Paranaense da Shell-RCM usou primeiro dia para adaptar-se à asa de 2022

 Depois de uma primeira etapa muito promissora em Goiânia, com bons resultados em todos os treinos, a terceira posição no grid e um pódio, o início da Stock Car no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, foi um pouco mais difícil que o esperado para Ricardo Zonta, piloto da equipe Shell-RCM. Ainda assim, o paranaense, que conta com o apoio da Shell V-Power, terminou o primeiro dia na sexta posição.

Tudo foi causado pelo retorno à asa traseira do ano passado por causa dos problemas apresentados pela peça na primeira etapa. A questão é que a peça gera menos pressão aerodinâmica. Com isso, as equipes partiram do zero. Ainda assim, as perspectivas de melhora para o sábado são grandes. O paranaense sabe disso. E seu currículo no circuito paulista diz muita coisa: ele tem três vitórias no circuito paulista no currículo, sendo duas na corrida mais importante da Stock: a Corrida do Milhão, em 2013 e 2020.

Para Zonta, o trabalho na sexta-feira foi positivo com a equipe comandada pelo engenheiro Marcel Campos, já que foi a primeira atividade em que os pilotos avaliaram a asa de 2022 em conjunto com os pneus Hankook. Os carros ficaram mais traseiros, complicando a dirigibilidade. Por isso, o segundo treino livre, que será realizado na manhã de sábado, será ainda mais importante que o normal: vai ser a última oportunidade para trabalhar em um acerto para a classificação.

A classificação para a segunda etapa da temporada 2023 da Stock Car terá transmissão ao vivo no sábado pelos canais sportv. No domingo, as duas corridas serão mostradas, também ao vivo, pela Band e pelos canais sportv.

O que ele disse:

“Esse treino serviu muito para a gente direcionar o caminho para evoluir o carro. A gente tinha um carro muito rápido lá em Goiânia. E aqui, com a mudança da asa traseira, fez com que a gente perdesse a nossa base muito boa. Então, a gente trabalhou bastante nesse treino para tentar fixar os problemas que o carro apresentou com a mudança. Estamos muito otimistas, porque o caminho foi traçado. Então isso é bom para o próximo treino. A gente já tem um caminho.”
Ricardo Zonta

 

Cronograma – Stock Car – Etapa 2 – Interlagos

Sábado, 22 de abril:
08:35 – Treino Livre 2
12:50 – Classificação

Domingo, 23 de abril:
12:13 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
12:51 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)

 

Sobre a Raízen

Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.

Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.

Com um time de cerca de 40 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 21´22, produziu 3,5 bilhões de litros de etanol, 6,2 milhões de toneladas de açúcar e 2,9 TWh de bioenergia produzida a partir da biomassa da cana.

Por meio de uma rede de mais de 8 mil postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.400 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 21´22 comercializou 34 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 70 bases de abastecimento em aeroportos.

Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 21’22, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 196 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.Projeto Time KGV – Stock Car – Ano 2, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 71000.052566/2021-06

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