A NIO 333 Racing Formula E Team mostrou um ritmo promissor em um acirrado E-Prix de São Paulo, mas o drama na corrida para Dan Ticktum e uma penalidade infeliz para Sérgio Sette Câmara fizeram com que a velocidade da equipe diminuísse Isso não se traduz em pontos no dia da corrida, mas a equipe está feliz em sair com dados úteis para levar para a próxima rodada de um E-Prix pesado no Brasil.

A velocidade do carro foi clara desde o início, com Dan entre os três primeiros na primeira sessão de treinos, mostrando que havia um bom potencial para o NIO 333 ER9 na pista rápida da cidade.

Na sessão de qualificação de sábado, foi um caso de azar para o par NIO 333.

Sérgio teve um problema na primeira volta, com o carro a entrar em linha reta na Curva 4 e parou no circuito, com a sessão rapidamente marcada por bandeira vermelha.

O brasileiro conseguiu resetar o carro e trazê-lo de volta aos boxes, com a equipe conseguindo resolver o problema e ele voltou à pista para completar a sessão.

Sérgio fez então uma volta impressionante, que na altura estava a apenas seis milésimos de segundo de o colocar nos duelos de qualificação, e certamente o teria visto começar a corrida em casa bem entre os dez primeiros.

Infelizmente, o regulamento diz que se você causar uma bandeira vermelha, você perde seu tempo mais rápido, e essa penalidade o relegou para 16º no grid.
Dan então saiu em seu grupo e fez uma volta muito rápida logo no final da sessão, estabelecendo o melhor primeiro setor geral antes de travar na curva 7.

Dan fez outra volta rápida, mas não conseguiu fazer nos duelos importantes, com seis carros separados por menos de um décimo de segundo no grupo. Dan, portanto, alinharia em 17º para a corrida da tarde, logo atrás de seu companheiro de equipe no grid.

A corrida foi agitada. Na largada, Sérgio recuperou duas posições da linha e subiu para 14º, enquanto Dan se viu preso atrás de um dos Nissans, e já havia feito uma difícil largada do lado sujo do grid, e ainda estava na 17ª posição. .

Ticktum logo ultrapassou o Nissan de Sacha Fenestraz e agora estava perseguindo o Mahindra de Oliver Rowland, mas então travou na Curva 3 na terceira volta e cortou a curva, o que lhe renderia uma penalidade de cinco segundos a ser aplicada após a corrida.

Sérgio e Dan agora estavam separados por ambos os Mahindras, com Dan ainda demonstrando sua proeza de ultrapassagem ao ultrapassar o carro do campeão da 3ª temporada Lucas Di Grassi na volta sete para reivindicar o 15º lugar, enquanto Sérgio logo caiu atrás do outro Mahindra na volta oito, com Dan então passando à frente de Sérgio.

Houve uma implantação de safety car para um carro parado e, com o campo agrupado, Dan conseguiu fazer um grande progresso no reinício, ultrapassando o Abt de Nico Müller para o 13º lugar antes de haver um incidente envolvendo Dan, a entrada de Andretti de Jake Dennis, e o Porsche de Pascal Wehrlein na curva 1, com Dan caindo para 18º após o incidente, e Dennis abandonando a corrida.

Houve mais um safety car para ajudar a recolher o carro de Dennis, antes da corrida recomeçar na volta 19 com Sérgio em 13º na estrada e Dan agora em 18º.
Após o reinício, Dan voltou a abrir caminho no campo, passando Abt de Robin Frijns e, em seguida, o companheiro de equipe Sérgio NIO 333 ER9 novamente antes de ultrapassar a dupla altamente experiente de Di Grassi e Andre Lotterer para garantir o 12º lugar no final.

Com a penalidade de cinco segundos aplicada por seu erro na volta três, seguida de uma penalidade de 15 segundos aplicada pelo incidente com Dennis, isso o derrubaria para 17º, enquanto Sérgio terminou apenas uma posição à frente em 16º. posição, lutando no final da corrida com uma boa quantidade de danos na asa dianteira de seu carro, mas ajudou a consolidar uma dupla finalização para a equipe em uma corrida repleta de incidentes.

