O MÍSTICO NÚMERO 6 DE FELIPE MASSA
“COM MARCELO MARANELLO”
02 de Março de 2002 – Grande Prêmio da Austrália de F1, naquele dia, um garoto de apenas 20 anos chamado Felipe Massa, nascido em Botucatu, interior de São Paulo, em 25 de Abril de 1981 estreava na F1, em seu 1° treino classificatório, pela equipe suíça Sauber, em seu 1° qualy Felipe fez o tempo de 1:27:972
Na estreia, Felipe conquistou a 9ª posição no grid de largada, porém, a prova para ele não foi além da 1ª curva, pois um acidente causado por Ralf Schumacher, piloto alemão da equipe Williams acabou tirando o brasileiro da prova.
Na corrida seguinte em Sepang, dia 17 de Março, na Malásia, Felipe marcou seu 1° ponto na F1, chegando em 6° lugar, prova vencida por Ralf Schumacher, que coincidentemente causou o acidente que lhe tirou da prova em Melbourne. Ao pontuar em sua segunda corrida na F1, Felipe iguala o feito de Ayrton Senna, que também pontuou na segunda corrida na F1, na África do Sul, com um 6º lugar com a fraca Toleman, no ano de 1984.
Felipe fez uma temporada bastante consistente marcando alguns pontos, dentro das condições que seu carro lhe dava. Outra corrida importante onde Felipe pontuou com um 6º lugar foi no GP da Europa, em Nürburgring, que teve vitória brasileira de Rubens Barrichello, no dia 23 de Junho, 1 semana antes da final da Copa do Mundo, em que o Brasil derrotou a Alemanha por 2X0.
Em 2003 ele se tornou piloto reserva da equipe Ferrari, voltando para 2004 e 2005 em duas temporadas pela mesma equipe Sauber.
Em 2006, com a saída de Rubens Barrichello para a equipe Honda, Felipe assume a titularidade na Ferrari ao lado do alemão Michael Schumacher, na prova de estreia, Felipe terminou em 9°, após ter largado em 2° e rodado no final da curva 1, do circuito do Bahrein. A corrida seguinte, dia 19 de Março, em Sepang, Felipe pontua pela primeira vez como piloto da Ferrrari com um 5° lugar.
O 1° pódio de Felipe veio no dia 7 de Maio com um P3 em Nürburgring, na Alemanha, corrida vencida por seu companheiro de equipe, Michael Schumacher.
A 1ª vitória estava amadurecendo e batendo na trave, mas enfim ela veio no dia 27 de Agosto de 2006, no circuito de Istambul Park, na Turquia, Felipe cravou sua 1ª pole na F1 com 1:26:907 e venceu praticamente de ponta a ponta, enquando Michael Schumacher tentava em vão ultrapassar o espanhol Fernando Alonso da Renault. Naquele domingo, Felipe Massa dava ao Brasil a vitória número 89 na F1, somando a 1 de José Carlos Pace, 9 de Rubens Barrichello, 14 de Emerson Fittipaldi, 23 de Nelson Piquet e 41 de Ayrton Senna.
Felipe Massa em 2006 em seu ano de estréia na Ferrari ainda foi pole em Suzuka, com 1:29:599 e terminou a prova em 2°. No entanto, o melhor estava reservado para Interlagos, dia 22 de Outubro, quando depois de 13 anos ele nos dava uma vitória em casa, largando da pole com 1:10:680 e vencendo com aquele emblemático macacão verde e amarelo. Ao vencer, Felipe repete o gesto de Ayrton Senna, carregando a bandeira brasileira, emocionando o público, fazendo bater forte o coração do torcedor que há 13 anos esperava por uma vitória brasileira em Interlagos.
Em 2007 Felipe fez uma ótima temporada sempre lutando por poles e vitórias, mas o título acabou ficando nas mãos de seu companheiro de equipe, o finlandês Kimi Räikkönen, que venceu o campeonato em Interlagos, no dia 21 de Outubro, sendo este até hoje o último título de pilotos do time de Maranello, Felipe fazia um ótimo campeonato, porém, o abandono no GP de Monza na Itália e o 3º lugar de seu companheiro de equipe, o finlandês Kimi Raikkonen, estava a frente de Felipe no campeonato, o que fez a Ferrari concentrar as forças no título do finlandês.
Em 2007 Felipe venceu no Bahrein ( Fazendo o Grand Chelem, quando o piloto faz a pole, a melhor volta da prova e vence liderando todas as voltas, neste caso Felipe no Bahrein fez a pole 1:32:652, a volta mais rápida na volta 42, com 1:34:067e venceu de ponta a ponta), Espanha, 1° ano em que o circuito de Barcelona utilizou a chincane antes da curva que traz para a reta dos boxes, prova vencida no dia das mães, em 13 de Maio, corrida não transmitida na íntegra devido à missa em Aparecida, celebrada pelo saudoso Papa Bento XVI, Felipe ainda venceu em 2007 o GP da Turquia pela segunda vez seguida.
