Pesquisa aponta que nos últimos dez anos o número de estabelecimentos aumentou 500% e franquia é uma boa opção para iniciantes
A Apubra (Associação Pizzarias Unidas do Brasil) divulgou o resultado da pesquisa que fez sobre o setor de pizzarias, revelando um crescimento de 499% em número de estabelecimentos abertos no país nos últimos dez anos. O estudo considerou como amostragem 70.839 empresas, que equivalem, segundo o órgão, a 75% do mercado. Desse total, 85% (60.410) foram abertas entre 2012 e 2022. A entidade considerou em sua pesquisa as pizzarias com cadastro na Receita Federal ativas até dezembro de 2022.
A análise por região dos dados obtidos mostra que o Sudeste concentra 50% dos empreendimentos em operação no país, seguido pelo Nordeste (21%), Sul (15%), Centro-Oeste (9%) e Norte (5%). São Paulo é o estado com o maior número de pizzarias ativas, representando 57% do total.
Apesar dos números bastante expressivos, começar um negócio do zero, no Brasil, é um grande desafio e cada vez mais os empreendedores estão optando pelo franchising. Dados de 2023 divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) mostram que 36% das 50 maiores franquias do país são do segmento de alimentação.
As franquias são vistas, cada vez mais, como um negócio atraente, pois trazem vantagens importantes para quem quer entrar no mundo do empreendedorismo. Os riscos envolvidos são bastante minimizados, uma vez que as franquias têm um modelo testado e aprovado no mercado. Além disso, contam com estrutura de marketing e processos padronizados, fornecendo suporte e treinamentos direcionados aos seus franqueados.
Fazendo parte destes números, a Mr.Cheff Pizza, delivery de pizzas criada em Belo Horizonte, em 2019, com o objetivo de ser uma solução gastronômica premium no quesito pizzas e calzones, começou a tomar forma e crescer em 2020, período em que o seu fundador, Edmundo Júnior, percebeu que o negócio era propício para o franchising.
Em 2022, a Mr.Cheff Pizza já estava com três unidades próprias, três franquias vendidas e um projeto robusto de expansão nacional e internacional para os próximos anos. “É um segmento desafiador, pois tem que ser um pouco de tudo, tudo é variável”, afirma Edmundo, que fatura anualmente R$420 mil com a marca.
Mostrando a força do mercado, a rede acaba de lançar mais um modelo de negócio – o com salão – que possibilita ao franqueado, além do delivery e da retirada do pedido no balcão, atender aos clientes presencialmente, sendo uma oportunidade que abrange os mais diversificados perfis de empreendedores.
A empresa tem planos de abertura de 12 novas unidades em 2023 abrangendo todo o território nacional. Aos franqueados, a rede oferece suporte diferenciado – a começar pela escolha do melhor ponto – além dos treinamentos necessários para a gestão do negócio serem feitos diretamente por Edmundo e seus sócios. Além disso, a marca conta com uma estrutura de marketing que trabalha para garantir que o franqueado alcance os resultados desejados e que cresçam de forma contínua e sustentável.
Com investimento inicial de R$200 mil (para a modalidade delivery), faturamento médio mensal projetado em R$120 mil e prazo de retorno a partir de 12 meses, o perfil para novos franqueados buscado pela rede é de empreendedores abertos ao aprendizado, que consigam seguir padrões, que queiram crescer e realizar sonhos.
Raio x da Franquia
Investimento total: R$ 350 mil
Composição do investimento total (o que está incluído no valor): Reforma, equipamentos, primeiro estoque, enxoval e taxa de franquia – valor estimado, podendo mudar de acordo com a reforma e números de assentos
Área mínima exigida:110m²
Número de funcionários: 10
Taxa de franquia: R$ 60 mil
Capital de giro: R$ 50 mil
Equipamentos e abertura da empresa: R$ 150 mil
Faturamento médio mensal por unidade (estimado): R$ 250 mil
Lucro líquido médio mensal por unidade: 20%
Royalties:5% faturamento bruto
Taxa de publicidade:2% faturamento bruto
Prazo de retorno do investimento: a partir de 12 meses
Telefone para contato/Franqueados:(19) 99706.6158 ou (19) 99949.2756
E-mail para contato/Franqueados: franquias@elevafranchise.com.br
Fonte: Lucky – Assessoria de Comunicação