Embora nenhum ponto tenha sido marcado no dia da corrida, a equipe ainda se mantém em oitavo lugar no campeonato por equipes, à frente dos rivais Nissan, Mahindra e Maserati MSG.

O campeonato faz outra pausa antes de recomeçar com um evento duplo em Berlim, Alemanha, de 22 a 23 de abril.

Sérgio Sette Câmara #3

Então é São Paulo completo – o ponto mais forte foi mesmo a minha classificação, onde me classifiquei em décimo na pista mas depois levei uma penalização por algo que não tinha nada a ver comigo. Foi devido a um problema de software e foi uma penalidade muito severa. Os comissários olharam para trás, mas mantiveram sua decisão, então tive que largar em 16º em vez de sétimo, onde teríamos largado depois de nos beneficiarmos das penalidades de alguns outros pilotos, e isso foi crítico para nossa corrida.

Dada a nossa posição na grelha, decidi apostar numa estratégia arriscada e consumir mais energia no início da corrida, mas acabou por não ser o caminho certo a seguir.

Estou muito satisfeito com o evento, foi a minha corrida em casa, estou muito orgulhoso do Brasil fazer um evento como este e mostrar ao mundo que somos muito capazes de receber qualquer tipo de evento internacional. Os fãs foram fantásticos e estou ansioso para repetir esta experiência novamente.

 

Dan Ticktum #33

Foi uma corrida muito caótica hoje aqui em São Paulo. Fiz muitas ultrapassagens, fui atingido algumas vezes e, infelizmente, fiz uma manobra na curva 1 e calculei mal a diferença na aderência fora da linha e fiz contato com Jake Dennis, o que o levou a desistir, e estou muito Desculpe por isso.

A reta para o T1 é normalmente usada para o carnaval da cidade, e eles a pavimentaram para o fim de semana da corrida em um tipo de concreto que, quando não emborrachado, é genuinamente a superfície seca mais escorregadia em que já corri.

Infelizmente, sem nenhum conhecimento prévio da pista ou sem corridas anteriores para olhar, eu simplesmente não esperava que a mudança na aderência fosse tão grande.

Eu odeio acabar com as corridas das pessoas, então de novo, sinto muito por Jake. No geral, o fim de semana foi de altos e baixos. Apenas mais um décimo no meu grupo de classificação e isso me colocaria nos duelos.

Outras equipes com mais orçamento parecem ter se recuperado um pouco em áreas em que éramos fortes, então a próxima metade da temporada será difícil, mas tenho toda a fé na equipe e trabalharemos juntos para maximizar o que temos. .

Russell O’Hagan – Diretor de Operações / Vice-Diretor de Equipe

Hoje foi outra montanha-russa. Como equipa ainda estamos um pouco magoados com a frustração em torno do resultado do Sérgio na qualificação. Num minuto esperávamos que ele começasse a corrida em sétimo, depois voltou para 16º. Entendemos os processos ao longo do caminho, mas não posso fingir que não doeu.

Como equipe, o mais importante é que sentimos muito por Sérgio não ter conseguido a corrida em casa que merecia depois daquela ótima volta na qualificação. Depois de sofrer danos no primeiro terço da corrida, foi muito difícil para ele progredir e, no final das contas, isso o levou a escorregar para trás. Teremos que compensar aqui novamente no próximo ano.

Foi um dia difícil também para Dan que, tendo perdido os duelos por menos de um décimo, se saiu bem em uma corrida caótica e continua a nos impressionar muito com sua adaptabilidade. Ele fez ótimas ultrapassagens e se recuperou bem depois de ser pego em uma área de baixa aderência na curva 1 e fazer contato com Jake Dennis. Se sua corrida tivesse se desenrolado de maneira um pouco diferente, parecia que havia uma boa chance de pontos novamente.

Saímos do Brasil com muito aprendizado e esperamos melhores resultados em Berlim!

