Em dezembro, a Meta anunciou novidades para o aplicativo versão empresarial com o lançamento que permite que o cliente tenha acesso rápido a catálogos direto do canal e finalize a compra ainda dentro do chat. “O ponto é que a transformação digital não se trata apenas de estar presente no digital. No final das contas, o centro dessa mudança está pautado na experiência do usuário. Os negócios mudaram, a forma de se fazer negócio no mundo mudou, principalmente porque temos um novo perfil de consumidor”, comenta Ricco.
A desenvolvedora ainda contou que o pagamento pode ser realizado pelos clientes das bandeiras de cartão de crédito Visa ou MasterCard, contemplando usuários de Android e iOS.
Outra atualização foi o anúncio de busca por negócios direto do canal. “Se eu quero encontrar um restaurante japonês, acesso o buscador e pesquiso os locais que estão perto de mim e que melhor me atende. Ou seja, boa parcela daquilo que é procurado via Google possivelmente vai ser utilizado diretamente dentro do aplicativo de mensagem. Trazendo mais uma vez a experiência do cliente para o centro”, finaliza.
Sobre a Octadesk
A Octadesk é uma startup brasileira, que tem como propósito transformar sonhos e planos em grandes negócios. Fundada em 2015 por Rodrigo Ricco e Leandro Ueda, e incorporada à Locaweb Company em 2021, a empresa foi eleita pela revista internacional LATKA uma das principais empresas de SaaS (Software como Serviço) que mais crescem no mundo. Seu principal produto é a plataforma de atendimento conversacional para vendas e suporte para empresas aumentarem receita, reduzirem custos e entregarem uma melhor experiência. Assim, é possível conectar as áreas em tempo real e unir múltiplos canais como WhatsApp, Chatbot, Instagram, chat e e-mail em um só lugar. Tudo para oferecer aos gestores um melhor controle do time e, aos consumidores, a melhor experiência de compra possível. Atualmente, o sistema gerencia mais de 3 milhões de mensagens por dia entre empresas e clientes.
Fonte: Octa Desk