Em 2008 o ano em que Felipe foi campeão mundial por alguns segundos, ele conquistou 6 vitórias, Bahrein, Turquia, França no dia 22 de Junho, vitória que não vinha em solo francês desde 1985, com Nelson Piquet, em Paul Ricard, e também a liderança de um brasileiro no mundial de F1, desde Ayrton Senna em Interlagos em 28 de Março de 1993, quando ele venceu e Prost abandonou, Senna somava 16 pontos contra 10 de Prost.
Em Mônaco Felipe Massa deu ao Brasil uma pole que não vinha há 17 anos desde Ayrton Senna em 1991, porém, a vitória ficou com Lewis Hamilton e o 2° lugar com o polonês Robert Rubica, da BMW. A vitória de Felipe seguinte veio no GP da Europa, no circuito de rua de Valência, que estreava na F1, mesmo fim de semana em que a seleção feminina de vôlei ganhava o inédito ouro olímpico nos Jogos Olímpicos de Pequim, ao derrotar a seleção dos EUA na decisão. Esta vitória foi a redenção para Massa, que na corrida anterior em Hungaroring, teve o motor da Ferrari quebrado a 3 voltas do fim, em Valência, o motor que quebrou foi o de seu companheiro de equipe.
Dia 7 de Setembro ele venceu o GP da Bélgica após punição de Lewis Hamilton, vitória em SPA que não vinha para o Brasil desde 25 de Agosto de 1991, quando Senna venceu pela última vez, na estreia de Michael Schumacher na F1 de Jordan, largando em 7° e a última vez em que vimos Ayrton Senna e Nelson Piquet juntos no pódio, Piquet foi P3.
Felipe foi pole no GP de Singapura que estreava na temporada, mas um erro grosseiro da Ferrari durante o pit stop, devido à intervenção do Safety Car tiraram Felipe da disputa pela vitória, inclusive da zona de pontuação.
A última vitória de Felipe Massa na F1 foi no GP Brasil daquele ano, em que por pouco mais de 30 segundos ele foi campeão do mundo. Foi aquela a vitória 98 do Brasil na F1, mas com um gosto meio amargo, pois poderia ter sido a vitória do tão sonhado título mundial, que por tão pouco nos escapou.
As poles position de Felipe Massa na Ferrari foram:
Turquia 2006 1:26:907
Japão 2006 1:29:599
Brasil 2006 1:10:680
Malásia 2007 1:35:043
Bahrein 2007 1:32:652
Espanha 2007 1:21:421
França 2007 1:15:034
Turquia 2007 1:27:329
Brasil 2007 1:11:932
Malásia 2008 1:35:748
Turquia 2008 1:27:617
Mônaco 2008 1:15:787
Valência 2008 1:38:989
Singapura 2008 1:44:801
Brasil 2008 1:12:368.
Em 2009, Felipe teve o momento mais difícil de sua carreira e de sua vida, pois em 25 de Julho sofreu um grave acidente na entrada do 2° setor da pista de Hungaroring, na Hungria, ao ser atingido por uma mola que se soltou do carro da Brawn GP de Rubens Barrichello. Felipe ficou internado na UTI do Hospital Militar em Budapeste e recebeu alta voltando para o Brasil, ele não correu mais naquela temporada, mas no GP Brasil deu a bandeirada da vitória para Mark Webber e a do título mundial de Jenson Button, naquele 18 de Outubro de 2009. Antes do acidente em Hungaroring, Felipe foi P3 no GP da Europa, em Nürburgring, prova disputada em 12 de Julho, e que marcou a 1ª vitória do australiano Mark Webber na F1.
Após o acidente, Felipe entre 2010 e 2013 não conquistou mais vitórias na F1, pois dividia a equipe com o espanhol Fernando Alonso e que trouxe consigo o patrocínio do Banco Santander. Felipe voltou ao grid na abertura da temporada de 2010 em 14 de Março no Bahrein e terminou a prova em 2°, atrás do espanhol Fernando Alonso. No GP da Malásia, dia 4 de Abril, ao terminar em 7°, Felipe Massa sentia pela última vez o gosto de liderar de forma isolada o mundial de pilotos com 39 pontos, 2 a mais que os concorrentes. Em 25 de Julho, no GP da Alemanha, 1 exato 1 ano após seu grave acidente, ele leva um duro golpe ao ter que ceder a posição ao espanhol Fernando Alonso, enquanto liderava a corrida, posição duramente criticada por todos, devido à injustiça com que Felipe foi tratado, ali ele via que já não era mais o piloto número 1 da Ferrari.
Em 2012 Felipe conquistou seu último pódio em casa, guiando uma Ferrari, em 25 de Novembro, com um 3° lugar, corrida que marcou em Interlagos a despedida definitiva de Michael Schumacher, o tricampeonato de Sebastian Vettel, a última vitória de Jenson Button na F1 e a última corrida de Lewis Hamilton na McLaren de Lewis Hamilton na McLaren, que largou pela primeira vez na pole em Interlagos, com 1:12:458, mas abandonou a prova ao bater com Nico Hulkenberg da Force India, no S do Senna.