Informações Técnicas Oficiais FIA Formula E Gen3

Performance:

  • O carro de Fórmula E mais rápido até agora, com velocidade máxima de 322 km/h / 200 mph.
  • O carro de corrida de fórmula mais eficiente de todos os tempos, com mais de 40% da energia usada em uma corrida produzida por frenagem regenerativa.
  • Cerca de 95% de eficiência energética de um motor elétrico que fornece até 350kW de potência (470BHP), em comparação com aproximadamente 40% para um motor de combustão interna.
  • O primeiro carro de fórmula com powertrains dianteiro e traseiro. Um novo powertrain dianteiro adiciona 250kW aos 350kW na parte traseira, mais do que dobrando a capacidade regenerativa do atual Gen2 para um total de 600kW.
  • Todos os aspectos da produção do Gen3 foram repensados, redesenhados e reconstruídos para garantir que o carro estabeleça a referência para corridas sustentáveis ​​e de alto desempenho sem concessões. Por exemplo, materiais naturais foram introduzidos em pneus, baterias e construção de carrocerias com o pensamento de ciclo de vida no centro.
Sustentabilidade:
  • As baterias Gen3 estão entre as baterias sustentáveis ​​mais avançadas já feitas, consistindo de minerais de origem sustentável, enquanto as células da bateria serão reutilizadas e recicladas no final de sua vida útil.
  • Linho e fibra de carbono reciclada serão usados ​​na construção da carroceria pela primeira vez em um carro de fórmula com fibra de carbono reciclada de carros Gen2 aposentados e reduzindo a quantidade total de fibra de carbono virgem usada. Isso reduzirá a pegada de carbono da produção da carroceria Gen3 em mais de 10%. Todos os resíduos de fibra de carbono serão reutilizados para novas aplicações por meio da adoção de um processo inovador da indústria da aviação.
  • Borracha natural e fibras recicladas representarão 26% dos novos pneus Gen3 e todos os pneus serão totalmente reciclados após a corrida.
  • A pegada de carbono do Gen3 foi medida desde a fase de projeto para informar todas as medidas de redução tomadas para reduzir o impacto ambiental, enquanto todas as emissões inevitáveis ​​serão compensadas como parte do compromisso líquido zero carbono da Fórmula E.
  • Todos os fornecedores Gen3 operarão de acordo com os principais padrões internacionais para reduzir os impactos ambientais da fabricação (ISO 14001) e serão classificados como 3 estrelas pela Acreditação Ambiental da FIA.

Notas aos editores:

Sobre a NIO 333 Racing Formula E Team
A NIO 333 Racing Formula E Team participou (sob diferentes proprietários) do Campeonato Mundial de Fórmula E da FIA desde o seu início e conquistou o título inaugural do Campeonato de Pilotos como Team China Racing em 2015 A ‘333 Racing’ fez parceria com a equipe em setembro de 2019 e entrou na sexta temporada da série de corridas totalmente elétricas como NIO 333 Racing Formula E Team. A nova organização é totalmente gerenciada e operada pela empresa de gerenciamento de automobilismo, Shanghai Li Sheng Racing Co. está sediada em Silverstone, Reino Unido.

Em setembro de 2021, a BIE UK Ltd anunciou que a FIA (Fédération Internationale de l’Automobile) concedeu o maior prêmio de proteção ambiental e sustentabilidade à NIO 333 Racing Formula E Team. Ao conceder a Acreditação Ambiental Três Estrelas, a FIA reconheceu o desempenho ambiental da equipe e sua excelente consciência ambiental.

Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial de Fórmula E ABB FIA 
Como o único Campeonato Mundial FIA totalmente elétrico do mundo e o único esporte com carbono zero líquido certificado desde o início, o Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E traz corridas dramáticas para o coração de alguns dos campeonatos mundiais cidades mais icônicas, fornecendo uma plataforma de elite do automobilismo para os principais fabricantes automotivos do mundo para acelerar a inovação de veículos elétricos.

A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades-sede da Fórmula E está unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.

Fonte: NIO333

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