Ocorrendo pela primeira vez em um sábado, SBK Brasil tem 2ª etapa emocionante e vitória de Gui Brito na principal categoria.
SuperBike PRO
A primeira vitória brasileira na SuperBike Pro 1000cc em 2023 veio neste sábado, pela 2ª etapa do SuperBike Brasil. Gui Brito, da Equipe Honda, levou a melhor na disputa acirrada com pilotos hermanos e triunfou no Autódromo de Interlagos. O número 44 largou na quarta posição, mas assumiu a liderança já na segunda volta, não saindo mais dali. Sempre atento, conseguiu segurar o uruguaio Maxi Gerardo, da BMW Rider Experience, e o argentino Ramiro Gandola, da AGEM Racing, até o fim da prova.
“Muito feliz pela corrida, fim de semana não foi fácil. Ontem, debaixo de chuva, não consegui fazer uma boa SuperPole, mas na corrida aqui no seco a gente tinha um bom acerto, estava bem confiante. Desde o começo peguei a ponta, tentei imprimir um ritmo bom. Infelizmente acabou em safety, mas bom que eu estava em primeiro lugar. Muito feliz, primeira vitória no ano, recuperando alguns bons pontos da 1ª etapa. Vamos para a próxima”, comentou após a corrida.
O segundo lugar ficou com Maxi Gerardo, que agora soma 40 pontos e aparece na vice-liderança da classificação geral. A primeira colocação é de Ramiro Gandola, que terminou em terceiro e tem 41 pontos.
1º Gui Brito #44
2º Maxi Gerardo #41
3º Ramiro Gandola #3
4º Leo Tamburro #53
5º João Carneiro #14
Evo:
1º Raphael Santos #65
SuperBike Evo 1000cc
A primeira corrida da categoria SuperBike Evo 1000cc deste domingo foi disputada até o fim. No Autódromo de Interlagos, Marcelo Skaf, da Racer X, fez um grande final de prova e conquistou sua primeira vitória em 2023. Skaf largou em segundo e chegou a figurar em quarto, mas cresceu na reta final e conseguiu ultrapassar Raphael Santos, da TRC Performace, no fim da última volta.
“Corrida maravilhosa, muito disputada. Todo mundo é amigo, é muito gostoso essa disputa leal, bacana, limpa. Eu arrisquei sair de pneu slick, todo mundo foi de intermediário. No início eu estava sofrendo um penaltizinho, mas nas últimas duas voltas meu pneu deu uma certa vantagem. Vinha ali controlando o ritmo, quase caí algumas vezes no começo porque escorregava demais. Graças a Deus deu tudo certo, consegui um ritmo no final e uma vitória apertada, foi muito bacana. Queria agradecer toda equipe, o público, todo mundo. Vamos para a próxima”, disse o piloto.
Líder momentâneo da SuperBike Evo 1000cc, Raphael Santos terminou em segundo lugar. A terceira posição ficou com Felipe Comerlatto, da Sport Plus Racing. Os pilotos da SBK Evo entrarão na pista novamente mais tarde, correndo ao lado da categoria SuperBike Pro.
1º Marcelo Skaf #177
2º Raphael Santos #65
3º Felipe Comerlatto #186
4º Julio Fortunatto #56
5º Breno Pinto #440
Evo Light:
1º Breno Pinto #440
Senior:
1º Rogerio Gentil #31
SuperBike Light 1000cc
Em mais uma chegada acirrada nesta 2ª etapa do SuperBike Brasil, o piloto Luis Ferraz, da Tecfil Racing Team, levou a melhor na SuperBike Light 1000cc. O número 13 largou na liderança e fechou cinco voltas consecutivas na vice-liderança, mas se recuperou na última volta e assumiu de vez a ponta.
“Agradeço a presença de todo mundo. Agradeço também os patrocinadores, os amigos de Jacareí, os familiares e namorada. Todo mundo aqui presente, muito feliz com a presença. Eu dei o meu melhor, foi o que deu para fazer aqui. Começou a escorregar demais, arrisquei. A gente fica naquela de pneu seco, de chuva ou intermediário, aquela bagunça. Fiz uma loteria, fui com o de chuva e acabou que deu certo”, destacou o vencedor. Luis Ferraz já havia vencido na 1ª etapa do SuperBike Brasil. Sendo assim, ele é o líder isolado da categoria Master, com 52 pontos.
Já o primeiro colocado da SuperBike Light 1000cc é Anderson Costa, da 3AB. Segundo lugar geral na corrida deste sábado, o piloto tem 51 pontos, tendo ficado na ponta da sua categoria nas duas corridas da temporada. A terceira posição geral ficou com Edson Luiz “Mamute”, da PCM. Na categoria Senior, Adelino Navarro, da 3AB, ficou com a vitória.
