Olá você amigo e amiga da velocidade, aqui estamos em uma sexta feira de feriado de Tiradentes, dia 21 de Abril de 2023, mas não estamos aqui para falar do feriado que lembra a morte de Tiradentes, e sim de um dia muito importante e marcante para o esporte, para o automobilismo brasileiro.
Em 21 de Abril de 1985, em um domingo bastante chuvoso no Circuito de Estoril, em Portugal, o jovem brasileiro Ayrton Senna da Silva, de apenas 25 anos conquistava a sua primeira vitória na F1, com sua lendária Lotus Preta e Dourada John Player Special de Colin Chapman.
Aquela corrida era a segunda da temporada de 1985, a primeira foi o Grande Prêmio do Brasil, no Rio de Janeiro, no saudoso Circuito de Jacarepaguá, com vitória do francês Alain Prost. Ayrton no sábado conquistou também no circuito português a sua primeira de 65 poles position na F1, com o tempo de 1:21:007.
Aquela era apenas a segunda temporada do jovem e talentoso piloto brasileiro, que em 1984 já assombrara o mundo da F1 com grandes corridas a bordo da fraca Toleman Hart. A corrida disputada em Estoril foi disputada debaixo de chuva forte, o que causou grandes problemas para os pilotos do grid que vinham cometendo erros, rodando, saindo da pista e até batendo, mas não para Ayrton que já mostrou ao mundo seu incrível talento para guiar em pista molhada com uma tocada irrepreensível, lembrando o que fizera em 3 de Junho de 1984 em Mônaco com a Toleman, chegando em 2° após a prova ter sido interrompida por causa da tempestade.
Em Estoril, o desempenho do jovem Ayrton Senna foi tão surpreendente, que ele só não colocou uma volta de vantagem em cima do segundo colocado, o italiano Michelle Alboreto, os demais, não foram páreo para Ayrton.
A prova estava prevista para durar 70 voltas, porém, devido à tempestade que caía no Estoril naquele domingo, a prova foi encerrada no limite de 2 horas, ao final da prova, todos ali presentes presenciaram a genialidade de Senna na chuva, inclusive os grandes nomes da Lotus como Peter War e Gerard de Carrouge.
Ao receber a bandeirada de chegada da direção de prova, a alegria de Senna era tanta que ele simplesmente tirou o pé do acelerador e a mão do volante, fazendo com que Nigel Mansell jogasse para a grama para não acertar a Lotus de Senna, mas estava valendo, a sua primeira vitória na F1 é um momento que nenhum piloto esquece, ainda mais quando se é tão jovem e em circunstâncias tão adversas como as encontradas em Estoril.
Os 6 primeiros pilotos que pontuaram após 2 horas de prova foram:
P1 Ayrton Senna
P2 Michelle Alboreto
P3 Patrick Tambay
P4 Elio de Angelis
P5 Nigel Mansell
P6 Stefan Belof
O mais surpreendente e triste é saber que destes 6 primeiros, 5 já se foram deste mundo, apenas Nigel Mansell está entre nós!
Uma corrida histórica. Senna conversava com a água. Domínio absoluto. Marcelo com textos muito bem elaborados, faz a gente voltar no tempo.
Boa noite a todos os que leram e comentaram nossa matéria, desde já meu muito obrigado a todos pelo apoio e palavras de elogio. Logo mais teremos mais grandes momentos do nosso esporte.
Abração a todos!
Marcelo Maranello
Muito bom relembrar esses grandes momentos. Ayrton Senna é insubstituível. Você é uma enciclopédia do automobilismo. Parabéns pela excelente matéria.
Uma matéria melhor que a outra, meus parabéns!!!
Ótima matéria Marcelo!!!!
Eu tinha apenas 8 anos quando Senna vencia pela primeira vez, estava assistindo essa corrida e eu e meu pai vibrando com o feito de Senna, agora a riqueza de detalhes sua Maranello, é incrível. Parabéns pela matéria, você é um almanaque. Abraços amigo.
Parabéns Marcelo, Thamyres e Fábio . No Capricho
Senna el mas grande de todos
Saludos maranello
Prova insana de um piloto a frente do seu tempo. Ótima matéria . Parabéns Sr Marcelo
Grande Marcelo Maranello. Suas matérias nos proporcionam reviver grandes momentos do automobilismo. Parabéns!!!
Boooa Marcelão !
Muito bom lembrar este momento tão ímpar, na história, não só de Senna, mas de toda Fórmula 1, acho difícil voltarmos a ver um piloto tão jovem, ganhar em circunstâncias tão adversas. Parabéns, Marcelo, pela excelente matéria!
Parabéns Marcelo Maranello! Você é um livro vivo para o automobilismo!! Parabéns pela matéria!
Ai sim Aprendi muitas coisas sobre o Senna que não sabia parabéns pela Matéria