A NIO 333 Racing Formula E Team mostrou um ritmo promissor em um acirrado E-Prix de São Paulo, mas o drama na corrida para Dan Ticktum e uma penalidade infeliz para Sérgio Sette Câmara fizeram com que a velocidade da equipe diminuísse Isso não se traduz em pontos no dia da corrida, mas a equipe está feliz em sair com dados úteis para levar para a próxima rodada de um E-Prix pesado no Brasil.
A velocidade do carro foi clara desde o início, com Dan entre os três primeiros na primeira sessão de treinos, mostrando que havia um bom potencial para o NIO 333 ER9 na pista rápida da cidade.
Na sessão de qualificação de sábado, foi um caso de azar para o par NIO 333.
Sérgio teve um problema na primeira volta, com o carro a entrar em linha reta na Curva 4 e parou no circuito, com a sessão rapidamente marcada por bandeira vermelha.
O brasileiro conseguiu resetar o carro e trazê-lo de volta aos boxes, com a equipe conseguindo resolver o problema e ele voltou à pista para completar a sessão.
Sérgio fez então uma volta impressionante, que na altura estava a apenas seis milésimos de segundo de o colocar nos duelos de qualificação, e certamente o teria visto começar a corrida em casa bem entre os dez primeiros.
Infelizmente, o regulamento diz que se você causar uma bandeira vermelha, você perde seu tempo mais rápido, e essa penalidade o relegou para 16º no grid.
Dan então saiu em seu grupo e fez uma volta muito rápida logo no final da sessão, estabelecendo o melhor primeiro setor geral antes de travar na curva 7.
Dan fez outra volta rápida, mas não conseguiu fazer nos duelos importantes, com seis carros separados por menos de um décimo de segundo no grupo. Dan, portanto, alinharia em 17º para a corrida da tarde, logo atrás de seu companheiro de equipe no grid.
A corrida foi agitada. Na largada, Sérgio recuperou duas posições da linha e subiu para 14º, enquanto Dan se viu preso atrás de um dos Nissans, e já havia feito uma difícil largada do lado sujo do grid, e ainda estava na 17ª posição. .
Ticktum logo ultrapassou o Nissan de Sacha Fenestraz e agora estava perseguindo o Mahindra de Oliver Rowland, mas então travou na Curva 3 na terceira volta e cortou a curva, o que lhe renderia uma penalidade de cinco segundos a ser aplicada após a corrida.
Sérgio e Dan agora estavam separados por ambos os Mahindras, com Dan ainda demonstrando sua proeza de ultrapassagem ao ultrapassar o carro do campeão da 3ª temporada Lucas Di Grassi na volta sete para reivindicar o 15º lugar, enquanto Sérgio logo caiu atrás do outro Mahindra na volta oito, com Dan então passando à frente de Sérgio.
Houve uma implantação de safety car para um carro parado e, com o campo agrupado, Dan conseguiu fazer um grande progresso no reinício, ultrapassando o Abt de Nico Müller para o 13º lugar antes de haver um incidente envolvendo Dan, a entrada de Andretti de Jake Dennis, e o Porsche de Pascal Wehrlein na curva 1, com Dan caindo para 18º após o incidente, e Dennis abandonando a corrida.
Houve mais um safety car para ajudar a recolher o carro de Dennis, antes da corrida recomeçar na volta 19 com Sérgio em 13º na estrada e Dan agora em 18º.
Após o reinício, Dan voltou a abrir caminho no campo, passando Abt de Robin Frijns e, em seguida, o companheiro de equipe Sérgio NIO 333 ER9 novamente antes de ultrapassar a dupla altamente experiente de Di Grassi e Andre Lotterer para garantir o 12º lugar no final.
Com a penalidade de cinco segundos aplicada por seu erro na volta três, seguida de uma penalidade de 15 segundos aplicada pelo incidente com Dennis, isso o derrubaria para 17º, enquanto Sérgio terminou apenas uma posição à frente em 16º. posição, lutando no final da corrida com uma boa quantidade de danos na asa dianteira de seu carro, mas ajudou a consolidar uma dupla finalização para a equipe em uma corrida repleta de incidentes.
Embora nenhum ponto tenha sido marcado no dia da corrida, a equipe ainda se mantém em oitavo lugar no campeonato por equipes, à frente dos rivais Nissan, Mahindra e Maserati MSG.
O campeonato faz outra pausa antes de recomeçar com um evento duplo em Berlim, Alemanha, de 22 a 23 de abril.
Sérgio Sette Câmara #3 Então é São Paulo completo – o ponto mais forte foi mesmo a minha classificação, onde me classifiquei em décimo na pista mas depois levei uma penalização por algo que não tinha nada a ver comigo. Foi devido a um problema de software e foi uma penalidade muito severa. Os comissários olharam para trás, mas mantiveram sua decisão, então tive que largar em 16º em vez de sétimo, onde teríamos largado depois de nos beneficiarmos das penalidades de alguns outros pilotos, e isso foi crítico para nossa corrida. Dada a nossa posição na grelha, decidi apostar numa estratégia arriscada e consumir mais energia no início da corrida, mas acabou por não ser o caminho certo a seguir. Estou muito satisfeito com o evento, foi a minha corrida em casa, estou muito orgulhoso do Brasil fazer um evento como este e mostrar ao mundo que somos muito capazes de receber qualquer tipo de evento internacional. Os fãs foram fantásticos e estou ansioso para repetir esta experiência novamente. |
|
|
|
|
|
Fonte: NIO333