1º Luis Ferraz #13
2º Anderson Costa #23
3º Edson Luiz “Mamute” #
4º Felipe Pan #54
5º Cleverson Oliveira #164
Master:
1º – Luis Ferraz #13
Senior:
1º – Adelino Navarro #62
Copa Pro Honda CBR 650R
O piloto Juninho Moreira, da Team Racing 22, garantiu mais uma vitória na Copa Pro Honda CBR 650R. Neste sábado, pela 2ª etapa do SuperBike Brasil 2023, o número 84 fez grande prova, terminou com boa vantagem na ponta e se isolou na liderança da competição. Juninho largou na sexta posição, mas rapidamente assumiu o primeiro lugar, de onde não saiu mais após a sétima volta. Com o resultado, o piloto soma 50 pontos, com duas vitórias em duas corridas, e é o líder da Copa Pro Honda CBR 650R na temporada.
“Não me considero (o favorito), de verdade mesmo. Eu estou indo corrida após corrida. Nessa corrida eu estava morrendo de medo, não tenho experiência na chuva. Estava até tremendo um pouquinho antes. Fiz o que eu sempre adoto: dar o meu melhor, ver o que eu consigo aqui. Moto chacoalhou bastante com esse pneu, começou a secar a pista e ficou ruim de guiar a moto. Graças a Deus consegui manter e ter a vitória”, disse o vencedor.
A segunda colocação foi de Pedro Kamikaze, da PRT, que disputou a vice-liderança da corrida com Alexandre Colorado, da Colorado Race Team, até a última volta. Colorado, que terminou em terceiro, é o vice-líder do campeonato, tendo agora 36 pontos. Na categoria Light, Alex Fernandes foi o mais rápido, finalizando a prova no quinto lugar geral.
1º Juninho Moreira #84
2º Pedro Kamikaze #26
3º Alexandre Colorado #27
4º Pedro Foroni #45
5º Alex Fernandes #22
Light:
1º Alex Fernandes #22
SuperSport 600cc
O Autódromo de Interlagos foi palco de mais uma corrida frenética da SuperSport 600cc, desta vez pela 2ª etapa do SuperBike Brasil, neste sábado. Theo Manna, da PRT, fez uma prova incrível de superação e garantiu sua primeira vitória em 2023. Manna largou na 11ª posição, mas fez uma largada incrível e em pouco tempo colou na liderança. Depois de assumir a ponta na terceira volta,travou uma grande disputa até o fim com Felipe Gonçalves, da TEXX PSBK, e sagrou-se vencedor.
“Foi uma corrida muito boa. Dessa vez o Felipinho não precisou tirar a mão na última volta, consegui fazer uma volta boa, estava deixando para o final. A estratégia deu certo, e é isso que importa. Também agradecer todo mundo, toda equipe. Não vou citar nomes porque ficaria meia hora falando. Agradecer também meu treinador, o Gui, que também está assistindo. A gente teve uma evolução muito boa desde o começo do ano para cá, da primeira etapa para essa. Isso que importa, sempre evoluir. A gente sempre vai estar mais rápido e mais forte. Agora é pensar na próxima e celebrar bastante”, disse Manna após a prova.
Com o resultado, Theo Manna segue na segunda colocação na classificação da SuperSport 600cc, com 45 pontos. Atual campeão da categoria, Felipe Gonçalves permanece na liderança, agora com 47 pontos. Gustavo Gão, da Pioneiro Motonil Motors, ficou em terceiro lugar na corrida deste sábado e continua na terceira posição no campeonato, com 32 pontos.
* O piloto Theo Manna acabou sendo desclassificado e, com isso, a classificação final ficou da seguinte forma:
1º Felipe Gonçalves #30
2º Gustavo Gão #85
3º Enzo Maccapani #56
4º Mauro Thomassini #5
5º Júlio Parra #91
Evo:
1º Ronaldo “Tutti” Ranieri #105
Pro Evo:
1º Gustavo Gão #85
Evo Light:
1º Raphael Lopes #14
Light:
1º Allan Josefh #7
Suhai 400 Cup
A Suhai 400 Cup protagonizou outra grande corrida na 2ª etapa do SuperBike Brasil 2023, no Autódromo de Interlagos. Neste sábado, Arthur Costa, da Team Racing 22, foi o mais rápido da categoria e levou a melhor em uma prova disputada até o último segundo, com direito aos cinco primeiros colocados trocando de posição o tempo todo.
