Piloto Shell foi a melhor mulher da primeira etapa do campeonato e recebeu a visita de Rosamaria, jogadora da seleção brasileira de volei
Um fim de semana de muito aprendizado na primeira etapa da Fórmula 4 Italiana, o mais disputado campeonato da categoria no mundo, realizada no Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari, em Imola, na Itália. Após três corridas, a brasileira Aurelia Nobels terminou a etapa na 18ª posição em sua estreia na Europa e foi a melhor mulher da etapa inaugural do certame. Além disso, ainda recebeu a visita da atacante Rosamaria Montibeller, de 29 anos, da Seleção Brasileira de vôlei.
Foram, ao todo, 37 pilotos na etapa de Imola, na Emilia-Romagna, neste fim de semana. Por isso, o Automóvel Clube da Itália (ACI) decidiu realizar três corridas eliminatórias, que deram vaga aos melhores em uma final em cada fim de semana, em um formato parecido com o usado nos maiores eventos internacionais de kart. Na sexta, a classificação definiu os grupos dos pilotos: Aurelia ficou no B, que teria suas duas corridas classificatórias realizadas no sábado, uma pela manhã e uma à tarde.
Na primeira corrida do fim de semana, Aurelia largou em 13º, mas perdeu terreno na largada. Quando lutava pela 16ª posição, foi tocada pela alemã Tina Hausmann no contorno da curva Tosa e acabou tendo o carro danificado. Por causa do incidente, perdeu muito tempo na curta prova de 25 minutos, e acabou apenas na 21ª posição, uma volta atrás do vencedor, o polonês Kacper Sztuka.
A segunda prova do sábado foi bem melhor para Aurelia Nobels. A brasileira conseguiu a 14ª posição no grid de largada e fez boas ultrapassagens ao longo de toda a corrida em Imola. No fim, terminou em um excelente 11º lugar, segurando a pressão do compatriota Matheus Ferreira nas voltas finais, e ganhou a premiação como a melhor mulher na corrida vencida pelo americano Ugo Ugochukwu.
O 11º lugar na segunda corrida de sábado garantiu uma vaga para a brasileira na corrida decisiva da etapa de Imola, disputada na tarde de domingo. Ela largou na 21ª posição e fez algumas ultrapassagens, terminando em 18º em sua estreia no mais equilibrado campeonato da Fórmula 4 no mundo.
Aurelia venceu a seletiva global FIA Girls on Track Rising Stars em 2022. Apoiada pela Shell, ela passou a integrar o elenco de pilotos da Ferrari Driver Academy neste ano, vivendo em Maranello. A brasileira de 16 anos conta com o patrocínio da marca desde o kartismo, quando ingressou na Academia Shell aos 12. Ela disputa sua primeira temporada completa na Europa.
O que ela disse:
“Foi um fim de semana de aprendizado aqui em Imola, mas pelo menos consegui três troféus entre as mulheres que disputam o campeonato, com duas vitórias. A Fórmula 4 Italiana é bastante dura, com as corridas eliminatórias, mas adorei pilotar no circuito de Imola, um local recheado de história, onde a Fórmula 1 corre todos os anos. Mal vejo a hora de chegar a próxima etapa do campeonato, em Misano, no início de maio.”
Aurelia Nobels
Campeonato Italiano de F4 – Calendário 2023:
2 – Misano (ITA) – 7 de maio
3 – Spa-Francorchamps (BEL) – 28 de maio
4 – Monza (ITA) – 25 de junho
5 – Paul Ricard (FRA) – 23 de julho
6 – Mugello (ITA) – 1º de outubro
7 – Vallelunga (ITA) – 15 de outubro
Sobre a Raízen
Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.
Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.
Com um time de cerca de 40 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 21´22, produziu 3,5 bilhões de litros de etanol, 6,2 milhões de toneladas de açúcar e 2,9 TWh de bioenergia produzida a partir da biomassa da cana.
Por meio de uma rede de mais de 8 mil postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.400 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 21´22 comercializou 34 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 70 bases de abastecimento em aeroportos.
Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 21’22, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 196 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.Projeto Time KGV – Stock Car – Ano 2, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 71000.052566/2021-06