Imunização de reforço para o público elegível começa na próxima segunda-feira (27), nas 20 UBSs

A Prefeitura de Diadema recebeu nesta quinta-feira (23) cerca 2.170 frascos de Pfizer Bivalente, o que equivale a mais de 13 mil doses. O imunizante é uma versão atualizada da vacina contra a covid-19 e oferece ainda mais proteção contra as novas variantes surgidas no decorrer da pandemia de coronavírus, como a Ômicron.

A imunização para a população-alvo está prevista para ser iniciada em todo o Estado de São Paulo na próxima segunda-feira (27). Segundo o cronograma do Ministério da Saúde (MS), nesta primeira etapa da nova fase da campanha deverão ser imunizados os idosos acima de 70 anos; as pessoas a partir de 12 anos que vivem abrigados em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. A população apta a receber o imunizante será ampliada de acordo com a chegada de novas doses à Central de Imunobiológicos do município.

O secretário municipal da Saúde, Zé Antônio, afirmou que Diadema está preparada para dar início à aplicação do novo imunizante. “Diadema vem demostrando seu compromisso e organização e atingiu ótimos índices de cobertura nas fases anteriores da campanha de vacinação contra a covid-19. Estamos otimistas que vamos ter um bom resultado nessa nova fase que está para iniciar. Nossas equipes estão treinadas e as UBSs preparadas para a aplicar a vacina. Conto com a adesão dos munícipes para proteger nossa população”.

Diadema está preparada

Os profissionais da Saúde de Diadema participaram de capacitação sobre a Pfizer Bivalente no mês de janeiro. Saiba mais em: https://portal.diadema.sp.gov.br/profissionais-da-saude-de-diadema-participam-de-capacitacao-sobre-pfizer-bivalente-contra-covid-19/ .

Além disto, está prevista para esta sexta-feira (24), em dois períodos, uma nova capacitação on-line da Coordenação-Geral de Gestão de Insumos, do Ministério da Saúde, em parceria com a Pfizer-BioNTech para a equipe da Atenção Básica e Vigilância.

Para receber a nova vacina, é necessário ter feito pelo menos duas doses de outro imunizante contra a covid-19. No momento da vacinação, é necessário apresentar documento pessoal com foto (CNH ou RG) e CPF. Em caso de segunda dose ou dose de reforço, é necessário apresentação do cartão de vacinação anterior. Pessoas com comorbidades precisam apresentar ainda documentação que comprove a condição clínica.

As doses estarão disponíveis em todas as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. Confira o endereço das UBS em: https://portal.diadema.sp.gov.br/conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19/.

Balanço

Segundo dados do VACIVIDA de 15 de fevereiro, desde o início da campanha de vacinação contra a covid-19, Diadema já aplicou mais de 1,1 milhão de doses da vacina, sendo 401.152 residentes vacinados com ao menos uma dose da vacina, 380.573 estão com esquema completo, 267.727 terceiras doses e 139.949 quartas doses e 867 quintas doses.

Semanalmente os dados de doses aplicadas e cobertura vacinal contra a covid-19 são atualizados pelo Núcleo de Informação da SMS, e ficam publicizados no hotsite: https://portal.diadema.sp.gov.br/covid-19/.

Por fim, a SMS ressalta que todas as vacinas existentes e aplicadas em território nacional são seguras, aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e efetivas na prevenção de internações, casos graves e óbitos da doença. “A nossa orientação é que a população complete o esquema primário e tome, em dia, as doses de reforço previstas para sua faixa etária. Com a proteção em dia aumenta as chances de evitar a doença e reduz os riscos de complicações e formas graves”, alerta a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Shirley Felix Cezario de Melo.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.