Gasolina deve ficar mais cara
A medida provisória MP 1157/2023 que prorrogou a desoneração de impostos federais vence amanhã, dia 28 de fevereiro e o governo se reúne para discutir sua prorrogação.
Com a projeção da inflação de 2023 subindo para 5,90%, de acordo com boletim Focus divulgado hoje, pode ser ainda mais alta projeção caso o governo não prorrogue alguns itens da MP como o Diesel, que impacta no custo da cadeia produtiva, e o gás de cozinha diante da vulnerabilidade alimentar no país são itens essenciais a serem prorrogados.
Por outro lado a gasolina está sendo criticada por ter sido incentivada, principalmente por ser mais poluente e usada apenas em carro de passeio, assim como o álcool porém menos poluente, ambos os combustíveis tendem a ser tributados.
Outro combustível que deve perder a isenção é o querosene de aviação e as passagens inevitavelmente vão aumentar sem a isenção dos impostos, o GNV (Gás Natural Veicular) menos poluente dos combustíveis, está mais caro que o álcool mesmo incentivado se não tiver isenção ficará mais caro ainda.
Só no Brasil os combustíveis menos poluentes são os menos vantajosos, foi aberta a discussão para mudança da política de preços dos combustíveis, esperamos que o atual governo incentive o que deve ser incentivado e tribute o que deve ser tributado, a inflação e as mudanças climáticas são os problemas a serem superados não só pelo Brasil mas por diversos governos do mundo.