Em 2013 Felipe Massa anunciou sua saída da Ferrari e transferência para a equipe Williams, onde em 21 de Junho de 2014, no circuito de A1 Ring na Áustria, conquistou sua última pole na F1 com 1:08:759, com pneus super macios, e naquele ano de 2014, Massa foi pela última vez no pódio em Interlagos com um 3° lugar, atrás das Mercedes de Nico Rosberg e Lewis Hamilton.
Em 2015 Felipe Massa conquistou seu último pódio na F1, com um 3° lugar em Monza, no dia 6 de Setembro, e em 2016 anunciou sua aposentadoria, sendo aquela até então, seu último GP Brasil, corrida disputada debaixo de temporal, e que Felipe abandonou ao bater na saída da Curva do Café, ao descer do carro ovacionado pela torcida em Interlagos e aplaudido por todas as equipes dos boxes até ser abraçado por seu pai Titônio, sua esposa Rafaela, seu filho Felipinho, seu amigo o jogador Nenê e seu engenheiro Rod Smedley.
Em 2017 após a surpresa aposentadoria do alemão Nico Rosberg, que fora campeão mundial com a Mercedes em 2016, dia 27 de Novembro em Abu Dhabi, e a contratação do finlandês Valtteri Bottas para substituir Rosberg na Mercedes, Felipe Massa retornou ao grid para mais 1 ano com a Williams e teve em Interlagos o seu ano derradeiro diante de seu público terminando a prova em 7°.
O último GP de Felipe Massa na F1 foi em 26 de Novembro, em Abu Dhabi e também a última vez que pontuou na F1, pois terminou a prova em 10°.
Felipe Massa deixou a F1 em 2017 após ter disputado 249 corridas, ido ao pódio 41 vezes, largado 16 vezes da pole position, vencido 11 corridas, como seu compatriota Rubens Barrichello e o campeão mundial de F1 de 1997, Jacques Villeneuve, pela Williams, além do vice campeonato mundial de 2008.
Parabéns por tudo Felipe! Obrigado por tanto!
Valeu cada momento!
Informações Bônus:
Felipe Massa tem muitas coincidências com o número 6:
Pontuou pela 1ª vez com um 6° lugar.
Quando foi vice campeão em 2008 foi em seu 6° ano como piloto titular na F1, vencendo 6 corridas no ano em que o SPFC, seu time de coração foi hexacampeão brasileiro. Felipe fez uma temporada bastante consistente marcando alguns pontos, dentro das condições que seu carro lhe dava. Outra corrida importante onde Felipe pontuou com um 6º lugar foi no GP da Europa, em Nürburgring, que teve vitória brasileira de Rubens Barrichello, no dia 23 de Junho, 1 semana antes da final da Copa do Mundo, em que o Brasil derrotou a Alemanha por 2X0.
Estreou na Ferrari em 2006, com o carro n° 6, fez a pole e venceu pela primeira vez na F1 no fim de semana de 26 de Agosto, e ao vencer o GP da Turquia, se tornou o 6° brasileiro na história da F1 a fazer uma pole, o 6° a vencer uma corrida, em sua 66ª corrida na F1, além de dar ao Brasil uma vitória em casa em 2006.
Parabéns Marcelo !!!
Parabéns Marcelo, é um prazer ter um amigo como vc .
Belo texto Marcelão
Parabéns Googlecelo pela excelente matéria ! Quanta precisão !
Que fantástico essa matéria do Marcelo, sempre vem objetivo no texto. Continue assim garoto sou seu fã.
É incrível a memória do Marcelo, o cara tem muita história pra contar!!! Quero saber qdo vem o livro???
Incrível a riqueza de detalhes, definitivamente você é o google do esporte a motor, parabéns meu amigo.
Deus conserve sua memória.
Abraços
Parabéns primo,seu texto é muito rico ,vc e mil em matéria de automobilismo,tudo muito bem detalhado,bjs
Excelente matéria.
Gratidão ao Marcelo por compartilhar o seu conhecimento.
Parabéns pelo texto Marcelo! Rico em detalhes e informações pertinentes.
Somente um colunista chamado Maranello para nos informar com tamanha previsão e tantos detalhes! Obrigado por nos fazer recordar do nosso grandioso Felipe Massa!
O modo que o Marcelo nos prende na reportagem ligando até com outros fatos fora da fórmula 1 é muito legal! Parabéns pela excelente matéria, que conhecimento absurdo ! Parabéns.
Maranelo sabe muito, parabéns pela excelente matéria..
Excelente texto, muito bem elaborado!!
Rodrigo Vieira
Excelente texto, muito bem elaborado!!
Manja muito Marcelo. Parabéns pelo texto, arquivo vivo do automobilismo.
Excelente. Este cara sabe muito. Referência!!! Rodrigo Viana