Este ano, o número de compostos que a Pirelli pode nomear ao longo da temporada aumentou para seis, porque um novo composto na gama mais dura foi criado. Eles são numerados de zero a cinco, do mais duro ao mais macio, com a letra ‘C’ representando ‘composto’.

Divulgação Pirelli
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COMPOSTO 0

O pneu C1 do ano passado passou a ser o C0 em 2023. Este é o pneu mais duro da gama, que será nomeado para os circuitos que mais exigem da energia dos pneus. Ele foi projetado para fornecer resistência máxima ao calor e forças extremas, sendo capaz de executar stints muito longos, mas isso ocorre às custas do desempenho máximo.

COMPOSTO 1

Este novo composto para 2023 se encaixa entre o C1 e o C2 do ano passado. Com base neste último, foi criado para reduzir a diferença de desempenho entre o que antes eram os dois compostos mais duros da gama.

COMPOSTO 2

O terceiro composto mais duro permanece muito adequado para os circuitos mais rápidos, quentes e abrasivos. Os compostos mais duros às vezes são indicados para novos circuitos, fornecendo uma seleção conservadora para que as cargas dos pneus possam ser verificadas em condições reais de corrida pela primeira vez.

COMPOSTO 3

Este composto é extremamente versátil e pode ser usado como o mais duro, o médio ou o mais macio de qualquer seleção de três compostos. Com um excelente equilíbrio entre desempenho e durabilidade, é adequado para uma ampla gama de condições.

COMPOSTO 4

Este composto é projetado para funcionar bem em circuitos pouco severos, onde é necessário um aquecimento rápido para atingir o desempenho máximo o mais rápido possível. Este pneu é usado extensivamente durante toda a temporada.

COMPOSTO 5

São os pneus mais macios da gama, concebidos para os circuitos mais lentos com baixo desgaste e degradação, onde se exige a máxima aderência mecânica da borracha. Estes são normalmente vistos em circuitos de rua ou onde o asfalto é excepcionalmente liso.

Divulgação Pirelli
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Fonte: Pirelli

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