O mais jovem piloto do grid na Stock Car, Felipe Baptista contará nesta temporada com a força do maior vencedor Ingo Hoffmann

Colecionador de 12 títulos na Stock Car, 76 vitórias e 60 poles-positions, o multicampeão Ingo Hoffmann está de volta à Stock Car. Só que desta vez orientando, o mais jovem piloto do grid, o paulista Felipe Baptista. “Foi um convite meio inesperado, porque eu nunca tinha feito isso. Quando o pai dele me chamou pela primeira vez para conversar eu achei interessante. Foram 37 anos correndo nessa profissão e obviamente aprendi muita coisa.”

Créditos: Duda Bairros
Créditos: Duda Bairros

E para ser campeão não basta ter técnica, é preciso ter também equilíbrio emocional. Ingo além da missão de orientar, vai trabalhar o lado emocional do piloto, preparando-o para as corridas. “A parte mental é de fundamental importância para qualquer desportista, para qualquer pessoa envolvida em esporte de alta performance.

Para Ingo, pilotar um carro é como jogar xadrez. “É cheio de estratégia. Você tem que saber a hora de atacar, a hora de se defender, saber economizar pneu, economizar combustível para ganhar tempo no pitstop, fazer os ajustes dentro do carro, das barras estabilizadoras que mexe com o equilíbrio do carro, ajuste do balanço do freio. E isso tem que ter um controle muito grande”, explica.

Para Felipe Baptista, trabalhar ao lado do multicampeão será uma grande oportunidade. “Ele tem muito conhecimento em tudo. Tem muito para me ensinar, tanto como pessoa como piloto”, diz.

Ingo, lembra que a Stock Car está entre as três categorias mais competitivas do mundo. Ainda de acordo com ele, o piloto tem que ter consciência que estará numa corrida muito disputada. “É um trabalho sempre a médio e longo prazo. Os pilotos que estão tendo sucesso lá, são pilotos com muitos anos de acesso à categoria. E nesse aspecto eu acho que o Felipe se sobressai, pois com 19 anos ele já fez pole e ganhou uma corrida no ano passado”,ressalta Ingo.

Em seu segundo ano na categoria, Felipe já conta com uma vitória no currículo, conquistados na última etapa com muita ousadia e precisão. “Com certeza a vitória do ano passado me motivou. Dá para perceber que o trabalho faz com que a gente conquiste tudo. Trabalhamos muito para vencer aquela corrida no ano passado e vamos trabalhar bastante para ir bem nesta temporada”, afirma.

Agora o jovem piloto se prepara com a mentoria de Ingo para a corrida de Interlagos que acontece nos dias 22 e 23 abril. Acredito que temos potencial para repetir o bom desempenho que conseguimos no final do ano passado, diz Felipe Baptista.

Fonte: Andrea França 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.