Além de terminar em primeiro, Arthur Costa também fez uma corrida incrível de recuperação. O piloto largou na 15ª posição, subiu para sexto na primeira volta e assumiu a liderança pela primeira vez na corrida já na terceira. Depois de cair para quarto na penúltima volta, fez um enorme fim de prova e terminou na frente. Com o resultado, o número 199 ainda é o líder da Suhai 400 Cup, com 45 pontos.
“Nossa, muito cansado. Tive que fazer uma prova de recuperação. Ontem, dia de classificatório, foi muito difícil, não consegui fazer o primeiro treino. No segundo começou a chover e não tinha pneu de chuva. Minha equipe conseguiu colocar o pneu de chuva e eu entrei no final do treino já, consegui dar duas voltas só. Não consegui me classificar para a SuperPole e acabei largando na 15ª posição. Foi uma prova de recuperação. Consegui fazer uma boa largada, vim buscando posições e fui para frente. Me mantive ali, estava no meu limite. Houve algumas brigas de posições e, no final, deu o melhor resultado que poderia dar”, disse o vencedor. “Agradecer toda a minha equipe, meus patrocinadores, meus familiares. Se não fosse eles, nada disso seria possível. Muito obrigado”, completou.
A segunda posição ficou com Renan Fui, da TEXX PSBK, que também fez grande corrida após largar em 10º e conseguiu a melhor volta da corrida, com tempo de 1:53.030. Já o terceiro lugar ficou com Gui Foguetinho, da PRT.
1º Arthur Costa #199
2º Renan Fui #62
3º Gui Foguetinho #27
4º Daw Pereira #18
5º Gabrielly Lewis #17
Master:
1º Diogo Soares #65
Honda Junior Cup
A primeira corrida da 2ª etapa do SuperBike Brasil deste sábado terminou em vitória de Enzo Ximenes. Atual vice-campeão da categoria, o jovem piloto deixou claro que quer o título neste ano e alcançou seu segundo triunfo na temporada. Enzo largou na segunda posição, mas assumiu a ponta já na primeira volta após fazer grande largada. Nas últimas voltas, disputou a liderança com Leo Marques e Miguel Garcia, mas levou a melhor e terminou na frente.
“O Leo e o Miguel conseguiram chegar nas últimas voltas, mas a última curva eu fiz bem rápido para conseguir subir e ganhar. Não vim na sexta porque fiquei internado na UTI, tive um problema no pâncreas. Tenho pedra na vesícula, fiquei internado e não consegui vir na sexta. Mas vim no sábado, consegui largar em segundo e vencer a corrida. Estou muito feliz com isso. Queria agradecer todo mundo, muito obrigado pelo final de semana. Agradecer também meu pai e minha mãe, que fazem de tudo para eu estar aqui”, revelou o garoto.Com o resultado, o número 12 é o líder isolado da categoria, com duas vitórias em duas corridas e 50 pontos somados.
Campeão da Honda Junior Cup no ano passado, Leo Marques também fez grande corrida. Depois de largar na oitava colocação, chegou a ficar na liderança em alguns momentos e acabou em segundo lugar. Com isso, aparece na vice-liderança do campeonato, com 42 pontos. Já a terceira colocação terminou com Miguel Garcia, que disputou a ponta até o fim da prova. O número 96 agora tem 32 pontos no campeonato e fecha o top 3.
1º Enzo Ximenes #12
2º Leo Marques #9
3º Miguel Garcia #96
4º Guilherme Baron #146
5º Gabriel Ferreira #4
SuperBike Rookie
Na última corrida deste sábado pela 2ª rodada do SuperBike Brasil 2023, o piloto Daniel Deleu, da XMOTOX, assegurou sua primeira vitória na temporada. O piloto largou na sexta colocação, mas assumiu a ponta já na segunda volta.
“Chuva, primeiro andamento não caí, no segundo andamento fiz o traçado certinho. E a equipe acertou a moto muito bem. Pneus certos, regulagem certa. Só não errei”, falou Daniel após a corrida.
Com a vitória, Daniel Deleu assumiu a liderança na classificação da SperBike Rookie, somando 38 pontos no total. Carlos Salvatierra, da AGEM Racing, finalizou a corrida na segunda posição. Já Danilo Anselmo, da 3AB, foi o terceiro colocado no geral, mas venceu na categoria Light.
1º Daniel Deleu #88
2º Carlos Salvatierra #69
3º Danilo Anselmo #39
4º Luiz Veiga #98
5º Raul Soares #86
Light:
1º Danilo Anselmo #39
A próxima etapa acontece do dia 07 de maio no Autódromo de Interlagos em São Paulo, pela 3ª Etapa
Fonte: SuperBike Brasil